segunda-feira, 11 de julho de 2011

SÃO JOÃO PEQUENINO, NO CABOUCO

No passado, domingo, dia 10 de Julho, no Parque do Cabouco, festejou-se o São João Pequenino.
Os preparativos começaram pela manhãzinha, muito havia a fazer para que pelas 13h00m o almoço estivesse pronto, sendo o prato principal da ementa deste dia Frango de Churrasco, acompanhado por salada, batata frita e pão de alho. O almoço e o programa deste dia foi organizado pela Comissão de Festas da Paróquia do Salão, contando com o apoio da Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta, sendo que os fundo angariados reverterão a favor da construção da nova Igreja do Salão.
Antes do almoço, pelas 11h30m, realizou-se a missa campal, no Parque Florestal do Cabouco, animada pelo Grupo de Jovens que participaram no movimento Oásis. Concelebrou a missa o diácono franciscano, natural da freguesia da Praia do Norte, Bruno Peixoto, que nos ajudou a reflectir sobre a liturgia deste dia.
A festa de São João Pequenino era comemorada antigamente no segundo domingo de Julho, no sitio da Quebrada, onde se juntavam pessoas do Salão e de outras freguesias dos arredores, para fazerem piqueniques e dançarem-se chamarritas. Com a construção do Parque Florestal do Cabouco o Grupo Desportivo do Salão retomou a tradição, por alguns anos perdida, e as pessoas passaram a festejar este dia no referido local por ter melhores condições. Aproximadamente à 20 anos, aquando dos festejos, nesse ano também organizado pelo Grupo Desportivo do Salão, um emigrante que gostou muito desta festa e que tinha conhecimentos de algumas casas de azulejos no continente, deu dinheiro ao Sr. Henrique Escobar a fim deste numa das suas deslocações ao Porto comprar o azulejo dedicado a este santo. No entanto, por diversas razões só no ano passado foi possível a construção do nicho e colocação do respectivo painel, obra executada pela Junta de Freguesia do Salão, ao abrigo da delegação de competências da Câmara Municipal da Horta. De salientar neste facto histórico que há vinte anos no dia em que foi doado o dinheiro para aquisição do painel chovia por quase toda a ilha excepto no Cabouco.

Pelas 15h00m, entrou na eira o Grupo de Chamarritas do Pico com alguns tocadores da ilha do Faial, para numa tarde soalheira e à moda antiga se bailarem chamarritas na eira do Parque do Cabouco até cerca das 21h00m. Durante toda esta tarde de folia, não faltaram no bar bons petiscos. De referir que apesar das más condições atmosféricas muitos foram os que quiseram marcar presença nesta festa.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110710_SaoJoaoPequenino

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets