segunda-feira, 26 de abril de 2010

FEZ-SE HISTÓRIA

Foi escrita mais uma página de ouro na história do Grupo Desportivo do Salão e do futebol Faialense. Falamos claro do jogo entre o Salão e o Benfica que se disputou ontem, Domingo dia 25 de Abril de 2010, no campo da Restinga. As bancadas estavam repletas de pessoas, era o primeiro jogo oficial dos Encarnados na nossa ilha a contar para o campeonato Nacional. A anteceder o jogo, o Salão recebeu as faixas de Campeão da Associação de Futebol da Horta e de Campeão Açoriano. Destaque para o facto de ser o pai ou mãe de cada jogador a colocar a faixa no seu filho. Logo de seguida foi entregue pelo presidente desta Associação, Eduardo Pereira e pela gerente da Caixa Geral de Depósitos as taças de Campeão da Associação de Futebol da Horta e dos Açores respectivamente. Cerimonia esta acompanhada de muitos fotógrafos, o momento justificava assim como a taça de campeão Açoriano, impunha-se pelo seu tamanho e beleza. Após este momento alto teve inicio o jogo da 5ª jornada do Nacional de Juvenis. O Salão jogou na primeira parte do lado da terra para o mar, e beneficiava do vento que soprava com alguma intensidade. Tal facto fez com que os Azuis conseguissem encostar os Encarnados para o seu meio campo e criassem algumas ocasiões de golo. Já com trinta minutos de jogo o nulo ainda prevalecia, mas a maior capacidade física do Benfica veio ao de cima e numa jogada de insistência e com um potente remate fora da área, o Benfica faz o primeiro golo por Miguel Herlein. Desta feita não teve hipótese Miguel Leal, que já tinha sido o primeiro a brilhar na Restinga com uma defesa espectacular num livre frontal à sua baliza. Logo depois do golo do Benfica, foi o Salão que podia ter chegado ao empate, numa jogada rápida de Rui Faria, que obriga o central Cafu a atrasar a bola para o seu guarda-redes e este falha o ponta pé no esférico, que por muito pouco saiu ao lado da baliza dos Vermelhos. Na sequência do canto foi Joel Rodrigues que quase consegue rematar com êxito, mas a defesa Benfiquista foi lesta a afastar a bola da zona de perigo. Já perto do intervalo surge o segundo golo dos Encarnados, Bruno Gaspar, melhor jogador do Benfica, entra na área e remata cruzado sem hipóteses de defesa.
Após o intervalo, o Benfica beneficiou do factor vento e consegue marcar por mais três ocasiões fixando o resultado final em 0-5.
Fica no entanto a imagem e a atitude da equipa Saloense, em especial na primeira meia hora que soube segurar uma equipa semi-profissional e criou algum nervosismo no adversário. Enquanto teve força o Salão demonstrou ter argumentos para discutir o jogo e os seus jogadores demonstraram ter valor para estar incluídos num plantel como o do grande Benfica. Após o final do jogo que teve como árbitro um juiz de Viseu, os jogadores e treinador Azuis dirigiram-se à sua claque Fúria Azul com a enorme taça de Campeão dos Açores de forma a agradecer todo o seu apoio dado durante os 80 minutos de jogo. Foi de facto um elemento importante na motivação da sua equipa e no proporcionar o espectáculo sempre entoando cânticos.
Quando falta apenas uma jornada para terminar a II fase do Campeonato Nacional, onde o Salão se desloca a Évora para defrontar o Lusitano no próximo Domingo, dia 2 de Maio, fica a despedida por esta época da Restinga em jogos oficiais, e uma despedida que será sempre recordada, o jogo com o Benfica.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)


20100425_GDS_SLB

sexta-feira, 23 de abril de 2010

POUCA SORTE

Teve pouca sorte o Salão no jogo da 4ª jornada do campeonato Nacional de Juvenis onde os Azuis se deslocaram a Cascais para defrontar o Estoril. Com inicio pelas 11h00m de Domingo, 18 de Abril, o Salão entrou forte e já com ritmo das equipas nacionais, ao quarto jogo a equipa da Restinga já começa a igualar os grandes no ritmo de jogo e mentalidade, nos primeiros vinte minutos de jogo o Salão procurou o golo de forma insistente e defendia muito bem, pelo que o Estoril teve necessidade de efectuar um jogo directo e foi num remate da sua defesa para a área do Salão que o árbitro da partida conseguiu marcou uma penalidade, para alguns espectadores mal assinalada. Dado que Joel efectua um corte de carrinho e limpa a bola da sua área e o avançado dos Amarelos lança-se sobre o defesa Azul a simular o penalty. Ao apito do juiz da partida ainda recuaram os jogadores da casa mas, com a insistência do árbitro percebeu-se que marcava castigo máximo. Feito o primeiro do jogo e o resultado que se alcançou o intervalo.
Na segunda parte o Salão procurava o empate e o Estoril defendia com o intuito de conseguir esta vitória que lhe estava a ser suada, após a entrada de Carlos Oliveira que foi suplente por não estar a 100% o Salão cresceu mais e efectuou uma pressão asfixiante sobre o Estoril que deu no golo de Rui Faria. Remate fora da área muito colocado e forte que resultou num lindo golo.
Logo após este, os Azuis dispõem de um canto a seu favor e o segundo golo esteve à vista mas já se atingia o final do jogo e as equipas começavam aguardar as suas balizas, e foi no último minuto dos descontos que um jogador do Estoril ainda do meio campo efectua um potente remate à baliza de Miguel Leal e consegue um golo sem hipótese de defesa ao guardião Azul. Belo golo que ditou o triunfo para os Amarelos.
No final era visível a tristeza no rosto dos jogadores do Salão pois lutaram muito para vencer o jogo mas, tiveram pouca sorte, por um lado uma má decisão do jovem arbitro na marcação do penalty que no final do jogo admitiu o seu erro perante os responsáveis do Salão, e por outro lado voltam a sofrer um golo desta equipa no último minuto de jogo. Fica no entanto a exibição enorme do Campeão dos Açores que deixou bem claro que já lá vai o tempo em que o representante Açoriano era goleado na fase do Nacional.
Próximo Domingo, o Salão recebe na Restinga o Glorioso Benfica um jogo que ficará para a história do clube, da freguesia e ilha. Desde já apela-se à presença de todos para fazer a festa e escrever a história.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100418_Estoril_GDS

quinta-feira, 22 de abril de 2010

GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO VS. SPORT LISBOA E BENFICA













Grupo Desportivo do Salão, contando para a quinta jornada do Nacional de Juvenis, irá defrontar o Sport Lisboa e Benfica, no próximo Domingo, dia 25 de Abril, no Campo da Restinga, na nossa freguesia de Salão, pelas 10h00m. Antes do jogo pelas 9h40m realizar-se-á a cerimónia de entrega das faixas de Campeões Regionais em Juvenis.

Tendo em conta o excelente trabalho que toda a equipa tem realizado e a oportunidade que estão a dar à freguesia e à ilha ao receberem equipas de grande nível é mais do que justo que toda a freguesia e ilha se unam para apoia-los. Por isso vamos encher o campo da Restinga e fazer a festa.

sábado, 17 de abril de 2010

GRUPO DESPORTIVO ESTORIL PRAIA VS. GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO


Os Azuis do Norte rumaram hoje em direcção à 4ª jornada do Nacional de Juvenis, onde no Estoril irão defrontar amanhã, dia 18 de Abril, pelas 11h00m (10h00m, nos Açores) o Grupo Desportivo Estoril Praia. Boa sorte rapazes... ficamos a torcer por vós.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PRESENÇA HONROSA, SIM, MAS VITORIOSA (AINDA) NÃO.

FICHA TÉCNICA DO JOGO

JUV-B - 2ª Fase - 3ª Jornada (11 de Abril de 2010)
SALÃO 1 -LUSITANO DE EVORA 2
Campo da Restinga
Árbitro:
Albano Correia, de Braga, assistido por Joaquim Pereira e Xavier Fernandes,
SALÃO: Miguel Leal; Ricardo André, André Freitas, Joel e Ricardo Correia; Carlos Oliveira; Rui Faria, Diogo Pereira, Celso Pereira e José Humberto; Décio Fialho (Cap.) (59m, Pedro Pavão).
Suplentes: Hugo André; Manu, Luís Souto, Tizi e Ruca.
Treinador: Sérgio Gomes
Disciplina: Cartão Amarelo para Celso Pereira, Ricardo André e Joel Rodrigues
LUSITANO D'EVORA: Luís Santos; Miguel Rosa, Francisco Carrego, André Peixe e Miguel Barreto; Octávio, Rubem Varela e Sérgio Charuto; Luís Coelho (82m, Pedro Pontes), Victor Borrego (58m, Barbosa) e David Faianco (81m, David Gomes).
Suplentes. Tiago Gomes; Ezequiel, João Candeias e Letras.
Treinador: Rui Carvalho
Disciplina: Cartão Amarelo para Francisco Carrego, Sérgio Charuto e Luís Santos.

Com o coração cheio de esperança e a alma a transbordar de confiança assim se apresentaram os salonenses em procura do seu 1º triunfo a nível nacional, alicerçados no regresso do seu talentoso capitão, Décio Fialho, após arreliadora e prolongada lesão e mais animados ficaram com o remate forte de Carlos Oliveira a levar a bola a passar muito rente ao poste.
No entanto, com o passar do tempo, cedo deu para ver que o Lusitano além de um maior poder atlético, sempre importante nestes escalões, aliava mais ritmo competitivo e um fio de jogo mais consistente que o levava a usufruir de domínio territorial a meio campo, empurrando o Salão para a sua área e obrigando Miguel Leal a intervenções de grande mérito.
Mas, porque o futebol tem este sortilégio, seria o Salão a marcar num excelente remate de Zé Humberto a obter golo de belo efeito e a "fazer explodir de alegria o coração dos adeptos da sua freguesia".
Animaram os jovens do Salão e tremelicaram os do Évora, os quais acabariam por ser felizes a dois minutos do intervalo quando, na marcação de um livre na linha média adversária, Rubem Varela com um pontapé pleno de intenção e colocação restabeleceu a igualdade, que se aceitava como justa no final dos primeiros 40 minutos.
No reinicio da partida o Salão mostrou mais e melhor disposição ofensiva e Rui Faria esteve muito perto do golo num pontapé cruzado a obrigar Luís Santos a defesa difícil para canto, sendo no entanto sol de pouca duração já que embora o Salão desse mais réplica, em relação à 1º parte, a verdade é que o Lusitano, com o decorrer do jogo, foi demonstrando ser mais equipa e com melhores soluções ofensivas, acabando por marcar o segundo golo, por David Faianco, num lance em que esteve desatenta a defensiva da casa, logo ela que tem sido a base das grandes conquistas do Salão, dando liberdade a mais a quem não enjeitou a oportunidade, surgida de um contra-ataque provindo de uma perda de bola a meio campo, de carimbar a sua primeira vitória nesta 2º fase, assim entregando ao Salão a lanterna vermelha.
Com esta vantagem no marcador o Lusitano preocupou-se em defender o magro triunfo e o Salão, embora reagindo bem, inclusive Joel foi para a frente do seu ataque, mostrou-se impotente para pelo menos chegar ao empate, que poderia ter surgido no cair do pano caso Carlos Oliveira tivesse sido mais expedito no remate ou, pelo menos, dado melhor direcção ao dito cujo efectuado à entrada da área.
Vitória que se aceita como justa para quem foi mais equipa e mais a procurou, mas nunca é demais o parabanizar os jovens do Salão pela maneira digna e valorosa como se vem exibindo e defendendo o título de Campeão Regional, demonstrando e justificando, se tal ainda fosse necessário, que tal conquista não foi obra do acaso, mas obtida, isso sim, com muito mérito, muito embora ainda não tenha saboreado nesta fase nacional o doce sabor da vitória.
Quanto ao trabalho do trio de arbitragem, vindo de Braga, sem ser perfeito não teve contudo influência directa no resultado.

Informação gentilmente cedida por Manuel Lino

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100411_GDS_Lusitano

BENFICA vs. SALÃO "A ODISSEIA"

Foi uma autêntica Odisseia a deslocação dos Juvenis do Salão a Lisboa, para visitar o Sport Lisboa e Benfica. A comitiva saiu do Salão e para chegar a Lisboa necessitou de fazer a travessia do canal de barco, já no Pico seguiu no avião da TAP para a Terceira e finalmente a chegada à capital. Sem duvida cansativo para quem no dia seguinte teria de defrontar o colosso Benfica.
No entanto, e já em relação ao jogo, este cansaço não foi aparente a julgar pela entrada forte e corajosa dos Azuis da Restinga. Quando se esperava uma diferença dispare entre os conjuntos eis que o Salão entrou ao ataque e nos primeiros cinco minutos apenas se jogou no meio campo encarnado e com uma grande oportunidade de golo por Tiziano que cabeceou muito rente ao poste da baliza do gigante brasileiro do Benfica. Ficava uma bela imagem do representante dos Açores e um aviso aos encarnados, pois viram que teriam pela frente uma equipa com vontade de discutir o jogo pelo jogo. Após este ímpeto o treinador do Benfica puxou pelos seus jogadores, para que estes efectuassem um futebol mais directo de forma a encostar o Salão na sua defesa e começasse a haver mais jogo no meio campo forasteiro. Apesar deste futebol directo e de muitas solicitações para a área de Miguel Leal, o Salão segurou o nulo até ao último minuto do primeiro tempo, altura em que Joel Rodrigues estava fora do terreno a receber assistência e o Benfica aproveitou a sua superioridade numérica, devido à ausência do gigante central azul, para fazer o primeiro da tarde.
Logo depois veio o intervalo para o merecido descanso numa tarde de muito sol e temperatura alta. No reinício do segundo tempo, os encarnados vieram muito fortes e decididos a aumentar a vantagem, para não sofrer nenhum dissabor desta boa surpresa que era o Salão. Com dois golos nos primeiros dez minutos da segunda metade, os encarnados resolveram a decisão do vencedor do encontro e já quando se pensava que se assistiria a uma goleada, puro engano pois o Salão nunca atirou a toalha ao chão e deu muita luta o que fez do jogo uma partida equilibrada e interessante. A postura recta, sem faltas e com muito Fair Play dos jogadores do Salão levou a que os jogadores do Benfica também respeitassem a equipa do Salão e nunca facilitaram até ao fim, até porque nos últimos minutos foi dos Azuis a maior pressão na busca do tento de honra, mas com este avanço surge um contra ataque rápido dos Vermelhos e aparece o quarto e último golo da partida. Terminava logo depois o jogo e a enorme experiência dos jogadores e treinador do Salão que tiveram uma oportunidade única na vida, que com certeza souberam retirar uma aprendizagem e uma experiência, que não se consegue adquirir quando se lê um livro ou sem tem uma formação sobre futebol. Após esta jornada o Salão que estava em segundo lugar no grupo, desceu para terceiro visto o Estoril ter vencido o Lusitano de Évora.

Realce ainda para a claque Fúria Azul que se deslocou em apoio à sua equipa, eram quinze os elementos da freguesia do Salão que também muito sofreram para conseguir sair do Faial e chegar a Lisboa. Desde uma viagem de semi-rígido até ao Pico, deslocação na Sata até São Miguel e só depois a viagem final para a Capital. É preciso ter fé na sua equipa e dedicação, mas o momento justificava e para a história ficam as grandes aventuras, tal como está a ser a prestação do Salão neste Nacional.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100407_SLB_GDS

quinta-feira, 15 de abril de 2010

3º ANIVERSÁRIO DO BLOG "O bote"

Três anos, trezentas e oitenta e uma reportagens e 49.681 visitas... Estes são os números no 3º aniversário do blog "O bote".
O bote, nasceu no dia da bênção do bote baleeiro Senhora do Socorro (15 de Abril de 2007) pela necessidade de fazer chegar a quem estava longe fotos deste acontecimento.
Muitos foram os temas tratados nestes últimos três anos, o registo da história presente de uma freguesia que, ao contrário do que muitos pensam, possui alguma dinâmica permitindo manter este blog sempre em constante actualização. Um blog que pretende promover uma acção activa do leitor, estando aberto aos seus comentários e a publicar informações cedidas pelos mesmos sobre a nossa freguesia, a sua história, eventos da actualidade e as suas gentes. Mais recentemente foi implementado no blog um forum para desta forma mais facilmente os leitores puderem colocar as suas ideias... o resultado tem sido muito positivo.
Agradeço a todos os que até hoje me apoiaram neste projecto e continuo disponível para desenvolver este trabalho que com o vosso contributo poderá ser mais e melhor.

PARABÉNS AO BLOG "O bote".

terça-feira, 6 de abril de 2010

GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO VS. LUSITANO DE ÉVORA

O Grupo Desportivo do Salão, contando para a terceira jornada do Nacional de Juvenis, irá defrontar o Lusitano de Évora, no próximo Domingo, dia 11 de Abril, no Campo da Restinga, na nossa freguesia de Salão, pelas 11h00m.
Tendo em conta o excelente trabalho que toda a equipa tem realizado e a oportunidade que estão a dar à freguesia e à ilha ao receberem equipas de grande nível é mais do que justo que toda a freguesia e ilha se unam para apoia-los. Por isso vamos encher o campo da Restinga e fazer a festa.
Rapazes não puderei estar presente neste jogo mas estarei em pensamento trocendo para que tudo corra pelo melhor... eu acredito em vocês e agradeço as alegrias que nos têm dado.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

AUSÊNCIA

O bote informa a todos os seus leitores que estará ausente até dia 18 de Abril. Todas as noticias até esta data serão actualizadas apartir deste dia. Alguma noticia mais importante poderá ser publicada pelos leitores no fórum aqui ao lado.

A PÁSCOA, NA FREGUESIA DO SALÃO...

A Vigília Pascal, realizou-se Sábado, designado como Sábado Santo, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, freguesia de Salão, pelas 21h00m, com todas as cerimónias respectivas deste dia.
No Domingo, dia 04 de Abril, celebrou-se o Domingo de Páscoa ou da Ressurreição com missa cantada e a liturgia a relembrar este momento da vida de Jesus.
Para mais informações sobre as cerimónias destes dias e outras notas interessantes favor consultar os links seguintes:
http://obote.blogspot.com/2008/03/viglia-pascas-sbado-santo.html
http://obote.blogspot.com/2008/03/pscoa.html
(Favor clicar nas imagens abaixo para visualizar álbum de fotos)

20100403_Sabado_Santo

20100404_Domingo_Pascoa

SEXTA-FEIRA SANTA

Um dia de silêncio, o dia que relembramos, nós cristãos, a morte de Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo para dar a vida por nós. Um dia de jejum e abstinência intensamente vivido na nossa comunidade. A Celebração da Paixão do Senhor e Sagrada Comunhão, realizou-se na nossa Paróquia, pelas 15h00m. O relato da Paixão, como vem sendo costume realizou-se a três vozes contando também a participação do povo, num ambiente mais pesado que as celebrações habituais, sem luzes, nem flores e com os santos cobertos. Após a liturgia segui-se a Adoração da Cruz e para finalizar a Eucaristia, cujas partículas foram consagradas no dia anterior.
Este ano ao contrário do que tem acontecido nos outros anos não se realizou a tradicional Via Sacra que partia das ruínas da antiga igreja do Salão até ao Império.
Para mais informações sobre as cerimónias deste dia favor consultar o link seguinte:
http://obote.blogspot.com/2008/03/sexta-feira-santa.html

(Clicar nas imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos)
20100402_Sexta_Feira_Santa

QUINTA-FEIRA SANTA

As celebrações deste dia, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, Salão, tiveram o seu inicio pela 21h00m, com a realização de Missa cantada, em que se relembrou a instituição da eucaristia, a última ceia e cerimónia de lava-pés. Esta última, os apóstolos foram representados por seis irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e outros seis irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, envergando as respectivas opas. Também como vem sendo hábito, no fim desta cerimónia foi ofertado aos doze irmãos um limão enrolado num pequeno guardanapo com uma moeda enfiada no mesmo. Este pequeno símbolo relembra o acto de Jesus quando lavou os pés aos apóstolos, sabendo o que iria acontecer de seguida e a forma como Judas o iria trair por um saco de moedas.

Após a Missa, seguiu-se a Adoração ao Santíssimo, até às 24h00m, com o terço rezado.

Para mais informações sobre as cerimónias deste dia favor consultar o link seguinte: http://obote.blogspot.com/2008/03/quinta-feira-santa.html

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100401_Quint_Feira_Santa

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SPORT LISBOA E BENFICA VS. GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO













O Grupo Desportivo do Salão, contando para a segunda jornada do Nacional de Juvenis, irá defrontar o Sport Lisboa e Benfica, no próximo dia 07 de Abril, no Caixa Futebol Campos, Academia do Benfica, no Seixal, pelas 15h00m (14h00m, hora dos Açores).
Os adeptos do Salão poderão acompanhar este jogo através da transmissão em directo, pela Benfica TV ou através da Rádio Antena 9 onde os resultados e comentários estarão a cargo de Reinaldo Teles.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets