segunda-feira, 26 de abril de 2010

FEZ-SE HISTÓRIA

Foi escrita mais uma página de ouro na história do Grupo Desportivo do Salão e do futebol Faialense. Falamos claro do jogo entre o Salão e o Benfica que se disputou ontem, Domingo dia 25 de Abril de 2010, no campo da Restinga. As bancadas estavam repletas de pessoas, era o primeiro jogo oficial dos Encarnados na nossa ilha a contar para o campeonato Nacional. A anteceder o jogo, o Salão recebeu as faixas de Campeão da Associação de Futebol da Horta e de Campeão Açoriano. Destaque para o facto de ser o pai ou mãe de cada jogador a colocar a faixa no seu filho. Logo de seguida foi entregue pelo presidente desta Associação, Eduardo Pereira e pela gerente da Caixa Geral de Depósitos as taças de Campeão da Associação de Futebol da Horta e dos Açores respectivamente. Cerimonia esta acompanhada de muitos fotógrafos, o momento justificava assim como a taça de campeão Açoriano, impunha-se pelo seu tamanho e beleza. Após este momento alto teve inicio o jogo da 5ª jornada do Nacional de Juvenis. O Salão jogou na primeira parte do lado da terra para o mar, e beneficiava do vento que soprava com alguma intensidade. Tal facto fez com que os Azuis conseguissem encostar os Encarnados para o seu meio campo e criassem algumas ocasiões de golo. Já com trinta minutos de jogo o nulo ainda prevalecia, mas a maior capacidade física do Benfica veio ao de cima e numa jogada de insistência e com um potente remate fora da área, o Benfica faz o primeiro golo por Miguel Herlein. Desta feita não teve hipótese Miguel Leal, que já tinha sido o primeiro a brilhar na Restinga com uma defesa espectacular num livre frontal à sua baliza. Logo depois do golo do Benfica, foi o Salão que podia ter chegado ao empate, numa jogada rápida de Rui Faria, que obriga o central Cafu a atrasar a bola para o seu guarda-redes e este falha o ponta pé no esférico, que por muito pouco saiu ao lado da baliza dos Vermelhos. Na sequência do canto foi Joel Rodrigues que quase consegue rematar com êxito, mas a defesa Benfiquista foi lesta a afastar a bola da zona de perigo. Já perto do intervalo surge o segundo golo dos Encarnados, Bruno Gaspar, melhor jogador do Benfica, entra na área e remata cruzado sem hipóteses de defesa.
Após o intervalo, o Benfica beneficiou do factor vento e consegue marcar por mais três ocasiões fixando o resultado final em 0-5.
Fica no entanto a imagem e a atitude da equipa Saloense, em especial na primeira meia hora que soube segurar uma equipa semi-profissional e criou algum nervosismo no adversário. Enquanto teve força o Salão demonstrou ter argumentos para discutir o jogo e os seus jogadores demonstraram ter valor para estar incluídos num plantel como o do grande Benfica. Após o final do jogo que teve como árbitro um juiz de Viseu, os jogadores e treinador Azuis dirigiram-se à sua claque Fúria Azul com a enorme taça de Campeão dos Açores de forma a agradecer todo o seu apoio dado durante os 80 minutos de jogo. Foi de facto um elemento importante na motivação da sua equipa e no proporcionar o espectáculo sempre entoando cânticos.
Quando falta apenas uma jornada para terminar a II fase do Campeonato Nacional, onde o Salão se desloca a Évora para defrontar o Lusitano no próximo Domingo, dia 2 de Maio, fica a despedida por esta época da Restinga em jogos oficiais, e uma despedida que será sempre recordada, o jogo com o Benfica.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)


20100425_GDS_SLB

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets