quinta-feira, 14 de maio de 2009

PROCISSAO DO SANTISSIMO SACRAMENTO

Realizou-se no passado Domingo, 10 de Maio, a Procissão em louvor e adoração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia e ao mesmo tempo, da Comunhão aos Doentes do lado sul da nossa Comunidade que já não podem sair de casa para vir à igreja. A Missa foi celebrada pelas 14h30m, com a participação dos irmãos do Santíssimo Sacramento, tendo sido solenizada pelo Grupo Coral.
Seguiu-se a procissão com o Santíssimo Sacramento, acompanhado pelos Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento Acólitos, Grupo Coral, comunidade e a finalizar a Filarmónica "Lira Campesina Cedrense".
A Procissão efectuou apenas uma paragem, nomeadamente em casa de Ana Garcia Pinheiro onde o sacerdote distribuiu a sagrada comunhão e a bênção do Santíssimo Sacramento.
Este acto de fé terminou por volta das 16h30m, já de volta ao Império, com bênção solene do Santíssimo Sacramento sobre todos aqueles que participaram neste momento de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento e de comunhão solidária aos irmão doentes.
Tanto no Império como pelas ruas e janelas, encontravam-se alguns lugares ornamentados com flores e colchas, não tantas como antigamente. Neste dia, há alguns anos atrás, as pessoas juntavam-se pela manhã para ir apanhar flores e fazerem tapetes com as mesmas, nas ruas e canadas onde a Procissão passava, isto é, quase toda a freguesia se encontrava enfeitada para receber a o Santíssimo Sacramento. Como era habitual todos queriam fazer da sua rua a mais bem ornamentada e iam até às freguesias vizinhas para recolher mais flor, quando eram apanhados pelos lá residentes era correr enquanto as pernas podiam, pois os habitantes das freguesias vizinhas também queriam flores para as suas procissões.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090510_Procissao_Santissimo

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets