quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A SALOENSE NÁDIA FURTADO LEVARÁ AS SOPAS DO ESPÍRITO SANTO A PARIS

ESAD de Caldas da Rainha apresenta “Food Landscapes” em Paris

Dez trabalhos do projecto “Food Landscape”, desenvolvidos por alunos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) vão participar em Outubro na SIAL 2010, a maior feira alimentar do mundo, que decorre França.

Adriana Neto, Fábio Fernandes, Joana Rita Cardoso, Joaquim Praçana Bastos, Joneiber Saldanha, Jorge Carreira, Nádia Furtado, Raphael Morais, Rui Lopes e Sónia Rosa são os alunos do curso de Design Industrial cujos trabalhos foram seleccionados para serem apresentados na SIAL.

A participação da ESAD.CR acontecerá em Outubro, em associação com a ESAD de Reims, no âmbito da colaboração entre as duas escolas ao nível do “food design”.

Food landscapes” foi apresentado em Julho na exposição de finalistas da ESAD.CR e pretende propor uma reflexão sobre a percepção dos produtos alimentares. O resultado é a aplicação de comida em propostas contemporâneas recheadas de criatividade, tradição e até ironia.

Veja imagens e descrições todos os projectos elaborados para “Food landscapes” em baixo e saiba mais sobre o projecto na edição em papel do REGIÃO DE LEIRIA de 20 de Julho de 2010.












in http://www.regiaodeleiria.pt/2010/08/esad-de-caldas-da-rainha-apresenta-em-paris-food-landscapes/


Apesar de sermos uma comunidade muito pequena, ao longo dos tempos foram surgindo nomes de saloenses que se destacaram em diferentes áreas. Assim sendo, é com muito prazer que dou os parabéns à nossa conterrânea Nádia Furtado pelo trabalho que desenvolveu e que à levará à maior feira alimentar do mundo que decorre em França. Um trabalho que demonstra o seu potencial como profissional na área em que se formou, Design Industrial, e também a ligação que mantêm às suas raízes.

O projecto teve por base as nossas tradicionais Sopas do Espírito Santo e é descrito da seguinte forma: "Neste projecto procurou-se reinventar as Sopas de Espírito Santo, prato central da festa religiosa mais importante do arquipélago dos Açores. Desenhou-se um pão circular que representa as 9 ilhas do arquipélago que emergem do caldo, representação do mar que as rodeia."

Parabéns Nádia, desejamos-te uma viagem recheada de sucessos até Paris, bem como a concretização dos teus desejos a nível profissional e pessoal.

Sinopse do projecto

As Sopas do Espírito Santo são um prato típico dos Açores que surgiram de uma festividade religiosa que se dá anualmente nos meses de Maio e Julho.

São servidas á população em terrinas de alumínio.

Porém o seu aspecto tradicional não tem visualmente um impacto apelativo ou distinto, é apresentado somente por fatias de pão ensopadas. Assim, foi definida uma nova proposta para o visual desta receita. Foi projectado um suporte combustível feito de pão, que representa a maquete paisagística e geográfica do arquipélago.

Para tal, nesta nova proposta tem que se partir o pão aos bocadinhos, virados para cima, tal como na receita tradicional; e em cima do pão partido colocar o novo suporte projectado; e por último, colocar o caldo.

Apesar desta proposta consistir numa receita tradicional, o resultado final através da sua observação é também uma linda paisagem: os montes formados de pão equivalem as 9 ilhas do arquipélago dos Açores e o caldo é a representação do mar rodeado por elas.
Sinopse resumida do projecto

As Sopas do Espírito Santo são servidas em todo o arquipélago dos Açores durante as festas do espírito santo

As sopas são um caldo que cobre fatias de pão e que é acompanhado de carne à parte.

O Projecto consiste no brilho visual desta receita. É assim exposta uma representação gráfica e geográfica da sua região com especial atenção ao design, da alimentação e da paisagem.

1 comentário:

Periquito disse...

Fiquei siderado!

Nem sei o que mais me espanta!

Se a Salonense nesta Feira Mundial em Paris.

Se a originalidade na tradição - a ideia incrivel de apresentar as ilhas na própria terrina!

Fantástico!

Parabéns!

Parabéns!

Parabéns!

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets