domingo, 23 de março de 2008

VIGÍLIA PASCAL (SÁBADO SANTO)

Segundo uma antiquíssima tradição, esta é uma noite de vigília em nome do Senhor (Ex 12, 42), noite que os fiéis celebram, segundo a recomendação do Evangelho (Lc 12, 35 ss.), de lâmpadas acesas na mão, à semelhança dos servos que esperam o Senhor, para que, quando Ele vier, os encontre vigilantes e os faça sentar à sua mesa.
A Vigília desta noite ordena-se deste modo: depois de um breve lucernário (primeira parte), a santa Igreja medita nas maravilhas que o Senhor, desde o princípio dos tempos, realizou em favor do seu povo confiante na sua palavra e na sua promessa (segunda parte: liturgia da palavra), até ao momento em que, ao despontar o dia da ressurreição, juntamente com os novos membros renascidos pelo Baptismo (terceira parte), é convidada para a mesa que o Senhor, com a sua morte e ressurreição, preparou para o seu povo (quarta parte).
Toda a celebração da Vigília Pascal se realiza de noite, isto é, não se pode iniciar antes do anoitecer do Sábado e deve terminar antes do amanhecer do Domingo. (...) (Em http://www.cliturgica.org/artigo.php?id=354)

A Vigília Pascal, realizou-se ontem, Sábado Santo, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, freguesia de Salão, pelas 21h00m, com todas as cerimónias respectivas deste dia. Normalmente, este dia, é também escolhido para a entrada de novos membros na comunidades cristã, através do Baptismo, o que não aconteceu, mas que irá ocorrer hoje Domingo de Páscoa.

Após esta Vigília e como é habitual, os membros do Grupo Coral reuniram-se para uma pequena confraternização, onde não faltou as tradicionais amêndoas da Páscoa.
A todos uma Feliz e Santa Páscoa.
Marília Medeiros
(Clicar no álbum abaixo para visualizar álbum de fotos)
Vigília Pascal

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets