quarta-feira, 3 de junho de 2009

TERÇA-FEIRA DE ESPÍRITO SANTO

Realizou-se ontem, dia 02/06/2009, a Terça-feira de Espírito Santo. Deu serviço neste dia o Irmão Fernando Silva e sua família, em representação da Comarca da Lomba.
Os preparativos finais iniciaram logo pela manhã após o tradicional foguete, que tem como objectivo avisar que os trabalhos vão começar.
O cortejo que acompanhou o Divino Espírito Santo saiu da casa do Irmão que deu serviço neste dia até ao Centro de Culto. Chegado ao Centro de Culto da Paróquia este foi recebido pelo pároco que aspergiu todos aqueles que o integravam, seguiu-se Missa cantada em louvor do Divino Espírito Santo com coroação.
Após a Missa, e acompanhado pelo foliões organizou-se de novo o cortejo, para o edifício polivalente da Casa do Povo do Salão, onde à chegada o Pároco benzeu as esmolas que posteriormente foram entregues. O almoço contou com as tradicionais Sopas do Espírito Santo acompanhadas pela carne cozida, a massa sovada, arroz doce, vinho e sumos, não faltando nas mesas os confeitos.
Á noite, pelas 20h30m, antes da mudança da coroa para casa do Irmão de onde o Divino Espírito Santo irá sair no próximo Domingo da Trindade, foi cantado o Terço. No próximo Domingo, Domingo da Trindade, os irmãos da Irmandade do Divino Espírito Santo irão servir neste dia em conjunto, sendo coroado o Irmão José Alvernaz Escobar André em representação de todos os irmãos.
No próximo ano servirão ao Divino Espírito Santo:
- no Domingo de Pentecostes, José Eduíno Pinheiro - Comarca do Centro;
- na Segunda-feira, José Alvernaz Escobar André - Comarca da Lomba,
- na Terça-feira, José Manuel Gomes Escobar - Comarca da Canto.
Clique nos links abaixo para mais informações sobre as Festas de Espírito Santo na freguesia do Salão:
http://obote.blogspot.com/2007/05/festa-do-esprito-santo-no-salo.html
http://obote.blogspot.com/2007/05/domingo-de-pentecostes-no-salo.html
Agradeço a Adolfo Fialho pela cedência de algumas fotos do serviço deste dia.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets