domingo, 2 de novembro de 2008

DIA DE TODOS OS SANTOS OU DE PÃO POR DEUS

Ontem celebrou-se o Dia de Todos os Santos, a festa é solenizada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de Novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas baptizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou.
Este dia, muito esperado pelas crianças é também conhecido como o dia de pedir “Pão por Deus”, apesar de o Halloween estar a entrar fortemente nas nossos costumes com pequenas festas e já algumas crianças a sair fantasiadas de pequenas bruxas, monstros, etc., o dia de “Pão por Deus” continua a ser o mais importante, no qual se verifica muita movimentação nas ruas. As crianças, que antigamente vinham com as suas saquinhas de retalhos, substituem agora as mesmas pelas práticas mochilas e correm todas as casas da freguesia. Para além das crianças, antigamente alguns adultos, principalmente os mais necessitados percorriam as casas em busca de alguns alimentos, os tempos eram outros e a pobreza apertava em algumas situações. Também o tradicional milho cozido, pão, castanhas e bolachas caseiras que eram oferecidos nestes dias, foram substituídos pelas mais diversas guloseimas e dinheiro. No final de receberem o “Pão por Deus”, as crianças agradeciam e agradecem dizendo “Seja por alma dos seus defuntos.”, ao que os donos da casa respondem “Assim seja.”.
É ainda um dia de convívio entre as famílias que aproveitam para se visitarem.
Marília Medeiros

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets