O Salão entrou forte no jogo e aproveitando o facto de estar a favor do forte vento que se sentia na Restinga, pressionou o adversário desde o inicio e ao intervalo já vencia por três a zero. Primeiro golo foi marcado por Carlos Oliveira de forma acrobática, após a sequência de um canto, logo nos primeiros minutos de jogo. Pouco depois foi a vez de Décio Fialho fazer o gosto ao pé, com um golo marcado de livre directo, fazendo a bola passar por toda a defesa, sem que ninguém lhe tocasse. Já perto do intervalo Zé Humberto finalizou com êxito, uma grande penalidade a favor da equipa da casa.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
ABERTURA DA ÉPOCA DESPORTIVA
SALAO MUSIC FEST
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
A SALOENSE NÁDIA FURTADO LEVARÁ AS SOPAS DO ESPÍRITO SANTO A PARIS
Dez trabalhos do projecto “Food Landscape”, desenvolvidos por alunos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) vão participar em Outubro na SIAL 2010, a maior feira alimentar do mundo, que decorre França.
Adriana Neto, Fábio Fernandes, Joana Rita Cardoso, Joaquim Praçana Bastos, Joneiber Saldanha, Jorge Carreira, Nádia Furtado, Raphael Morais, Rui Lopes e Sónia Rosa são os alunos do curso de Design Industrial cujos trabalhos foram seleccionados para serem apresentados na SIAL.
A participação da ESAD.CR acontecerá em Outubro, em associação com a ESAD de Reims, no âmbito da colaboração entre as duas escolas ao nível do “food design”.
“Food landscapes” foi apresentado em Julho na exposição de finalistas da ESAD.CR e pretende propor uma reflexão sobre a percepção dos produtos alimentares. O resultado é a aplicação de comida em propostas contemporâneas recheadas de criatividade, tradição e até ironia.
Veja imagens e descrições todos os projectos elaborados para “Food landscapes” em baixo e saiba mais sobre o projecto na edição em papel do REGIÃO DE LEIRIA de 20 de Julho de 2010.
in http://www.regiaodeleiria.pt/2010/08/esad-de-caldas-da-rainha-apresenta-em-paris-food-landscapes/
O projecto teve por base as nossas tradicionais Sopas do Espírito Santo e é descrito da seguinte forma: "Neste projecto procurou-se reinventar as Sopas de Espírito Santo, prato central da festa religiosa mais importante do arquipélago dos Açores. Desenhou-se um pão circular que representa as 9 ilhas do arquipélago que emergem do caldo, representação do mar que as rodeia."
Parabéns Nádia, desejamos-te uma viagem recheada de sucessos até Paris, bem como a concretização dos teus desejos a nível profissional e pessoal.
Sinopse do projectoAs Sopas do Espírito Santo são um prato típico dos Açores que surgiram de uma festividade religiosa que se dá anualmente nos meses de Maio e Julho.
São servidas á população em terrinas de alumínio.
Porém o seu aspecto tradicional não tem visualmente um impacto apelativo ou distinto, é apresentado somente por fatias de pão ensopadas. Assim, foi definida uma nova proposta para o visual desta receita. Foi projectado um suporte combustível feito de pão, que representa a maquete paisagística e geográfica do arquipélago.
Para tal, nesta nova proposta tem que se partir o pão aos bocadinhos, virados para cima, tal como na receita tradicional; e em cima do pão partido colocar o novo suporte projectado; e por último, colocar o caldo.
Apesar desta proposta consistir numa receita tradicional, o resultado final através da sua observação é também uma linda paisagem: os montes formados de pão equivalem as 9 ilhas do arquipélago dos Açores e o caldo é a representação do mar rodeado por elas.
Sinopse resumida do projecto
As Sopas do Espírito Santo são servidas em todo o arquipélago dos Açores durante as festas do espírito santo
As sopas são um caldo que cobre fatias de pão e que é acompanhado de carne à parte.
O Projecto consiste no brilho visual desta receita. É assim exposta uma representação gráfica e geográfica da sua região com especial atenção ao design, da alimentação e da paisagem.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
SALAO MUSIC FEST
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
SALÃO (35 ANOS RTP-AÇORES)
http://obote.blogspot.com/2010/08/35-anos-rtp-acores.html
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO NO COFIT 2010
Historial do COFIT
O COFIT – Comité Organizador de Festivais Internacionais da Terceira, foi fundado a 15 de Agosto de 1983, na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira – Açores.
Nasceu da necessidade do preenchimento de espaços dedicados à dinamização de actividades de cultura popular, com destaque para as danças e cantares tradicionais.
Mas o COFIT ocupou também um espaço de discussão sobre vertentes diversas da cultura atlântica. Nesse âmbito foram realizadas várias semanas de estudo em áreas como a etnologia, a etnografia e a musicologia.
Agente cultural por excelência, dinamismo e mérito próprio, o COFIT com a organização do seu Festival Internacional de Folclore dos Açores fez com que inscrevesse-o definitivamente, no calendário cultural açoriano, nacional e internacional.
Historial do Festival
Inserido na Região Autónoma dos Açores, a qual é constituída por nove belas e singulares ilhas de origem vulcânica, plantadas no Atlântico Norte, entre os continentes europeu e americano, desde a sua descoberta destacou-se pelo ponto estratégico onde estava geograficamente inserida.
Desde à muito que recebeu diversas culturas das mais longínquas partes do mundo, bem como formas de expressar a vivências das muitos povos.
O Festival Internacional de Folclore dos Açores, vem assim, e na sequência da história que construiu este arquipélago, dar a conhecer às suas gentes, diferentes culturas de diversas regiões do mundo.
O Festival Internacional de Folclore dos Açores, desde o primeiro ano, não se restringiu unicamente à ilha Terceira, sede da organização, mas sim às outras ilhas da Região, revelando-se como um factor válido de dinamização, já que permitiu um intercâmbio de culturas em larga escala.
Nas diversas edições do Festival Internacional de Folclore do Açores, até hoje concretizadas, permitiram que os açorianos, bem como quem nos visita por altura do evento, que visualizassem centenas de grupos, quer do território continental português, quer também, de diversos países, de todos os continentes do mundo.
In http://www.cofit.org/
O XXVI Festival Internacional de Folclore dos Açores, decorreu entre 08 e 14 de Agosto, na ilha Terceira, contou com 15 grupos, cinco dos quais participaram pela primeira vez no certame. Um dos maiores eventos do género na Europa, teve quatro grupos nacionais, de Portugal Continental, Açores e Madeira, e 11 grupos internacionais, entre os quais os de Chipre, Croácia, Suécia, Porto Rico e Lituânia, que são os novos países que participaram. Os restantes grupos folclóricos eram provenientes de Alemanha, Espanha, EUA, Itália, Polónia e México. Cesário Pereira, presidente da organização, considerou que o festival "é uma aposta ganha em termos de turismo e de cultura, porque a qualidade dos grupos tem aumentado de ano para ano". Nesse sentido, frisou que há cada vez mais procura por parte dos grupos estrangeiros, que "este ano têm a maior participação de sempre". A edição deste ano teve um orçamento de 72 mil euros, valor inferior ao das edições anteriores.
Pela segunda vez o Grupo Folclórico do Salão participou neste certame, ficam aqui algumas fotos do evento e link's de fotos do mesmo.
20100814_COFIT |
NIGHTPARTY
CHEGADA DOS GRUPOS
PASSEIO TURISTICO
DESFILE PRAIA DA VITORIA
ABERTURA DO FESTIVAL Parte1
FESTAS SAO MATEUS
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
35 ANOS RTP-AÇORES
Das actividades económicas foram destacadas o Restaurante Pasquinha, a apicultura pelo Sr. José Gomes e a Padaria Tradicional de Marco Garcia. No que diz respeito à gastronomia foram apresentadas pela Sra. Maria da Glória Oliveira as tradicionais e singulares Sopas de Espírito Santo da nossa freguesia, a massa sovada e o arroz doce.
É sem dúvida um programa a não perder e com muitos motivos de interesse, que será transmitido na próxima Quinta-feira, dia 19 de Agosto, após o Telejornal Regional da RTP-Açores, por volta das 20h45m.
Parabéns à RTP-Açores por este aniversário e ao autor/apresentador Vasco Pernes do programa 35 ANOS RTP-AÇORES pelo fantástico trabalho que tem realizado trazendo até aos telespectadores um modo diferente de ver a realidade açoriana. É um programa a não perder...
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100812_35_RTP |
BODAS DE OURO E DE PRATA MATRIMONIAIS
in Jornal "O agir", de Segunda, 9 de Agosto de 2010
BODAS DE PRATA MATRIMONIAIS DE JOSÉ JORGE E LUCINDA SILVA
SACRAMENTO DO BAPTISMO: VITORIA ESCOBAR DUARTE CORREIA
SACRAMENTO DO BAPTISMO: BERNARDO MIGUEL CARDOSO SILVEIRA
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
O SALÃO NA SEMANA DO MAR 2010
Actualmente organizada pela Câmara Municipal da Horta, embora com o contributo de outras entidades ligadas aos desportos náuticos e ao turismo, entre as quais assume particular destaque o Clube Naval da Horta, o evento abarca diversas provas desportivas de diferentes modalidades, enchendo e embelezando a Baía da Horta, o Canal entre o Faial e o Pico e a Baía de Porto Pim. É extenso e rico o conjunto de acontecimentos, contando com regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros, provas de remo, canoagem, jet-ski, natação, pólo aquático e pesca desportiva, entre muitos outros.”
in http://www.semanadomar.net/
É desta forma que o site oficial do maior evento organizado na ilha do Faial nos define a Semana do Mar. Uma semana de festa e convívio que movimenta todos os quadrantes da nossa sociedade. Não é apenas uma festa da cidade mas sim, uma festa da ilha em que todos os dias cada freguesia apresenta o melhor que tem, tanto nas provas desportivas, como nas actuações dos grupos, no artesanato, gastronomia, etc… Muitos seriam os pontos de reportagem desta festa, vou deixar aqui apenas um pequeno cheirinho da participação do Salão este ano na Semana do Mar 2010 cujo tema foi “100 ANOS DE REPÚBLICA 100 ANOS DE HISTÓRIA”.
PARÓQUIA DO SALÃO - PASTELARIA
A Paróquia do Salão, com o objectivo de angariar fundos para a construção da nova igreja do Salão, trouxe este ano uma vez mais até à Semana do Mar um espaço dedicado à pastelaria.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100801_Pastelaria |
GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO
Na terça-feira, dia 3 de Agosto, o Grupo Folclórico do Salão apresentou-se nesta Semana do Mar 2010, no Palco Avenida 25 de Abril. No final da actuação teve lugar as tradicionais e muito procuradas chamarritas abertas ao público. Infelizmente não possuo registos desta actuação.
PROVA DE BOTES BALEEIROS - CASA DO PESSOAL DA RTP: REGATA DE VELA
A baía da Horta recebeu na tarde de Sábado, dia 7 de Agosto, um espectáculo único com a prova de botes baleeiros. Foram ao todo 24 botes que, à vela, e com o vento a soprar de feição, fizeram recordar a muitos a velha e audaciosa actividade de caça à baleia que foi, durante anos, o sustento destas gentes. O bote “Capelinhos” da freguesia do Capelo foi quem conseguiu levar a sua companha a melhor porto…Em segundo lugar classificou-se o bote “Nossa Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco. Na terceira posição ficou o bote da Freguesia da nossa freguesia, o “Sra. Socorro”, com o oficial Pedro Garcia, sendo a restante a tripulação composta por Carla Rodrigues, Fernando Rodrigues, Gilbert Furtado, João Pereira, Pedro Escobar e Tiago Escobar.
Fotos do bote Sra. do Socorro em prova, gentilmente cedida por Sara Isidoro.
CORSO ETNOGRÁFICO “100 ANOS DE REPÚBLICA 100 ANOS DE HISTÓRIA”
O Corso Etnográfico “100 ANOS DE REPÚBLICA 100 ANOS DE HISTÓRIA” com representação das freguesias da ilha do Faial, há excepção da vizinha freguesia dos Cedros, teve este ano o seu percurso pelos seguintes locais Praça da República/Largo Duque de Ávila e Bolama/Largo Manuel de Arriaga. Abrindo este corso desfilou o Grupo de Motards da Ilha do Faial, seguindo-se a Rainha da Semana do Mar 2010, Renata Borges, eleita entre nove candidatas no concurso que se realizou na Quarta-feira, dia 4 de Agosto, na Sea Garden Disco, discoteca oficial da Semana do Mar 2010, localizada no Parque da Juventude.
- Angustias – A Bandeira Nacional
- Conceição – Evolução da Bandeira Portuguesa
- Salão - "Autonomia" A autonomia dos Açores foi o resultado de um processo com mais um século de história. É neste âmbito que a Junta de Freguesia do Salão, traz a este cortejo a representação de um dos símbolos: a Bandeira dos Açores.
Na Bandeira domina as cores azul e branco e no seu encontro um açor protegido por nove estrelas que representam as ilhas. No canto superior esquerdo, o escudo nacional.
- Praia do Almoxarife – Símbolos da 1ª República
- Matriz – Viva a República
- Ribeirinha – O peso da mudança: Monarquia versus República
- Flamengos – O Presidente da República, Almirante Américo Tomás na inauguração do Aeroporto da Aerohorta
- Feteira – Centenário do Império de São Pedro
Para mais informações e fotos da Semana do Mar 2010 poderá aceder ao site: http://www.semanadomar.net/
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100808_Corso |
E assim foi a participação do Salão na Semana do Mar 2010...
FÉRIAS FIXES 2010
Este ano as Férias Fixes receberam 14 participantes, estando responsáveis pela orientação dos mesmos Ana Moitoso e Jorge Gomes.
Sem dúvida um evento de louvar por proporcionar às crianças um contacto directo e diário com o desporto bem como de novas experiências para as mesmas.
Fotos e informação gentilmente cedida pela Junta de Freguesia do Salão.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100730_Ferias_Fixes |