domingo, 8 de março de 2009

VITÓRIA DA ESPERANÇA

O Grupo Desportivo do Salão venceu o Lusitânia, em Angra do Heroísmo, hoje, Domingo, dia 8 de Março de 2009, num jogo que foi disputado no Estádio João Paulo II, pelas 10h30m. Numa deslocação difícil à ilha Terceira, só a vitória interessava para os intentos dos azuis da Restinga, pois para atingir o título de Campeão Regional de Juvenis o Salão teria de vencer os dois jogos que lhes resta disputar. Pode-se então dizer que esta foi a vitória da esperança, pois só assim continua a luta pelo título, que será entregue no próximo Domingo, quando o Salão receber o Marítimo de São Miguel.
Em relação ao jogo da Terceira, o Salão entrou bem e forte, pois já no primeiro jogo na Restinga os Azuis demonstraram ser mais fortes e apesar de estar a jogar na casa do adversário este conseguiu manter a sua superioridade, desta feita conseguiu materializar em golos as oportunidades de que dispôs. Com apenas cinco minutos de jogo, Décio remata forte e colocado, mas o guardião do Lusitânia efectua uma defesa excelente desviando para canto o que poderia ser o primeiro golo. No entanto, o Salão continuou a carregar e era muitas vezes em falta que os defesas verdes paravam os avançados da Restinga. Foi na cobrança de um livre fora da área, batido por Carlos Oliveira em jeito para a cabeça de Zé Humberto que este apenas teve de dizer que sim e colocar a redondinha no fundo das redes. Com o golo, o Salão estabilizou e assim passaram os nervos do inicio do jogo. Foi então que o médio criativo Décio soltou-se e numa jogada individual driblou vários defesas e entregou de bandeja para Zé, que na cara do guarda-redes não tremeu e bisou na partida. Estávamos a meio da primeira parte e até ao final da mesma foi só controlar e deixar passar o tempo até ao descanso.
Após o descanso, o Lusitânia entrou com disposição de mudar o rumo dos acontecimentos, com um futebol mais directo, consegue nos primeiros dez minutos lançar nas costas de Rui Faria um avançado em velocidade e empatar o jogo. Era notável as dificuldades de Rui a jogar a lateral esquerdo, pois o médio estava adaptado devido a Ricardo Correia ter amanhecido doente com gripe e não se encontrava a 100%. Após o empate, Sérgio Gomes coloca Ricardo a aquecer e faz entrar o seu lateral esquerdo, para estancar a avalanche atacante dos verdes por esta ala. Com isto, a segurança defensiva voltou. No entanto, apesar do grande sacrifício de Ricardo Correia, o meio campo dos Azuis facilmente pegou no jogo, lançando os seus avançados em velocidade e logo as oportunidades começaram a surgir, infelizmente ora o guardião verde defendia ora a bola ia ao ferro, como foi o caso de um livre directo de Zé.
Com apenas 20 minutos para se jogar e em caso de empate era o Marítimo que se sagrava campeão, o treinador da Restinga faz entrar Guilherme, um avançado para o lugar do médio Diogo e assim alarga a frente de ataque com 3 avançados. Com esta alteração abriram-se mais espaços em especial para Décio e Zé, que tão bem se entendem, sendo noutra iniciativa de Décio que levando a bola, ofereceu novo o golo a Zé, que assim desfaz o empate e coloca justiça no marcador.
No entanto, o Salão não retira o pé do acelerador e pressiona o Lusitânia, neste momento já só se jogava no meio campo verde, surgindo assim o golo da tranquilidade, Décio Fialho pela esquerda entra em velocidade sobre os defesas e consegue ficar na cara do guarda-redes e ai foi só efectuar um chapéu sublime, que nem o alto guardião verde conseguiu suster. Com este tento e com mais cinco minutos para se jogar, o Salão faz recuar Décio e Zé para o meio campo na ajuda a Carlos Oliveira, ficando apenas Guilherme na frente e foi já nos descontos que este avançado consegue ficar com apenas um defesa pela frente e num bonito drible ultrapassa-o e remate colocado, mas o guarda-redes sacode para canto, foi a ultima jogada pois o árbitro da partida deu por terminado o encontro, fechando assim com um resultado de 4-2 a favor do Salão.
À chegada ao aeroporto da Horta os jogadores foram recebidos por algumas dezenas de adeptos que desta forma quiseram demonstrar o seus apoio e felicitar os mesmos pelo resultado obtido. Esta recepção foi sem dúvida uma surpresa para alguns jogadores que sentiram e comentaram entre si que pareciam profissionais a chegar após um momento de glória.
Neste momento, a classificação é a seguinte:
Marítimo – 6 pontos
Salão – 4 pontos
Lusitânia – 4 pontos
Resta apenas uma jornada, onde será encontrado o campeão, o jogo é na Restinga já no próximo Domingo dia 15 de Março, pelas 10h30m com o Salão a receber o Marítimo da ilha de São Miguel.
Informações técnicas de Sérgio Gomes, fotos do viagem e do jogo gentilmente cedidas por Dionisio Silva.
20090308_Lusitânia_GDS_Fotos gentilmente cedidas por Dionisio Silva
20090308_GDS_chegada

3 comentários:

Anónimo disse...

opa' foram dois defesas na foi so' um!!! =P

Anónimo disse...

Não é facil guilherme xD

Anónimo disse...

Domingo pode ficar na memória
Do Salão e de toda a gente
Os Juvenis já fizeram história
"Avante Salão Crescente"!!!
...
Todos os Saloneneses a apoiar
Mas sem nos jovens criar pressões
Para que no fim se possa gritar
"Campeões, Campeões, nós somos Campeões!!!"
"Ednarg Ogima"

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets