quinta-feira, 21 de julho de 2011

"A ESCOLA NÃO É UMA FORÇA VIVA DA FREGUESIA..."

A luta continua. Na passada terça-feira, teve lugar o encontro dos pais encarregados de educação e população em geral com os deputados do Faial do PSD e PS. Quem se dirigiu ao Polivalente do Salão esperava dos deputados do PS algumas respostas, enquanto isso os mesmos informaram que estavam ali para recolher as preocupações e no memorando a dirigir à Secretária da Educação e Formação defender o não encerramento da Escola do Salão. Soube a pouco dado que os pais esperavam mais dos mesmos, sendo representantes do partido no poder. Por seu lado o PSD também comprometeu-se defender os interesses do Salão, fazendo chegar as preocupações a quem de devido.
No dia seguinte foi a vez dos Pais e Encarregados de Educação e à porta fechada, se reunirem com a Directora Regional da Educação e Formação, Dra. Graça Teixeira. Que de forma intrasigente e não dando oportunidade de estudar as soluções colocadas pelo pais foi dizendo que a decisão estava tomada e não havia volta a dar. Por seu lado os Pais continuaram a apresentar soluções viáveis que cairam em saco sem fundo. No final a Dra. Graça Teixeira deu o prazo de uma semana aos Pais para decidirem para onde desejam transferir os seus filhos e que no final desse prazo se os Pais continuarem a recusar assinar, a situação será resolvida por outras formas.
Entre outras frases a que irá marcar a noite é "A escola não é uma força viva da freguesia...". A Educação é um factor essencial para o desenvolvimento dos locais e populações, dai a importância da escola numa comunidade. Infelizmente há quem afirme que "A escola não é uma força viva da freguesia...". Na minha humilde opinião a escola é um elemento de fixação das pessoas nas localidades e nas localidades mais pequenas é o envolvimento de toda a familia no apoio aos educandos, originando assim enraizamento dos mesmos a esses locais e o desenvolvimento das freguesias. Sabemos que neste período complicado que Portugal está a passar o aumento da densidade populacional nos grandes centros, onde se está a centralizar todos os serviços e agora também as escolas, está a originar grandes problemas sociais. Será que é assim que vamos ultrapassar esta crise ou a agravar ainda mais? Com estas medidas qual será o futuro das nossas crianças.
Clique nos links abaixo para visualizar outras noticias sobre este assunto:
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110719_Escola_deputados

20110720_Escola_Directora

4 comentários:

Mariela Rodrigues disse...

Mais uma vez não me espanta o comentário dessa senhora... este governo é pautado de ameaças e assim vai continuar a quem lhes der um "chuto no cú" (desculpem a expressão mas portuguesmente falando...). Ainda o outro dia ouvi na antena 1 que um dos problemas era haver só uma professora para leccionar os 4 anos. Contratem outro!! dahhh Concerteza andam aí a gastar milhões em vão (como é o caso do orçamento para as Festas da Praia, na Terceira...)

Periquito disse...

Tá visto que esta Diretora Regional e a própria Secretária Regional tem de irem para o olho da rua...

SILVIA disse...

A VISITA DESTAS SENHORAS AO SALÃO NÃO VEIO TRAZER NADA DE NOVO. POIS VIERAM NÃO PARA OUVIR OS PAIS AS SUAS PREOCUPAÇÕES E DIFICULDADES, MAS DIZER ESTÁ ENCERRADA E É ISTO E ISTO... PONTO FINAL.
...MAS QUE AUTORITARISMO...

silvia disse...

Os comentários na antena nove de hoje, dr lisete silveira, eugénio leal e josé decqmota, foram dignos e de louvar, pessoas que compreendem as aspirações e preocupações dos pais e o bem que uma escola representa para a freguesia do salão

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets