segunda-feira, 23 de março de 2009

DIA DO PAI

O Dia do Pai tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Pais)

Na freguesia de Salão, o Dia do Pai, é celebrado a vários níveis. Na escola da freguesia, as professoras ajudam os alunos a prepararem pequenos trabalhos manuais ou simples cartões, para as crianças oferecerem aos seus Pais. O Grupo Desportivo do Salão tem como patrono São José logo, neste que também é o dia do seu patrono, o clube fundado a 17 Março de 1981, continua os festejos do seu aniversário, pedindo a protecção nas actividades que desenvolvem. Por último, mas não menos importante, a Paróquia celebra o dia de São José, Pai de Jesus, convidando assim todos os fieis à celebração da missa em seu louvor. Este ano a celebração realizada no passado dia 19 de Março, pelas 20h30m, no centro de culto da paróquia contou para além da missa solenizada, com o momento da entrega do Pai-Nosso às crianças do 2º Ano de Catequese, durante o Acção de Graças foi recitado um poema relativo ao Dia de Pai e entregue uma pequena lembrança aos Pais pelas crianças, adolescentes e jovens que frequentam a catequese, entregando cada uma ao seu respectivo Pai. Um pouco por todas as casas e cada um a seu jeito festeja-se este dia.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20090319_Dia Pai

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets