sexta-feira, 21 de março de 2008

SEXTA-FEIRA SANTA

Na Sexta-feira Santa, depois de escutarmos o relato da paixão, fazemos um gesto muito significativo: perante a apresentação da Cruz, aclamamos e aproximamo-nos pessoalmente para a adorar como sinal da nossa gratidão pelo que Jesus fez por nós entregando-se à morte de cruz, reconciliando-nos assim com Deus. Por isso que as imagens dos santos são retiradas das Igrejas ou cobertas por um pano roxo, cor que significa penitencia, fraqueza. Na Sexta-feira Santa devemos olhar apenas para a cruz, para Jesus Crucificado. Não se celebra a Eucaristia, porque Eucaristia é festa, e nesse momento, tudo se volta para o sofrimento de Jesus, por isso não celebramos missas, mas sim a Paixão de Cristo. Fazemos a celebração da Paixão, adoração da Cruz e distribuição da comunhão, onde as hóstias foram consagradas no dia anterior. É o dia das penitencias, dia de jejum, devemos evitar comer alimentos que nos dão prazer, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, nem o vinho é consumido durante a missa. (Em http://www.nominuto.com/cidades/os_simbolos_da_semana_santa/16869/)

Um dia de silêncio, o dia que relembramos, nós cristãos, a morte de Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo para dar a vida por nós. Um dia de jejum e abstinência intensamente vivido na nossa comunidade. A Celebração da Paixão do Senhor e Sagrada Comunhão, realizou-se na nossa Paróquia, pelas 15h00m. O relato da Paixão, como vem sendo costume realizou-se a três vozes, num ambiente mais pesado que as celebrações habituais, sem luzes, nem flores e com os santos cobertos. Após a liturgia segui-se a Adoração da Cruz e para finalizar a Eucaristia, cujas partículas foram consagradas no dia anterior.

Às 19h30m, realizou-se a Via Sacra, organizada pelo Grupo de Jovens da Paróquia, teve o seu inicio junto à antiga igreja do Salão, seguindo pela Rua da Igreja, descendo a Chã até à Estrada Regional e percorrendo a mesma até ao Império, onde terminou com o terço rezado por todos os presentes.

Marília Medeiros

(Clicar nas imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos)

Celebração da Paixão
Via Sacra de Sexta-feira Santa

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets