Tal como havia sido noticiado no passado Domingo, dia 16 de Outubro, no Polivalente do Salão, pelas 20h00m, teve lugar o lançamento do livro "Relações em Contratempo" cujo autor é Eduardo Lacerda. Estiveram presentes neste lançamento, o Presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues que felicitou e agradeceu o autor por mais esta obra, a Dra. Maria Eduarda Rosa em representação da Editora FaiAlentejo, o Presidente da Junta de Freguesia dos Cedros, Sr José Agostinho em representação do autor, Dr. Victor Rui Dores, autor do Prefácio do livro e que nos apresentou o mesmo despertando o desejo para a leitura e por fim o Director Regional do Ambiente, Dr. João Bettencourt em representação do Governo que referiu a importância de incentivar todos os movimentos que promovam a cultura. De salientar ainda que o autor, Eduardo Lacerda, ofereceu 100 livros cuja a venda dos mesmos revertem a favor da construção da nova Igreja do Salão.
Relativamente ao livro e ao autor podemos ler no Prefácio:
" Homem lírico e saudoso, porque emigrado desde 1949 nos Estados Unidos da América, Eduardo Lacerda revisita, pela escrita, tempos, lugares, pessoas e memórias que povoam o seu imaginário. Em cada livro seu, ele faz uma declaração de amor à sua terra natal (freguesia dos Cedros, ilha do Faial) em viagens de deslumbrante nostalgia (...)
Na simplicidade de um estilo e na ductilidade de uma escrita, Eduardo Lacerda lança-se, nesta obra, a uma espécie de crónica novelesca, ou seja, um modelo formal de narrativa curta que, de forma global e sucinta, se definirá como idealização da vida campestre e rural. E narra-nos uma história cuja acção parte do microcosmo da freguesia do Salão, no Faial para outras ilhas e continente português. Tudo começa em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, numa altura em que alguns militares continentais se encontravam estacionados naquela ilha em missão de salvaguarda do território português. (...)"
É sem dúvida um documento histórico que de uma forma muito leve relata um momento particular da nossa freguesia, uma obra obrigatória que todos os Saloenses devem adquirir e absorver.
Por último uma palavra para ao autor que nos presenteou com uma obra fantástica e viciante, que só nos deixa totalmente satisfeitos depois de a ler da primeira à última página.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111016_Livro |
Sem comentários:
Enviar um comentário