segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MISSA DO GALO E O NATAL

A Missa do Galo é o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro.
Seu nome consagra a lenda segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Outra origem da expressão é citada em o De onde vem as palavras, de Deonísio da Silva (Editora A Girafa): como o facto de a Missa de Natal normalmente terminar muito tarde "quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam cantando".
Na Missa do Galo já todas as velas do Advento se encontram acesas e canta-se o cântico de Glória. Dada a sua importância, o próprio papa faz questão de rezá-la.
Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio, distribuem os presentes e compartilham a Ceia de Natal. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Também a freguesia do Salão, celebrou na noite de 24 para 25 de Dezembro o Natal, com a Missa do Galo, pelas 24h00m, no Centro de Culto da Paróquia. Missa solenizada e a terminar a mesma foi dado o menino Jesus a adorar.
Após a Missa, e já numa sala anexa ao Centro de Culto, o Grupo Coral aproveitou este dia para conviver um pouco mais ao sabor de comes e bebes.

A Missa do Dia de Natal, realizou-se no dia 25 de Dezembro, pelas 11h30m.
(Para visualizar os álbuns de fotos clicar na imagem abaixo)
Missa do Galo
20101224_Missa_Galo
Missa do Dia de Natal
20101225_Missa_Natal

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets