quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

NA RESTINGA JÁ SE TRABALHA PARA O REGIONAL

Em tempo de férias de Natal e numa altura em que o Campeonato da Associação de Futebol da Horta já terminou, no qual o Grupo Desportivo do Salão sagrou-se Campeão, todos pensávamos que os jovens que nos deram esta alegria estariam a gozar o descanso merecido. No entanto, fomos os encontrar a trabalhar arduamente para manutenção da sua forma física, sob a supervisão do treinador Sérgio Gomes e do personal trainer Pedro Mendonça no Ginásio Corpuseven, com vista à sua participação no Campeonato Regional de Júniores.

Pelo segundo ano consecutivo o Ginásio Corpuseven, situado na freguesia da Ribeirinha e propriedade de Pedro Mendonça, patrocina o Grupo Desportivo do Salão, cedendo as instalações e o apoio do seu proprietário de forma a dar mais preparação aos nossos atletas.
Clique no logótipo deste ginásio e fique a saber mais sobre o mesmo.
(Clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101228_Ginasio

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FESTA DA SAGRADA FAMILIA

A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus. A sua festa no calendário litúrgico é celebrada no domingo que fica na Oitava do Natal.

A Festa da Sagrada Família realizou-se ontem, Domingo, dia 26 de Dezembro. Na paróquia do Salão contou com missa solenizada pelas 11h30m e durante a mesma estiveram expostos três dos cinco oratórios com a imagem da Sagrada Família, que mensalmente percorre todas as casas da freguesia.
(Clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101226_Sagrada_Familia

MISSA DO GALO E O NATAL

A Missa do Galo é o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro.
Seu nome consagra a lenda segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Outra origem da expressão é citada em o De onde vem as palavras, de Deonísio da Silva (Editora A Girafa): como o facto de a Missa de Natal normalmente terminar muito tarde "quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam cantando".
Na Missa do Galo já todas as velas do Advento se encontram acesas e canta-se o cântico de Glória. Dada a sua importância, o próprio papa faz questão de rezá-la.
Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio, distribuem os presentes e compartilham a Ceia de Natal. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Também a freguesia do Salão, celebrou na noite de 24 para 25 de Dezembro o Natal, com a Missa do Galo, pelas 24h00m, no Centro de Culto da Paróquia. Missa solenizada e a terminar a mesma foi dado o menino Jesus a adorar.
Após a Missa, e já numa sala anexa ao Centro de Culto, o Grupo Coral aproveitou este dia para conviver um pouco mais ao sabor de comes e bebes.

A Missa do Dia de Natal, realizou-se no dia 25 de Dezembro, pelas 11h30m.
(Para visualizar os álbuns de fotos clicar na imagem abaixo)
Missa do Galo
20101224_Missa_Galo
Missa do Dia de Natal
20101225_Missa_Natal

sábado, 25 de dezembro de 2010

O bote deseja a todos os seus leitores os votos sinceros de um Feliz Natal junto daqueles que lhe são mais queridos e um 2011 recheado de boas noticias.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

IV DOMINGO DO ADVENTO

No quarto domingo do Advento, durante a missa dominical, pelas 11h30m e continuando na preparação para o Natal, procedeu-se à bênção dos meninos Jesus que estarão nas nossas casas durante esta época festiva.




ÁRVORE DE NATAL ECOLÓGICA

O bote vem por este meio felicitar a Escola Primária do Salão pela ideia original e ecológica da sua àrvore de Natal, toda ela feita com pacotes de leite. Boas Festas.

JANTAR DE NATAL DA JUNTA DE FREGUESIA DO SALÃO

No passado Sábado, dia 18 de Dezembro, a Junta de Freguesia do Salão, organizou um jantar de Natal, no Restaurante "Vitor dos Leitões". A Junta Freguesia reuniu neste jantar a Direcção da mesma, os membros da Assembleia de Freguesia, os seus funcionários, a comarca do bote Sra. do Socorro, representantes da Paróquia, da Casa do Povo, do Grupo Folclórico e Desportivo, bem como outros elementos que colaboram directa ou indirectamente com a Junta de Freguesia do Salão, este ano.
No final do jantar, o Presidente da Junta de Freguesia do Salão aproveitou o momento para dirigir algumas palavras aos presentes, onde salientou que neste ano de 2010 a Junta de Freguesia do Salão promoveu cerca de 10 eventos, em que teve o apoio e aproveitou para agradecer à Comissão de Festas da Paróquia do Salão, Casa do Povo do Salão, ao Grupo Desportivo do Salão, Grupo Folclórico do Salão, às pessoas que ajudaram a montar o carro alegórico apra a Semana do Mar e à Comarca de Baleeiros, que neste ano ficou em 1º lugar do Campeonato de Ilha. Referiu ainda que o próximo ano de 2011, será o ano dificil mas que a Junta irá tentar fazer o seu melhor e conta com apoio de todos para continuar a desenvolver o seu trabalho.
Por fim, terminou desejando os votos de um Bom Natal, Boas Festas e um 2011 repleto de felicidades.
O Pai Natal também apareceu no jantar e devido à crise em vez de prendas distribuiu pão por alguns dos convidados.
O bote agradece o convite para este jantar e deixa aqui registadas algumas imagens da noite, assim como os votos de Boas Festas.

(Para visualizar álbum de fotos clicar na imagem abaixo)

domingo, 19 de dezembro de 2010

CAMPEÕES ATÉ AO FIM

O Grupo Desportivo do Salão recebeu este sábado, dia 18 de Dezembro, no campo da Restinga, o Madalena Futebol Clube, num encontro a contar para a penúltima jornada do Campeonato de Júniores da Associação de Futebol da Horta.

Este era um jogo apenas para cumprir calendário, visto que à partida para o mesmo, o Salão era já o Campeão, um titulo conquistado num jogo emocionante disputado com o Fayal Sport na jornada anterior.
Embora os três pontos em causa não fossem fazer diferença na tabela classificativa final, o Madalena entrou bem na partida e procurar surpreender o favoritismo da equipa da casa, que por sua vez não conseguiu, durante a primeira parte, mostrar o seu bom futebol e foram poucas as ocasiões em que incomodou a baliza contrária durante esta fase do jogo. O perigo partiu apenas por uma vez dos pés de Décio Fialho, que num remate forte de fora da área, fez a bola embater na base do poste esquerdo do Madalena.
Na segunda parte o jogadores do Salão entraram com uma nova atitude, jogando de forma mais agressiva e confiante nas suas qualidades e foi assim que a equipa da Restinga chegou com facilidade aos golos.
O primeiro foi marcado por Marcus, após uma boa jogada de Zé Humberto pela direita que fugiu aos defesas e depois de flectir para o meio coloca a bola para a desmarcação de Marcus, que à saída do guarda-redes remata rasteiro fazendo o um a zero.
Pouco depois, Décio Fialho "tirou um coelho da cartola", batendo o guarda-redes do Madalena num chapéu perfeito, após um cruzamento de Diogo na direita, colocando o resultado em dois a zero.
O Madalena ainda tentou reagir à desvantagem e conseguiu mesmo colocar a bola no interior das redes saloenses mas o lance foi interrompido pelo fora de jogo do avançado. Após essas situação o domínio do jogo pertenceu por completo ao Salão, que ainda marcou mais dois golos e só dilatou mais o placar final devido a boas intervenções do guardião contrário. O terceiro golo surgiu num lance rápido de troca de bola dos jogadores do Norte, que terminou com um remate de Guilherme no qual a bola viria a sobrar para Décio Fialho, que só teve de encostar para o três a zero. O quarto e último golo foi através de um bom cabeceamento de Décio, que assim fez um hat-trick na partida, antecipando-se ao primeiro poste num canto marcado do lado esquerdo do ataque dos Azuis.

O próximo jogo do GDS será a contar para o Regional de Júniores, a 22 de Janeiro, na ilha de São Miguel, com um adversário que ainda não é conhecido uma vez que o campeonato nesta ilha não terminou.

Mais uma vez parabéns aos Azuis do Norte pela conquista de mais este titulo e votos de muitos sucessos no Regional.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20101218_GDS_Madalena

DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro. Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Não foi D. João IV o primeiro monarca português que colocou o reino sob a protecção. da Virgem, apenas tornou permanente uma devoção, a que os nossos reis se acolheram algumas vezes em momentos críticos para a pátria. D. João I punha nas portas da capital a inscrição louvando a Virgem, e erigia o convento da Batalha a Nossa Senhora, como o seu esforçado companheiro D. Nuno Alvares Pereira levantava a Santa Maria o convento do Carmo. Foi por provisão de 25 de Março do referido ano de 1646 que se mandou tomar por padroeira do reino Nossa Senhora da Conceição.

In ILLUMINATUS

A nossa paróquia celebrou este dia feriado com os adolescentes da catequese a terem uma participação especial na missa realizada no passado, dia 8 de Dezembro, pelas 11h30m, levando-nos a reflectir sobre Maria, mãe de Jesus e padroeira de Portugal.

(Clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20101208_Sra_Conceicao

35º ANIVERSÁRIO DA CASA DO POVO DO SALÃO

No passado dia 08 de Dezembro de 2010, a Casa do Povo do Salão comemorou o 35º aniversário da sua fundação.
No âmbito das comemorações celebrou-se, pelas 11h30m, uma Missa por todos os sócios vivos e falecidos da Casa do Povo do Salão.
O bote vem por este meio saudar a equipa que se encontra à frente da instituição, por mais este aniversário e os votos da continuação de um bom trabalho em prol da freguesia.
Para mais informações sobre esta instituição, por favor clicar no link abaixo:
http://obote.blogspot.com/2007/12/casa-do-povo-do-salo-32-aniversrio.html

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

37º ANIVERSÁRIO DO GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO

O Grupo Folclórico do Salão assinala no dia 25 de Dezembro o seu 37.º aniversário. Para assinalar a efeméride, o grupo reuniu elementos, famílias e convidados num jantar comemorativo, que decorreu no passado sábado, no Faial Resort Hotel.

Na ocasião, Manuel Humberto Goulart, presidente do Grupo Folclórico do Salão, congratulou-se com a passagem de mais este ano, “com muito sacrifício”. “Este momento de festa deve servir para internamente reflectirmos na grandeza do Grupo Folclórico do Salão”, referiu.

Das actividades realizadas ao longo deste ano, o responsável destacou o lançamento do CD e a participação no Festival Internacional de Folclore dos Açores, na ilha Terceira.

Manuel Humberto apelou ainda ao esforço de todos os elementos para continuarem a trabalhar de forma a fazer do Grupo Folclórico do Salão “cada vez mais uma referência”, não apenas a nível local mas também a nível regional. Nesse sentido, destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área do canto, da dança e dos instrumentos, com os professores Renata Rentowska, Diva Silva e Eduardo Quaresma.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia do Salão falou da importância deste grupo folclórico para a freguesia. Salientando que o grupo está sempre disposto a responder às solicitações da Junta de Freguesia, Luís Rodrigues não fez votos de um crescimento cada vez maior da instituição.

Em representação do presidente do Governo Regional, coube a João Bettencourt felicitar esta agremiação cultural faialense por mais uma primavera. O director regional do Ambiente frisou a importância dos grupos folclóricos para “o nosso sentido de pertença”, classificando-os como escolas não apenas para a música e para a dança, mas também para a vida.

João Bettencourt lembrou ainda o importante contributo destas instituições para a comunidade emigrante açoriana, que através da actividade dos grupos folclóricos consegue recordar as suas raízes.
Frisando que o Grupo Folclórico do Salão “merece o reconhecimento do Governo Regional”, o director regional do Ambiente felicitou a instituição por “levar o nome do Faial e dos Açores além fronteiras”.

Fotos de Marla Pinheiro

Infelizmente outros compromissos levaram a que não pudesse estar presente neste aniversário. Tendo sido um ano de grandes sucessos para este grupo, nomeadamente com o lançamento do CD e a participação no COFIT, o bote não quis deixar passar esta oportunidade e vem por este meio parabenizar o Grupo Folclórico do Salão, por todo o trabalho realizado este ano e desejar muitos sucessos na divulgação da cultura e da freguesia. A todos os elementos os parabéns...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PREPARAI O CAMINHO

Num tempo em que “hoje” é que vale e “amanhã” não interessa, em que o efémero e passageiro ganha foros de eternidade, e cada coisa/pessoa vale tão só na medida em que serve e é útil; num tempo em que o económico e rentável se sobrepõe ao Racional e à gratuidade e a verdade se reduz às conveniências do momento; num tempo em que o que não presta é descartável, e o ter (coisas) se sobrepõe ao ser (pessoa)... Precisam-se Profetas.
Precisamos de Profetas que no meio da Soceidade deprimida como a nossa, apontem caminhos de esperança.
Precisamos de Profetas que acreditem na Esperança contra toda a esperança, como nos diz Isaías 11, 1-10.
Precisamos de Profetas, como João Baptista, que nos convidem à sobriedade de vestuário, de alimentos e outros bens não essenciais, que nos chamem a atenção para a necessidade de liberdade interior face a todos os mecanismos de segurança, mesmo religiosos, se queremos experimentar que só Deus é Absoluto e que só n’Ele pomos o nosso apoio.
Precisamos de Profetas que nos ensinem a cultivar a independência de pessoas e grupos para anunciar livremente que o “Reino de Deus está próximo” e denunciar tudo o que se lhe opõe.
Precisamos de Profetas que vivam, como João Baptista, de acordo com o que ensinam e estejam dispostos a dar a cara e a vida por aquilo em que acreditam.
Neste 2º Domingo do Advento precisamos de parar e ver João Baptista e aprender com ele não apenas a preparar o coração para acolher o Messias, mas a despertar nos outros o desejo de serem também, como nós, Profetas.
P. Fausto
in DIÁLOGO 1269 - II DOMINGO DO ADVENTO (ano A)

Foi com base nestas palavras que os adolescentes do 5º e 6º ano de catequese nos apresentaram a reflexão do 2º Domingo do Advento, no passado dia 05 de Dezembro, durante a missa dominical.
Aqui fica um pequeno apontamento fotográfico desta celebração.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101205_2_Advento

domingo, 5 de dezembro de 2010

SALÃO EM FESTA

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) deslocou-se ontem, Sábado, dia 4 de Dezembro, ao campo do Fayal Sport Clube, para disputar a 10ª jornada do Campeonato de Juniores A, da Associação de Futebol da Horta.
Este era um jogo decisivo, uma vez que o Salão em caso de vitória garantia a conquista do título, enquanto o empate deixava tudo em aberto para as últimas duas jornadas e uma vitória dos Verdes da Alagoa colocava-os na liderança da tabela e em boa posição para vencer o Campeonato. Sendo assim, foram muitos os adeptos das duas equipas que estiveram a assistir o jogo, apesar da muita chuva e vento que se fazia sentir neste dia ninguém quis ficar fora da festa.
O mau tempo foi mesmo o pior adversário dos jogadores, pois o campo estava impraticável com muitas poças de água que prejudicarem principalmente a equipa Saloense já que a mesma trata melhor a bola e joga um futebol mais bonito.
Apesar das condições do campo o GDS entrou melhor no jogo e nos primeiros minutos esteve bem perto do golo, por intermédio de duas arrancadas rápidas de Zé Humberto que conseguiu fugir aos defesas, mas em ambas as situações não conseguiu bater o guarda-redes do Fayal, e um dos remates deu mesmo a sensação de golo mas a bola foi às malhas laterais da baliza. O Fayal Sport na resposta, criou também uma boa situação de golo, após uma confusão na área Saloense a bola sobra para o avançado dos Verdes da Alagoa que remata com força mas a bola passa a rasar o posto esquerdo de Hugo.
Pouco depois, foi a vez de Celso Pereira a efectuar um excelente remate fora da área, mas o guarda-redes contrário opôs-se com uma grande defesa a desviar a bola para canto.
O intervalo chegou então com um nulo no marcador, mas a chuva teimava em cair com grande intensidade, no entanto o que não passava mesmo era a ansiedade dos adeptos, que não arredavam pé das bancadas.
Com o reatamento do segundo tempo apareceram os golos dos Azuis, marcados por Rui Faria e Guilherme. O primeiro golo surgiu logo nos primeiros minutos do segundo tempo, através de Rui Faria que recebeu uma bola bem colocada em profundidade por Ricardo Correia, o avançado Azul tirou o defesa do caminho e à entrada da área disparou com força não dando hipóteses ao guardião do Fayal.
A partir do golo os Azuis passaram a gerir a posse de bola e o treinador Sérgio Gomes, com a equipa em vantagem no marcador, substituiu Décio Fialho, que já estava em inferioridade física desde a metade da primeira parte, mas tentou aguentar em esforço a partida, pelo jovem Ruca. Mais tarde foi a vez de sair também lesionado Rui Faria, substituído por Guilherme, jogador que viria a marcar o segundo golo e a sentenciar o resultado em dois a zero. O golo surgiu após a marcação de um pontapé de canto, onde Guilherme apareceu bem ao segundo poste finalizando em cima da linha um primeiro cabeceamento de Zé Humberto.

Com esta vitória o GDS é já o virtual Campeão da Associação de Futebol da Horta na categoria de Juniores e depois do jogo seguiu-se a festa da consagração dos novos campeões, festa esta que se prolongou pela tarde e noite com jantar no Restaurante Vítor dos Leitões.
Parabéns aos jogadores, equipa técnica e adeptos por mais este título conquistado.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101204_FSC_GDS

FALECIMENTO: MARIA PEREIRA VARGAS

Faleceu no passado dia 28 de Novembro, Maria Pereira Vargas, com 89 anos de idade. Era viúva de Isaías Sebastião Vargas. Natural do Capelo, residia na nossa freguesia à longos. Filha de Tomás Mendes de Vargas e Filomena Pereira de Vargas. O funeral realizou-se no dia 30 de Novembro.
Paz à sua alma e sentidas condolências à família.

VIGIAI

O tempo de Advento, com que começa o ano litúrgico, pretende preparar-nos mais proximamente para a festa do Natal de Jesus, mas faz-nos também viver a expectativa com que ao longo de muitos séculos, o Povo de Deus desejou ansiosamente o Messias. As dúvidas e os momentos de exaltação e fervor e também de fracasso pessoal e comunitário da parte do povo contrastam com a Benevolente e Misericordiosa Fidelidade de Deus. E Deus cumpriu, enviando o Seu Filho.
O tempo é outro, idênticos ou piores são os sinais de sombra, mas é o mesmo Deus que por graça nos permite mais um Advento que não aponta apenas para a festa de 25 de Dezembro, mas alarga o nosso olhar e o horizonte da esperança: a última vinda de Cristo Salvador. Se a Esperança é característica deste tempo litúrgico e de toda a vida, como tempo de peregrinação ao encontro do Senhor, não é menos necessário o dever de vigilância como aconselha o Evangelho de hoje: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia...”
A vigilância de que nos fala a Palavra de Deus não é convite a reforçarmos as portas das nossas casas com ferrolhos e cadeados, grades ou sistemas de vídeo, mas a cuidados redobrados para podermos em verdade acolher no nosso coração Jesus que vem. O tempo de Advento é esse tempo por natureza propício ao exercício do dever de vigilância que convida ao desapego, requer austeridade, desafia à fidelidade e supõe sempre confiança em Deus que nunca deixa de cumprir.

P. Fausto
in DIÁLOGO 1268 - I DOMINGO DO ADVENTO (ano A)

Foi com base nesta linha de pensamento que as crianças da catequese nos apresentaram a reflexão do 1º Domingo do Advento, no passado dia 28 de Dezembro, durante a missa dominical.
Aqui fica um pequeno apontamento fotográfico desta celebração.
(Clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101128_1 Advento

sábado, 4 de dezembro de 2010

CAMPEÃO DE JUNIORES A DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA


O Grupo Desportivo do Salão sagrou-se hoje, no Estádio da Alagoa, frente ao Fayal Sport Clube, Campeão em Júniores A da Associação de Futebol da Horta com uma vitória por duas bolas a zero.

Parabéns aos jogaodores, treinador e equipa técnica, bem como à claque que sempre acompanha estes jovens.

Brevemente mais pormenores sobre este jogo.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SOPAS DO ESPÍRITO SANTO A FAVOR DA NOVA IGREJA DO SALÃO

Como tinha sido noticiado, no passado Domingo, dia 28 de Novembro, a partir das 12h30m, venderam-se refeições compostas por Sopas do Espírito Santo, Massa Sovada e Arroz Doce, numa versão diferente da habitual as mesmas foram para ser consumidas em casa, dado que o Polivalente do Salão se encontra em obras. Muitas foram as pessoas que não deixaram passar esta oportunidade de mais uma vez saboriarem esta nossa iguaria.
Aqui fica o cheirinho prometido destas sopas...
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101128_Sopas

SALÃO VENCE E CONVENCE

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) deslocou-se Sábado, dia 28 de Novembro, à ilha do Pico para disputar com o Madalena, a oitava jornada do Campeonato de Juniores A da Associação de Futebol da Horta.
O Salão entrou forte e autoritário no jogo, com o intuito de garantir os 3 pontos, mas com algumas cautelas de modo a não perder nenhum jogador por castigo ou lesão para os próximos jogos.
Embora jogando contra o vento na primeira parte, os Azuis souberam trocar a bola e jogar com a mesma junto à relva e foi assim que chegaram facilmente ao primeiro golo quando ainda não tinham decorrido os primeiros quinze minutos. Um golo marcado por Zé Humberto, num chapéu perfeito ao guarda-redes do Madalena à entrada da área, após assistência de Diogo.
Pouco depois foi a vez de Rui Faria aparecer no flanco direito sem marcação, mas o mesmo não conseguiu bater o guarda-redes, que saiu rapidamente da baliza fazendo a mancha e segurando o esférico. Contudo, o Salão mantinha um futebol simples e rápido e não demorou a fazer o segundo golo, através de Décio Fialho, que aparece na zona de finalização a concluir da melhor forma um cruzamento de Diogo. Na jogada seguinte, o mesmo jogador tentou imitar Zé Humberto no lance do primeiro golo, mas o chapéu saiu fraco e para as mãos do guarda-redes.
O Madalena, por seu lado raramente incomodava Hugo Duarte e quando o fazia era por intermédio de remates de longa distância, aos quais o guardião Azul se opôs com grande eficácia.
O terceiro golo surgiu através de uma transição defensiva rápida, com um passe de Ricardo Correia a rasgar a defesa picoense, desmarcando Rui Faria, que tira o guarda-redes do lance e coloca o esférico no fundo da baliza. Ainda antes de terminar a primeira parte o Salão chegou aos quatro zero, desta vez por Celso Pereira, que finaliza ao segundo poste e sem dificuldades uma excelente jogada da equipa Saloense, com Diogo a desmarcar-se pelo lado direito e colocando no meio, em Zé Humberto que por sua vez oferece de bandeja o golo a Celso Pereira.
No arranque da segunda parte o GDS viria a marcar mais dois golos o primeiro por Ricardo Correia e o outro por Zé Humberto, a concluírem da melhor forma as jogadas criadas pela equipa, e com as assistências a pertencerem a Décio Fialho e novamente a Diogo.
Com o resultado em seis a zero o treinador Sérgio Gomes, procedeu a algumas alterações na equipa, dando assim oportunidade aos jogadores menos utilizados de mostrarem o seu valor e fazendo ao mesmo tempo descansar os outros, para o encontro decisivo com o Fayal Sport. Desta forma, os Azuis abrandaram o ritmo de jogo e o Madalena aproveitou para marcar o seu golo de honra, num livre cobrado de forma exímia pelo jogador picoense. Na resposta o Salão fechou a goleada em sete a um, com remate acrobático de Carlos Oliveira, na sequência de um canto marcado por Décio Fialho.
Na próxima jornada o GDS folga e neste momento lidera a tabela com treze pontos, mais quatro que o Fayal Sport enquanto o Madalena mantém-se com um ponto. O Salão jogará a décima jornada, no dia 04 de Dezembro, no campo da Alagoa, contra o Fayal Sport Clube.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101127_Madalena_GDS

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SALÃO NÃO DEIXOU FUGIR OS TRÊS PONTOS

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) recebeu e venceu, sábado, dia 13 de Novembro, o Fayal Sport Clube, para o Campeonato de Juniores A da Associação de Futebol da Horta.
O GDS entrou bem no jogo e pressionando o seu adversário, uma vez que a eventual perda de pontos neste jogo, poderia complicar em muito as contas para a equipa da Restinga, que procura conquistar novamente o título de Campeões da Associação de Futebol da Horta.
Desta forma, logo nos primeiros minutos do encontro o GDS dispôs de duas grandes situações de golo, mas em ambas a bola embateu caprichosamente nos postes da baliza dos Verdes da Alagoa, após a cobrança de dois pontapés de canto.
Pouco depois, foi a vez de Zé Humberto fugir muito bem aos defesas centrais e já só com o guarda-redes pela frente rematou ao lado, para tristeza dos muitos adeptos Azuis que acorreram ao Campo da Restinga, no sentido de apoiar a sua equipa neste jogo importante. Na reposta, o Fayal Sport surgiu com perigo junto da baliza dos Azuis, através de um lance estudado de bola parada, num livre descaído para o lado direito da defensiva saloense. O esférico foi colocado para a esquerda e o jogador cruzou muito bem ao segundo poste onde aparece um colega sem oposição que cabeceia por cima fazendo a bola passar muito perto da barra e dando a sensação de golo.
Porém, o GDS não se deixou ir abaixo com a reacção dos seus opositores e logo de seguida constrói uma excelente jogada de equipa que culminou com o remate certeiro de Décio Fialho, inaugurando o marcador a favor da equipa da casa. Décio Fialho dominou bem a bola e à entrada da área dispara com o seu pior pé, o direito, colocando a redondinha junto ao canto da baliza dos Verdes, não dando hipótese de defesa ao guarda-redes.
Ainda na primeira parte há a salientar um lance que deixou os adeptos preocupados com o estado em que ficaram os jogadores, um de cada lado, já que ambos chocaram com grande violência com a cabeça, sendo que Ricardo André conseguiu recuperar, enquanto o jogador do Fayal Sport teve mesmo que receber assistência hospitalar.
A segunda parte abriu praticamente com o segundo golo do Salão marcado também por Décio Fialho, mas desta vez de cabeça ao antecipar-se aos defesas e finalizando com êxito um canto marcado por Rui Faria. De referir, que o mesmo surgiu após um bom remate de Rui Faria, que só não deu golo porque o guarda-redes verde efectuou uma excelente defesa, impedindo naquele momento um segundo golo, mas logo de seguida foi impotente para parar o bom cabeceamento de Décio Fialho.
A partir do segundo golo a equipa da Restinga começou a controlar mais a bola e a gerir a vantagem, no entanto o cariz do jogo mudou com a expulsão de Joel Rodrigues, por uma alegada agressão de um jogador do Fayal Sport, situação que foi comunicada pelo assistente de linha ao árbitro principal.
Sendo assim e em vantagem numérica os Verdes da Alagoa passaram a dominar mais o jogo, na procura do golo que pudesse relançar a partida, mas nunca foram capazes de bater a organização da defensiva saloense e o seu guarda-redes, Hugo Duarte, que esteve muito bem e impediu que as suas redes fossem violadas.
E no contra-ataque o Salão ainda podia ter chegado ao terceiro golo, através de um remate de Zé Humberto que levava selo de golo não fosse a oposição do guarda-redes desviando a bola para canto.
O encontro terminou com a vitória da equipa do Norte por duas bola a zero, que assim passa a liderar o campeonato com 10 pontos, enquanto o Fayal permanece com 9 e o Madalena apenas com 1 ponto. Na próxima jornada o Salão, desloca-se à Madalena para defrontar a equipa Picoense.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101113_GDS_FSC

sábado, 6 de novembro de 2010

(Clique em cima da imagem para ampliar)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIA DE TODOS OS SANTOS OU DE PÃO POR DEUS

Mais um ano e as ruas da nossa freguesia encheram-se de crianças e adolescentes a pedir Pão por Deus e em resposta agradeciam dizendo "Seja por alma dos seus defuntos".
A tradição ano após ano se vai mantendo e sofrendo algumas alterações, nomeadamente a substituição das tradicionais sacas de retalho pelas práticas mochilas. Também as bolachas caseiras e as castanhas que eram oferecidas são agora substituídas por diversas guloseimas.
É importante que esta tradição não seja absorvida pelo Halloween, uma vez que esta não tem nada haver com a nossa história.
Para mais informações sobre a históra deste dia clique aqui.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101101_Pao_Deus

O NULO TEIMOSO...

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) recebeu este Sábado, dia 30 de Outubro, no campo da Restinga, o Madalena Futebol Clube, num jogo a contar para a 5ª jornada do campeonato de futebol de Juniores A, da Associação de Futebol da Horta. O GDS entrou forte no jogo, procurando marcar cedo um golo, por forma a dar ânimo à equipa, que à partida para esse jogo não podia contar com os castigados Décio Fialho (capitão da equipa) e Joel Rodrigues e o lesionado Miguel Leal, que recorde-se fracturou a perna direita no último encontro frente ao Faial Sport.
Nos primeiros minutos os lances de perigo surgiram através de lances de bola parada, nomeadamente dois livres em zona privilegiada, cobrados por Celso Pereira, nos quais o guardião do Madalena conseguiu evitar mas de forma incompleta, no entanto os jogadores do Salão, não foram rápidos, pelo que não foram capazes de fazer a emenda para o golo.
Pouco depois e na sequência de um canto, foi a vez de Carlos Oliveira que com um remate acrobático, viu um defesa contrário substituir o seu guarda redes, salvando a sua equipa mesmo sobre a linha de golo, quando nas bancadas já se ouviam alguns gritos de alegria.
Até final da primeira parte o GDS encostou sempre os picoenses junto à sua área, mas não foi uma tarde feliz para a equipa da Restinga, que desperdiçou várias ocasiões para inaugurar o marcador, à medida que o tempo passava os nervos iam aumentando e moral da equipa era cada vez menor.
Por sua vez, a equipa do Madalena, mesmo a jogar a favor do vento na primeira parte, limitava-se a despachar a bola para a frente na tentativa de surpreender a defensiva Saloense. Num desses lances podia mesmo ter marcado, numa saída de Hugo até ao limite da sua área aliviando o esférico com os pés fazendo a bola embater num defesa Azul, que depois conseguiu aliviar o perigo cortando a bola para canto.
Na segunda parte, os jogadores do Salão entraram nervosos e a equipa não conseguia criar jogadas de perigo junto da baliza picoense, que continuava a defender o resultado, jogando no contra-ataque. À passagem da meia hora do segundo tempo, Rui Faria, desperdiçou uma das melhores oportunidades de golo em todo o jogo e a hipótese de colocar o Salão em vantagem. Após uma boa recuperação de bola na defensiva saloense, a mesma chegaria rapidamente a Rui Faria, que já dentro da área, desvia muito bem o defesa da jogada e na zona da penalidade já sem oposição chutou com força, mas apanhou mal o esférico e o mesmo saiu por cima da barra.
A equipa da casa bem que se esforçou, mas jogava mais com o coração do que com a cabeça, pelo que nem sempre as coisas saiam bem e o encontro terminaria com um nulo no marcador, um resultado que penaliza sobretudo a equipa da Restinga, já que foi a que mais procurou chegar à vantagem, mas sem sucesso. Porém, o ponto conquistado permite ao Salão na liderança do campeonato com 7 pontos, mais que o Fayal Sport Clube, segundo classificado mas com menos um jogo, enquanto o Madalena é último com apenas um ponto nos três jogos que já disputou. Os dois últimos irão defrontar-se no próximo fim-de-semana na Madalena, finalizando assim a primeira metade do campeonato.
O próximo jogo dos Azuis é na Restinga, no dia 13 de Novembro, contra o Fayal Sport Clube, num jogo em que todo o apoio é importante.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101030_GDS_Madalena

BAPTISMO: MARIANA DUTRA ANDRE

No passado dia 24 de Outubro, Domingo, foi baptizada, nesta paróquia do Salão, a menina Mariana Dutra André, filha de José Alvernaz de Escobar André e de Maria Lucinda da Silveira Dutra André. Foram padrinhos Ricardo José Dutra André e Ana Catarina André Gomes, respectivamente irmão e prima da Mariana. Parabéns aos pais, padrinhos, avós e demais familiares.
in Jornal "O agir" de 1 de Novembro de 2o1o

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NOITE DE AZAR

Foi uma noite de azar aquela em que o Salão se deslocou ao campo do Fayal Sport para disputar a 4ª jornada do campeonato. O jogo teve início pelas 19h30 e defrontavam-se o primeiro classificado, Salão, contra o segundo precisamente Fayal Sport.

Os azuis entraram para esta partida condicionados por não puder utilizar dois jogadores bases da equipa, Décio e Joel que foram expulsos no jogo anterior na Madalena do Pico devido a uma arbitragem habilidosa. No entanto o Salão entrou forte e durante a primeira parte dispôs de três oportunidades de golo feito tendo acertado por duas vezes no ferro e outra atirada ao lado de forma displicente. Erros que custariam caro na segunda parte pois o Fayal que nunca incomodara Miguel Leal beneficiou de um livre no início do segundo tempo e consegue inaugurar o marcador. Logo de seguida e na reacção do Salão é Rui Faria que faz a igualdade a um. Após este tento o Salão cresceu e foi para cima do adversário na busca do tento da vitória e foi com esta pressão que um defesa Verde remata forte o esférico para longe da sua área até a baliza do Salão onde Miguel Leal salta e segura o esférico pressionado por um adversário. Quando o guardião do Salão chega ao solo cai sobre a sua perna direita e provoca uma lesão grave na zona da canela. Após ser retirado pela ambulância do campo da Alagoa para o hospital da Horta, o jogo recomeça com livre indirecto na área do Salão pois aquando da lesão, Miguel ficou com a bola retida nas suas mãos ultrapassando os seis segundos permitidos por lei. Do livre surge o segundo golo do Fayal, num minuto o Salão perde o seu guarda-redes e sofre o golo que lhe faz perder o jogo. Ainda nos últimos minutos o Salão pressionou muito o seu adversário mas os verdes apenas defendiam com toda a sua equipa e o Salão não teve espaço para concretizar.

Com este resultado, Salão e fayal tem 6 e Madalena 0 pontos. Próxima jornada é já neste sábado, 30 de Outubro com o Salão a receber a Madalena pelas 14h15 no campo da Restinga.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20101027_FSC_GDS

domingo, 24 de outubro de 2010

NO SALÃO CANTA-SE, DANÇA-SE E TOCA-SE

Pelo sexto ano consecutivo o Grupo Folclórico do Salão promove as aulas de música abertas a toda a população e orientadas pelo Sr. Manuel Eduardo Oliveira Quaresma. Neste ano lectivo 2010/2011, reúnem-se na Casa do Povo do Salão cerca de onze alunos em duas sessões por semana, à quarta-feira e à sexta-feira, pelas 20h00m. Este ano para além da teoria musical já se encontram alguns elementos na aprendizagem do bandolim e de viola.

Para além das aulas de música o Grupo Folclórico do Salão investiu também em formação em canto e danças de salão, tendo sido sem dúvida uma aposta de sucesso.
As aulas de canto com a professora Renata Rentowska, professora do Conservatório Regional da Horta e maestrina do Grupo Coral da Horta, conta com 15 alunos e decorrem todas as sextas-feiras, pelas 20h30m, na Casa do Povo do Salão.

As aulas de danças de salão estão a cargo da professora Diva Silva, formada pelo Conservatório Regional da Horta e elemento do Grupo de Dança Corpo em Movimento, decorrem todas as sextas-feiras, pelas 21h30m, neste mesmo espaço e conta com 16 pares inscritos, pode-se concluir que de todas as iniciativas esta foi a que teve maior sucesso.

Para mais informações sobre estas aulas podem contactar o Grupo Folclórico do Salão.
Mais um ano, e mais uma vez uma oportunidade ímpar de fazer algo diferente, a aprendizagem da música, de um instrumento, de técnicas de canto ou de dança é sempre uma mais-valia para o indivíduo, estas aulas são sem dúvida uma experiência única onde mais pessoas deveriam participar.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)

20101024_Aulas_GFS

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets