segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

CASA DO POVO DO SALÃO, 32º ANIVERSÁRIO

Acta Nº 1
Dia 17 de Janeiro de 1976
Aos 17 dias do mês de Janeiro do ano de 1976, digo mil novecentos e setenta e seis, reuniu-se a Comissão Organizadora da Casa do Povo do Salão, nomeada por sua Excelência o Secretário de Estado da Segurança Social em vinte e nove do mês de Dezembro do ano de mil novecentos e setenta e cinco, composta dos senhores: José da Rosa – Presidente, Manuel Pedro da Silva – Secretário, José Duarte André – Tesoureiro, Manuel Furtado e José Fialho – Vogais.
Aberta a sessão foi tomado conhecimento através do ofício número sessenta e seis dos Serviços Distritais da Junta Central das Casas do Povo que num anexo transcrevia o ofício número cento e quatro da Junta Central das Casas do Povo comunicando a criação da Casa do Povo do Salão por alvará de vinte e nove do mês de Dezembro do ano de mil novecentos e setenta e cinco.
Seguidamente o senhor Presidente dirigindo-se aos restantes membros da Comissão Organizadora, exortou-os no sentido darem o melhor do seu esforço no sentido desta instituição poder cumprir cabalmente a missão para que foi criada.
Deliberou-se ainda tomar como data de início destes serviços, ou melhor, dos serviços da Casa do Povo do Salão, a de um de Janeiro p.p.
Não havendo mais nada a tratar foi a sessão encerrada.
Para constar se lavrou a presente acta que depois de lida e achada conforme vai ser assinada.
José da Rosa
Manuel Pedro da Silva
José Duarte André
Manuel Furtado
José Fialho

Assim se inicia a história de uma instituição que no próximo dia vinte e nove de Dezembro, completa trinta e dois anos de vida.
No seu início tinha como sede a casa número 31, na Estrada Nacional, Salão. Os seus primeiros funcionários foram o senhor Evaristo Sousa Garcia da Rosa, 3º escriturário, e senhora Maria do Socorro Oliveira da Silva, contínua, como se pode ler na acta número dois, do dia 5 de Março de 1976.
Desde sempre, e através de várias mãos, esta instituição teve como principal objectivo o apoio social, desportivo e cultural tendo mesmo ao longo dos anos recebido várias entidades e assim promover a freguesia.
No artigo 1º, dos estatutos da Casa do Povo do Salão pode-se ler “A Casa do Povo do Salão é uma pessoa colectiva de utilidade pública, de base associativa, constituída por tempo indeterminado com o objectivo de promover o desenvolvimento e bem estar da comunidade e rege-se pelos presentes estatutos e pelas disposições legais aplicáveis.”. Pode-se ler também no artigo 3º:
“1. A Casa do Povo tem por finalidade desenvolver actividades de carácter social e cultural, com a participação dos interessados, e colaborar com o Estado e as Autarquias, proporcionando-lhes o apoio que em cada caso se justifique, por forma a contribuir para a resolução de problemas da população na respectiva área.
2. Para a realização dos seus fins, deve a Casa do Povo: a) Promover acções de animação sócio-cultural, quer por iniciativa própria, quer de acordo e em coordenação com outras entidades; b) Fomentar a participação das populações nas acções tendentes a satisfazer as necessidades da comunidade da respectiva área e a melhorar a qualidade de vida.
3. Incumbe ainda à Casa do Povo: a) Executar, por delegação, tarefas cometidas a serviços públicos, por forma aproximá-los das populações; b) participar no planeamento de acções de carácter económico, social e cultural que abranjam a respectiva área.”
Tendo em conta as finalidades gerais da Casa do Povo do Salão, a mesma tem recebido ao longo da sua existência várias entidades, como o Médico, os Enfermeiros, o Grupo Cénico, já extinto, o Grupo Desportivo, o Grupo Folclórico, os administrativos da Segurança Social, o Grupo de Convívio de Idosos, a Paróquia, e todo o povo ao longo dos anos, principalmente por altura do Sismo de 1998, entre muitas outras situações. Possui ainda neste momento uma cantina e bar.
A partir de Julho de 1979 a Casa do Povo deu o primeiro passo na discussão e construção do novo campo de futebol (acta nº 45).
Em Dezembro de 1979, foi a vez de se iniciar o processo para a construção do edifício Polivalente, obra que foi entregue à firma Norberto Goulart da Silva (acta nº 51), tendo sido inaugurado em 1983, no próximo ano completa vinte cinco anos desde a sua inauguração.
Muitos seriam os acontecimentos a referir e que se encontram registados nas actas desta instituição, sem dúvida documentos únicos que relatam alguma da história da nossa freguesia.
Neste momento a Casa do Povo do Salão possui cerca de cento e cinquenta sócios, e tem nos seus órgãos sociais os seguintes elementos:
Direcção
- Presidente - Ana Maria Serpa Duarte;
- Tesoureiro – Manuel António Fialho Caetano;
- Secretário – Domingos Medeiros Castro;
Assembleia-Geral
- Presidente – Jorge Manuel Mendonça Goulart;
- 1º Secretário – Lúcia de Fátima Oliveira da Silva Gomes;
- 2º Secretário – José Martins Azevedo Silva;
Conselho Fiscal
- Presidente – Ana Isabel Duarte Escobar;
- 1º Vogal – Manuel José Gomes;
- 2º Vogal – Paulo Alexandre Escobar.

No âmbito das comemorações do trigésimo segundo aniversário desta instituição, no passado dia 9 de Dezembro de 2007, a Casa do Povo do Salão promoveu um jantar de confraternização entre os sócios e alguns convidados, após o jantar partiu-se o bolo de aniversário e em conversa com a D. Ana Maria Serpa Duarte, Presidente da Casa do Povo Salão, a mesma referiu, que no próximo ano, se existirem verbas, a grande prioridade será os melhoramentos no edifício Polivalente.O bote vem por este meio saudar a equipa que se encontra à frente da instituição por mais este aniversário e os votos da continuação de um bom trabalho em prol da freguesia.

Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para vizualizar o álbum de fotos)
Casa_Povo

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets