(Clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos) ![]() |
| 20101228_Ginasio |
(Clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos) ![]() |
| 20101228_Ginasio |
![]() |
| 20101224_Missa_Galo |
![]() |
| 20101225_Missa_Natal |
Este era um jogo apenas para cumprir calendário, visto que à partida para o mesmo, o Salão era já o Campeão, um titulo conquistado num jogo emocionante disputado com o Fayal Sport na jornada anterior.
Embora os três pontos em causa não fossem fazer diferença na tabela classificativa final, o Madalena entrou bem na partida e procurar surpreender o favoritismo da equipa da casa, que por sua vez não conseguiu, durante a primeira parte, mostrar o seu bom futebol e foram poucas as ocasiões em que incomodou a baliza contrária durante esta fase do jogo. O perigo partiu apenas por uma vez dos pés de Décio Fialho, que num remate forte de fora da área, fez a bola embater na base do poste esquerdo do Madalena.
Na segunda parte o jogadores do Salão entraram com uma nova atitude, jogando de forma mais agressiva e confiante nas suas qualidades e foi assim que a equipa da Restinga chegou com facilidade aos golos.
O primeiro foi marcado por Marcus, após uma boa jogada de Zé Humberto pela direita que fugiu aos defesas e depois de flectir para o meio coloca a bola para a desmarcação de Marcus, que à saída do guarda-redes remata rasteiro fazendo o um a zero.
Pouco depois, Décio Fialho "tirou um coelho da cartola", batendo o guarda-redes do Madalena num chapéu perfeito, após um cruzamento de Diogo na direita, colocando o resultado em dois a zero.
O Madalena ainda tentou reagir à desvantagem e conseguiu mesmo colocar a bola no interior das redes saloenses mas o lance foi interrompido pelo fora de jogo do avançado. Após essas situação o domínio do jogo pertenceu por completo ao Salão, que ainda marcou mais dois golos e só dilatou mais o placar final devido a boas intervenções do guardião contrário. O terceiro golo surgiu num lance rápido de troca de bola dos jogadores do Norte, que terminou com um remate de Guilherme no qual a bola viria a sobrar para Décio Fialho, que só teve de encostar para o três a zero. O quarto e último golo foi através de um bom cabeceamento de Décio, que assim fez um hat-trick na partida, antecipando-se ao primeiro poste num canto marcado do lado esquerdo do ataque dos Azuis.
O próximo jogo do GDS será a contar para o Regional de Júniores, a 22 de Janeiro, na ilha de São Miguel, com um adversário que ainda não é conhecido uma vez que o campeonato nesta ilha não terminou.
Mais uma vez parabéns aos Azuis do Norte pela conquista de mais este titulo e votos de muitos sucessos no Regional.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
![]() |
| 20101218_GDS_Madalena |
Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro. Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Não foi D. João IV o primeiro monarca português que colocou o reino sob a protecção. da Virgem, apenas tornou permanente uma devoção, a que os nossos reis se acolheram algumas vezes em momentos críticos para a pátria. D. João I punha nas portas da capital a inscrição louvando a Virgem, e erigia o convento da Batalha a Nossa Senhora, como o seu esforçado companheiro D. Nuno Alvares Pereira levantava a Santa Maria o convento do Carmo. Foi por provisão de 25 de Março do referido ano de 1646 que se mandou tomar por padroeira do reino Nossa Senhora da Conceição. In ILLUMINATUS
A nossa paróquia celebrou este dia feriado com os adolescentes da catequese a terem uma participação especial na missa realizada no passado, dia 8 de Dezembro, pelas 11h30m, levando-nos a reflectir sobre Maria, mãe de Jesus e padroeira de Portugal.
(Clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
![]() |
| 20101208_Sra_Conceicao |
Na ocasião, Manuel Humberto Goulart, presidente do Grupo Folclórico do Salão, congratulou-se com a passagem de mais este ano, “com muito sacrifício”. “Este momento de festa deve servir para internamente reflectirmos na grandeza do Grupo Folclórico do Salão”, referiu.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia do Salão falou da importância deste grupo folclórico para a freguesia. Salientando que o grupo está sempre disposto a responder às solicitações da Junta de Freguesia, Luís Rodrigues não fez votos de um crescimento cada vez maior da instituição.
Em representação do presidente do Governo Regional, coube a João Bettencourt felicitar esta agremiação cultural faialense por mais uma primavera. O director regional do Ambiente frisou a importância dos grupos folclóricos para “o nosso sentido de pertença”, classificando-os como escolas não apenas para a música e para a dança, mas também para a vida.
Frisando que o Grupo Folclórico do Salão “merece o reconhecimento do Governo Regional”, o director regional do Ambiente felicitou a instituição por “levar o nome do Faial e dos Açores além fronteiras”.
Faleceu no passado dia 28 de Novembro, Maria Pereira Vargas, com 89 anos de idade. Era viúva de Isaías Sebastião Vargas. Natural do Capelo, residia na nossa freguesia à longos. Filha de Tomás Mendes de Vargas e Filomena Pereira de Vargas. O funeral realizou-se no dia 30 de Novembro.![]() |
| 20101128_1 Advento |
![]() |
| 20101030_GDS_Madalena |
Os azuis entraram para esta partida condicionados por não puder utilizar dois jogadores bases da equipa, Décio e Joel que foram expulsos no jogo anterior na Madalena do Pico devido a uma arbitragem habilidosa. No entanto o Salão entrou forte e durante a primeira parte dispôs de três oportunidades de golo feito tendo acertado por duas vezes no ferro e outra atirada ao lado de forma displicente. Erros que custariam caro na segunda parte pois o Fayal que nunca incomodara Miguel Leal beneficiou de um livre no início do segundo tempo e consegue inaugurar o marcador. Logo de seguida e na reacção do Salão é Rui Faria que faz a igualdade a um. Após este tento o Salão cresceu e foi para cima do adversário na busca do tento da vitória e foi com esta pressão que um defesa Verde remata forte o esférico para longe da sua área até a baliza do Salão onde Miguel Leal salta e segura o esférico pressionado por um adversário. Quando o guardião do Salão chega ao solo cai sobre a sua perna direita e provoca uma lesão grave na zona da canela. Após ser retirado pela ambulância do campo da Alagoa para o hospital da Horta, o jogo recomeça com livre indirecto na área do Salão pois aquando da lesão, Miguel ficou com a bola retida nas suas mãos ultrapassando os seis segundos permitidos por lei. Do livre surge o segundo golo do Fayal, num minuto o Salão perde o seu guarda-redes e sofre o golo que lhe faz perder o jogo. Ainda nos últimos minutos o Salão pressionou muito o seu adversário mas os verdes apenas defendiam com toda a sua equipa e o Salão não teve espaço para concretizar.
Com este resultado, Salão e fayal tem 6 e Madalena 0 pontos. Próxima jornada é já neste sábado, 30 de Outubro com o Salão a receber a Madalena pelas 14h15 no campo da Restinga.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
![]() |
| 20101027_FSC_GDS |
Para além das aulas de música o Grupo Folclórico do Salão investiu também em formação em canto e danças de salão, tendo sido sem dúvida uma aposta de sucesso.
As aulas de canto com a professora Renata Rentowska, professora do Conservatório Regional da Horta e maestrina do Grupo Coral da Horta, conta com 15 alunos e decorrem todas as sextas-feiras, pelas 20h30m, na Casa do Povo do Salão.
As aulas de danças de salão estão a cargo da professora Diva Silva, formada pelo Conservatório Regional da Horta e elemento do Grupo de Dança Corpo em Movimento, decorrem todas as sextas-feiras, pelas 21h30m, neste mesmo espaço e conta com 16 pares inscritos, pode-se concluir que de todas as iniciativas esta foi a que teve maior sucesso.
Para mais informações sobre estas aulas podem contactar o Grupo Folclórico do Salão.
Mais um ano, e mais uma vez uma oportunidade ímpar de fazer algo diferente, a aprendizagem da música, de um instrumento, de técnicas de canto ou de dança é sempre uma mais-valia para o indivíduo, estas aulas são sem dúvida uma experiência única onde mais pessoas deveriam participar.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
![]() |
| 20101024_Aulas_GFS |