sexta-feira, 21 de março de 2008

QUINTA-FEIRA SANTA

São muitos os ritos que marcam este dia, em que se inicia o Tríduo Pascal.
A Quinta-feira Santa é o dia em que:
- Consagram-se os ÓleosNa Quinta-feira Santa, óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Baptismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. (...) (Em http://www.auxiliadora.org.br/semanasanta.htm)
- Celebra-se a Instituição da EucaristiaNa véspera da festa da Páscoa, como Jesus sabia que havia chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 12, 1).Caía a noite sobre o mundo, porque os velhos ritos, os antigos sinais da misericórdia infinita de Deus para com a humanidade iam realizar-se plenamente, abrindo caminho a um verdadeiro amanhecer: a nova Páscoa. A Eucaristia foi instituída durante a noite, preparando antecipadamente a manhã da Ressurreição. Jesus ficou na Eucaristia por amor (...) (Em http://www.auxiliadora.org.br/semanasanta.htm)
- Relembra-se a Ceia do Senhor (Lava-pés)(...) "Jesus, sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto..." Então, Ele se ajoelhou diante de cada um de seus discípulos e começou a lavar-lhes os pés, em uma atitude de humilhação, fraqueza, súplica e submissão. De joelhos ninguém pode se mover com facilidade nem se defender. João Batista havia dito que ele não era digno nem de desatar as sandálias de Jesus (Mc 1,7). No entanto, Jesus se ajoelha em frente a cada um de seus discípulos. (...) (Em http://www.auxiliadora.org.br/semanasanta.htm)
- Transladação do Santíssimo - A transladação do Santíssimo tem notícias históricas desde o século II. Mas o rito da adoração, na quinta-feira santa entrou na Igreja a partir do século XIII e foi difundindo-se até o século XV.O que mais impulsionou foi a devoção ao Santíssimo Sacramento, a partir da segunda metade do século XIII, época em que o Papa Urbano IV decretou a festa de Corpus Christi para toda a Igreja (em 11 de Agosto de 1264).Foi, portanto, a prática devocional da eucaristia a principal responsável para a adoração ao Santíssimo na quinta-feira santa, após a missa da Ceia do Senhor. (...) (Em http://www.auxiliadora.org.br/semanasanta.htm)
- Desnudação do AltarA desnudação do altar hoje, é um rito prático, com a finalidade de tirar da igreja todas as manifestações de alegria e de festa, como manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela Paixão e Morte de Jesus. (...) (Em http://www.auxiliadora.org.br/semanasanta.htm)
As celebrações deste dia, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, Salão, tiveram o seu inicio pela 20h30m, com a realização de Missa cantada, em que se relembrou a instituição da eucaristia, a última ceia e cerimónia de lava-pés. Esta última, os apóstolos foram representados por seis irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e outros seis irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, envergando as respectivas opas. Também como vem sendo hábito, no fim desta cerimónia foi ofertado aos doze irmãos um limão enrolado num pequeno guardanapo com uma moeda enfiada no mesmo. Este pequeno símbolo relembra o acto de Jesus quando lavou os pés aos apóstolos, sabendo o que iria acontecer de seguida e a forma como Judas o iria trair por um saco de moedas.
Após a Missa, seguiu-se a Adoração ao Santíssimo, até às 23h30m, com leituras e orações próprias deste momento.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Quinta-feira Santa

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets