sábado, 7 de março de 2009

IGREJA DAS CINCO CHAGAS, SÃO JOSÉ, CALIFORNIA

Devido à emigração que ao longo dos tempos tem feito parte da história do povo do Salão, podemos encontrar conterrâneos espalhados por muitos locais do mundo. O exemplo mais marcante da emigração foi o fenómeno do Vulcão dos Capelinhos, que levou muitos faialenses à procura do Sonho Americano, instalando-se em vários estados deste País.
Um das grandes comunidades faialenses nos EUA encontra-se no estado da Califórnia. Na cidade de São José podemos mesmo encontrar muitos saloenses activos, que se reúnem principalmente em torno das suas raízes espirituais, nomeadamente o culto ao Espírito Santo entre outras celebrações realizadas na sua igreja portuguesa das CINCO CHAGAS.

A igreja das CINCO CHAGAS, ponto de passagem obrigatório para quem vai de visita à Califórnia, situa-se a Oriente da Rua Santa Clara, n.º 1375. A paróquia foi fundada 8 de Novembro de 1914 e a construção desta igreja ficou concluída em 1919. É uma réplica da Igreja de Braga, em Portugal e grande parte do material que foi utilizado na sua construção veio da Exposição Panamá-Pacífico realizada São Francisco, em 1915. Esta igreja tem sido o centro das comunidade portuguesa em São José (Califórnia) ao longo dos anos, bem como de toda a comunidade portuguesa no Vale de Santa Clara. Foi dedicada às Cinco Chagas de Cristo pelo Padre Henrique Ribeiro, em 8 de Novembro de 1914.

O trabalho árduo e dedicação de muitas famílias Portuguesas fez com que este belo edifício fosse possível. A história da sua construção é um testemunho vivo do espírito do povo Português. Após ter encerrado a Exposição Panamá-Pacífico, em São Francisco no final de 1915, um grupo de líderes da comunidade pediu para usar a madeira entre outros materiais do Pavilhão Português, para ajudar a construir a Igreja Cinco Chagas. Com vagões e fanfarra trouxeram de São Francisco pelo El Camino Real os materiais para a construção deste edifício. Ao longo do percurso, muitas comunidades Portuguesas os receberam e festejaram este acontecimento. A pedra angular da igreja foi colocada a 1 de Outubro de 1916 e o edifício foi consagrado em 13 de Julho de 1919. A partir de então cresceu o forte apoio para a criação da Igreja Portuguesa das Cinco Chagas.
O edifício é de estilo manuelino e tem sido uma fonte de ligação e orgulho para as mais de oitocentas mil pessoas a vivem na Califórnia e falam Português. Esta igreja foi declarada pela cidade de São José com sendo um marco histórico de interesse público para toda a comunidade. Desde a fundação da Igreja das Cinco Chagas, muitos clérigos têm servido a comunidade Portuguesa, em áreas de solidariedade, religiosas, sócio-cultural e de serviços, bem como o funcionamento de uma escola portuguesa. Junto a esta igreja podemos também encontra a Casa da Irmandade do Espírito Santo de São José.
A igreja encontra-se aberta diariamente das 9:00 até às 11:00 e durante todo o dia ao sábado e ao domingo.
Links relacionados com este tema:
Informação da Portuguese Chamber of Commerce of California e de Délia Escobar, fotos de Délia Escobar.
Tal como esta leitora assídua do blog "O bote" fez, encontro-me receptiva para publicar outras noticias sobre a comunidade saloense fora de portas, para isso basta enviar um e-mail para marilia_medeiros@hotmail.com
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090307_Cinco_chagas

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets