domingo, 10 de julho de 2011

ENCERRAMENTO DA ESCOLA PRIMÁRIA DO SALÃO

Foi comunicado no Telejornal da RTP-Açores, da passada sexta-feira, dia 9 de Julho de 2011, pela Secretária da Educação, Dra. Claúdia Cardoso o encerramento da Escola Primária do Salão. A Secretária da Educação justificou-se dizendo: «A reestruturação da rede escolar que vai ser levada a efeito justifica-se por diversos considerandos que levam a um objetivo transversal que é o aumento do sucesso educativo através da melhoria das circunstâncias pedagógicas», explicou a secretária regional, numa conferência de imprensa.
Cláudia Cardoso sustentou que se torna necessário evitar o funcionamento das escolas com um único professor que tem na mesma turma alunos do primeiro, segundo, terceiro e quarto ano de escolaridade. in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=61&id_news=520499
Tendo em conta esta noticia os pais e encarregados de educação reuniram-se hoje pelas 21h00m, com o Presidente da Junta de Freguesia do Salão afim exporem as suas preocupações.
É necessário neste momento que toda comunidade se una de forma a mostrar a importância da Escola para a freguesia, uma Escola que tinha já matriculados para o próximo ano lectivo 26 crianças podendo este número ainda aumentar.

8 comentários:

Anónimo disse...

A confirmar-se esta medida é como se o governo estivesse a dar um tiro na freguesia do Salão, deixando-a em estado muito crítico.
Hoje é a escola amanhã o Salão deixará de ser freguesia e passar a ser uma localidade dos Cedros. Com esta medida, a população jovem do Salão dificilmente irá fixar-se na freguesia e provalvemente o número de pessoas vai diminuir.
É importante que a comunidade se una para proteger o seu futuro.
Só gostava de saber o quanto é que o governo irá poupar com esta medida, eu não sei mas não acredito que o orçamento desta escola não deverá ultrapassar os 100mil euros, o que não chega sequer a 1% daquilo que o governo já gastou com os navios!!!!

Anónimo disse...

a ser verdade o que a Srª secretaria da educação vai fazer é uma pena, mas ao fim o que interessa é a educação das crianças mas a nostalgia cai sobre aqueles que naquelas paredes tiveram a base de uma educação repleta de exitos.

Anónimo disse...

Subscrevo o que referiu e mais deve existir união entre todos os pais e freguesia para que a secretária reconsidere pois se a escola fechar a freguesia morre e um dia mais tarde as lamúrias de nada servirão.
Lembrem-se a união faz a força!
Bem hajam e força que estou connvosco e assino abaixo!

Anónimo disse...

Se já estava apreeensivo com as consequências desta medida, ainda fiquei mais preocupado hoje quando soube das esplicações por parte da direcção geral de educação, ou direi melhor as não explicações... enfim...
olavo resendes

Sílvia disse...

Estas medidas são tomadas sem que as autoridades tenham um estudo ou conhecimento das realidades das comunidades/freguesias, porque se pensarem que estas crianças dos 3 aos 9/10 anos vivem a 16 Km da cidade, e que têm condições e alunos suficientes não encerravam a nossa escola.

Anónimo disse...

É com imensa pena que vejo a minha escola que frequentei e que fui das alunas que a inaugurou fechar.
Se retirassem um deputado da Assembleia Legislativa Regional por cada ilha e alguns Directores, etc. etc., muitas destas escolas não necessitavam de fechar as portas, levando as famílias e as crianças a terem uma vida ainda mais agitada e muito desconfotável e a freguesia a ficar cada vez mais isolada, sem crianças sem juventude.É MUITO TRISTE SRª SECRETÁRIA!

Sílvia Fialho disse...

É MUITO TRISTE SRª SECRETÁRIA!

É MUITO TRISTE SRª SECRETÁRIA!

É MUITO TRISTE SRª SECRETÁRIA!

Anónimo disse...

Triste , triste são as tristezas de alguns

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets