sexta-feira, 13 de agosto de 2010

35 ANOS RTP-AÇORES

Para celebrar o trigésimo quinto aniversário de televisão regional nos Açores, a RTP, vai estar nas trintas e cinco freguesias do arquipélago onde vivem menos de quinhentos habitantes. As freguesias que menos visibilidade têm ao longo do ano, e que escondem belezas naturais, gente com histórias de vida por contar, actividade cultural, recreativa e desportiva, habitualmente produzida por “carolas” que dão tudo pelas freguesias e, que tão pouco ou nada recebem em troca. Num formato de programa que simbolicamente vai viver em torno do número “35”, com “35” minutos de duração em outras tantas freguesias dos Açores.

O programa 35 ANOS RTP-AÇORES de autoria e apresentação de Vasco Pernes, produção da RTP-Açores, fotografia e imagem/edição de Rui Machado esteve ontem, quinta-feira, dia 12 de Agosto, pelas 19h00m, no Parque de Campismo da freguesia do Salão. Num formato que tem originado comentários muito positivos, a RTP-Açores tem vindo a promover a cultura e tradições do mundo rural, aproximando esta instituição da população açoriana, da qual é representante.
Ontem este programa foi gravado na nossa freguesia, dando assim a oportunidade de uma comunidade tão pequena como a nossa com cerca de 400 habitantes, mostrar o que de melhor se faz por cá. Após introdução da freguesia feita pelo Sr. Luís Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Salão, foram revividas as memórias da baleação pelo Sr. Luís Borges, não podemos esquecer que o porto do Salão foi o primeiro porto açoriano a receber botes baleeiros e a ter uma companha. Hoje com a proibição da caça à baleia os botes são utilizados para provas desportivas tanto à vela como a remo, aqui entrou Carla Rodrigues, um dos elementos da tripulação do bote da nossa freguesia, o bote Sra. do Socorro.
Relativamente ao artesanato foi demonstrada a cestaria feita pelo Sr. Eduíno Borges, as miniaturas dos carros de bois e entre outras pelo Sr. Manuel da Silva, as balaias pelo Sr. José Correia, o estanho e outras técnicas de artes manuais por Fabiola Silva, as rendas pela Sra. Maria Conceição Medeiros e outras rendas e bordados pela Sra. Noélia Carmo. A jovem promessa Claúdia Furtado também teve a oportunidade para mostrar o seu trabalho no campo da pintura em tela.
Na vertente cultural, tomaram palavra o Jornal "O agir", representado por Carla Silva e que comemora doze anos amanhã dia 14 de Agosto, a D. Ana Maria Serpa em representação da Casa do Povo do Salão e Fernando Rodrigues Presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo.

Das actividades económicas foram destacadas o Restaurante Pasquinha, a apicultura pelo Sr. José Gomes e a Padaria Tradicional de Marco Garcia. No que diz respeito à gastronomia foram apresentadas pela Sra. Maria da Glória Oliveira as tradicionais e singulares Sopas de Espírito Santo da nossa freguesia, a massa sovada e o arroz doce.

É sem dúvida um programa a não perder e com muitos motivos de interesse, que será transmitido na próxima Quinta-feira, dia 19 de Agosto, após o Telejornal Regional da RTP-Açores, por volta das 20h45m.

Parabéns à RTP-Açores por este aniversário e ao autor/apresentador Vasco Pernes do programa 35 ANOS RTP-AÇORES pelo fantástico trabalho que tem realizado trazendo até aos telespectadores um modo diferente de ver a realidade açoriana. É um programa a não perder...

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20100812_35_RTP

5 comentários:

olavo resendes disse...

Parabens a nossa RTP por esta excelente iniciativa.

Anónimo disse...

Obrigado pela forma comovente como fomos recebidos nno Salão. espero que gostem do resultado final um abraço
Vasco pernes e equipa "35"

Marilia Medeiros disse...

Serão sempre bem recebidos, nesta nossa pequena freguesia mas acredito que grande em coração... continuem com programas como este

Rosa Silva ("Azoriana") disse...

Gostei imenso de vos ver. Parabéns também à autora deste blogue que foi divulgado e ainda bem.
Também estive numa das freguesias da Terceira - Serreta, que festejou os 35 anos da RTP Açores.

Grande abraço

Periquito disse...

Belo programa. Creio que a freguesia esteve praticamente a 100% representada, pena a ausência de uma das principais "bandeiras" do Salão; o seu Rancho Folclórico, mas por um motivo até de elevado orgulho: a participação no Festival do COFIT.

E até deu, embora duma forma muito fugaz, para conhecer a "nossa" Marilia, autora deste belo Blogue.

Parabéns à aniversariante RTP-Açores.
Parabéns ao Vasco Pernes por estes programas, que, duma forma original, festejam o aniversário da TV Açoriana.

Por fim também os meus parabéns, na pessoa do amigo Luis Rodrigues, à Junta de Freguesia do Salão, que bem soube apresentar e divulgar as gentes do Norte do Faial.

E, claro, um carinho especial a todos os que se predispuseram a apresentar os seus talentos e trabalhos na divulgação da cultura, tradição, usos, costumes, gostos e sabores da freguesia baleeira.

Bem Hajam!

Abraço, Periquito

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets