quarta-feira, 18 de agosto de 2010

GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO NO COFIT 2010

COFIT - Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira

Historial do COFIT

O COFIT – Comité Organizador de Festivais Internacionais da Terceira, foi fundado a 15 de Agosto de 1983, na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira – Açores.
Nasceu da necessidade do preenchimento de espaços dedicados à dinamização de actividades de cultura popular, com destaque para as danças e cantares tradicionais.
Mas o COFIT ocupou também um espaço de discussão sobre vertentes diversas da cultura atlântica. Nesse âmbito foram realizadas várias semanas de estudo em áreas como a etnologia, a etnografia e a musicologia.
Agente cultural por excelência, dinamismo e mérito próprio, o COFIT com a organização do seu Festival Internacional de Folclore dos Açores fez com que inscrevesse-o definitivamente, no calendário cultural açoriano, nacional e internacional.
Historial do Festival
Inserido na Região Autónoma dos Açores, a qual é constituída por nove belas e singulares ilhas de origem vulcânica, plantadas no Atlântico Norte, entre os continentes europeu e americano, desde a sua descoberta destacou-se pelo ponto estratégico onde estava geograficamente inserida.
Desde à muito que recebeu diversas culturas das mais longínquas partes do mundo, bem como formas de expressar a vivências das muitos povos.
O Festival Internacional de Folclore dos Açores, vem assim, e na sequência da história que construiu este arquipélago, dar a conhecer às suas gentes, diferentes culturas de diversas regiões do mundo.
O Festival Internacional de Folclore dos Açores, desde o primeiro ano, não se restringiu unicamente à ilha Terceira, sede da organização, mas sim às outras ilhas da Região, revelando-se como um factor válido de dinamização, já que permitiu um intercâmbio de culturas em larga escala.
Nas diversas edições do Festival Internacional de Folclore do Açores, até hoje concretizadas, permitiram que os açorianos, bem como quem nos visita por altura do evento, que visualizassem centenas de grupos, quer do território continental português, quer também, de diversos países, de todos os continentes do mundo.
In http://www.cofit.org/

O XXVI Festival Internacional de Folclore dos Açores, decorreu entre 08 e 14 de Agosto, na ilha Terceira, contou com 15 grupos, cinco dos quais participaram pela primeira vez no certame. Um dos maiores eventos do género na Europa, teve quatro grupos nacionais, de Portugal Continental, Açores e Madeira, e 11 grupos internacionais, entre os quais os de Chipre, Croácia, Suécia, Porto Rico e Lituânia, que são os novos países que participaram. Os restantes grupos folclóricos eram provenientes de Alemanha, Espanha, EUA, Itália, Polónia e México. Cesário Pereira, presidente da organização, considerou que o festival "é uma aposta ganha em termos de turismo e de cultura, porque a qualidade dos grupos tem aumentado de ano para ano". Nesse sentido, frisou que há cada vez mais procura por parte dos grupos estrangeiros, que "este ano têm a maior participação de sempre". A edição deste ano teve um orçamento de 72 mil euros, valor inferior ao das edições anteriores.
Pela segunda vez o Grupo Folclórico do Salão participou neste certame, ficam aqui algumas fotos do evento e link's de fotos do mesmo.

1 comentário:

Periquito disse...

Eu não sei se as pessoas tem a nocção do que é este Festival de Folclore.

Creio que este post dá para exclarer, ou seja isto é um dos principais Festivais de Folcore do País!

Há grupos estrangeiros que já fazem "fila" para irem ao mesmo.

Por isso honra maior ao Grupo Folclórico do Salão pelo prestigiante convite.

Pena não termos tido este ano pela Semana do Mar, a actuação de alguns destes Grupos. que em anos anteriores nos trouxeram folclore de extraordinária qualidade, de outras partes do Mundo. E era tão fácil! Lamente-se. Pois, é a crise.

Com o desejo que tudo tenha decorrido bem na estadia na ilha Terceira.

Abraço, Periquito

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets