terça-feira, 30 de junho de 2009

SÃO PEDRO NO PORTO DO SALÃO...

São João no mato, São Pedro na costa...
Expressão antiga e muito utilizada nesta época festiva, em que se celebra São João no mato e São Pedro na costa, mais precisamente, aqui na nossa freguesia no Porto de Salão. Ontem, 29/06/2009, recordou-se São Pedro Apostolo, um dos Santos Populares mais conhecido. Um pouco por toda a ilha realizaram-se festas em seu louvor nomeadamente no Bairro da Boavista, Fajã da Praia do Norte e Castelo Branco, onde não faltaram os bons petiscos da época e as marchas populares.
Particularmente no que diz respeito à nossa freguesia, era costume as pessoas se juntarem à tarde no Porto do Salão para fazerem os seus piqueniques, conviverem e se o tempo assim permitisse, tomarem um banho de mar. Também nesse dia, as várias lanchas (mais de meia dúzia) dos pescadores locais era um tal "aviar" pessoas para "bordejarem"(passearem)de barco, inclusive os próprios botes baleeiros. Nestes últimos anos este costume tem vindo a desaparecer, principalmente porque os horários laborais de grande parte da população não o permite. Ontem, por volta das 19h30m na zona balnear de Salão encontrava-se apenas uma familia a comemorar São Pedro e algumas pessoas no bar montando temporariamente neste espaço para dar apoio ao banhistas e outras pessoas que ao final da tarde queiram passar um bom momento de lazer ao sabor de bons petiscos.
Esperemos que no próximo ano São Pedro volte em força, para que este seja novamente um grande dia de festa e convívio entre a população da nossa freguesia.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
20090629_Sao_Pedro

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets