quarta-feira, 13 de agosto de 2008

FESTA DO ESPÍRITO SANTO EM SÃO JOSÉ, CALIFÓRNIA

Realizou-se no passado mês de Junho, nomeadamente nos dias 28 e 29, a Festa em Louvor do Divino Espírito Santo, organizada pela Irmandade do Espírito Santo de São José, na Califórnia.
A festa começa uma semana antes, com o Terço rezado e a Salvé Rainha cantada à moda antiga, como se faz na nossa freguesia, na capelinha da I.E.S. (Irmandade do Espírito Santo). Este local foi a primeira Igreja das Cinco Chagas que serve a comunidade Portuguesa em São José. Esta Igreja surgiu há 94 anos como uma pequena capela, em simultâneo com a fundação da I.E.S.. A actual Igreja situa-se ao lado do espaço pertencente ao I.E.S. e onde se localiza a Capela inicial, tendo sido construída com a ajuda de 304 famílias portuguesas.

Todos os anos no último fim-de-semana de Junho, a I.E.S. organiza esta festa que junta entre 5 a 6 mil pessoas, sendo a maior festa portuguesa na cidade de São José, Califórnia, EUA.
No Sábado, a festa começa com a Missa Campal, é seguida por actuações de Grupos Folclóricos, artistas vindos de fora, sendo que este ano contou com a actuação de duas marchas de São João e por fim baile ao ar livre e dentro do edifício da I.E.S. cantigas ao desafio à moda da Terceira.
No Domingo, há o desfile que saindo da I.E.S. passa pela Igreja dirigindo-se em frente até ao local, onde estão situados alguns espaços comerciais cujos proprietários são portugueses, nomeadamente:
- o "Café Docanto" cujos donos são Liduíno e Cristina Pinheiro (a Cristina é saloense filha do José e da Filomena Ramos);
- "Cristiano Fotógrafo", faialense que se radicou nos EUA e que na altura do Vulcão realizou uma enorme reportagem fotográfica deste acontecimento, passados 50 anos, o filho actual proprietário do estabelecimento colocou uma pequena mostra deste momento da nossa história a decorar a montra;
- entre outros estabelecimentos comerciais a destacar ainda um pequeno supermercado recheado de produtos portugueses.
A este local dão o nome de "Little Portugal" (Pequeno Portugal).


Incorporam o desfile cerca de 30 Rainhas vindas de vários pontos da Califórnia , mulheres ou homens com cestos de rosquilhas, como se faz na ilha do Pico, foliões com origem nas tradições das diferentes ilhas açoreanas, bandas filarmónicas e as Rainhas da I.E.S. de São José entre outras entidades. São duas as Rainhas desta Irmandade: a Rainha Pequena e a Rainha Grande. Ambas são acompanhadas pelas suas aias e à frente destas, casais aos quais se chamam meninos das flores. No final vem os directores e o presidente acompanhados pelas esposas. Este ano foi Presidente o Sr. Henrique, casado com Elisabete Oliveira, nascida no Salão é filha de Maria Olivia Duarte e de José Ferreira.
Depois do desfile há a Missa com a Coroação das Rainhas, seguindo-se almoço de Sopas do Espírito Santo servidas no salão I.E.S. para todos os que os presentes, sem necessidade de convite. Fora do edifício começa o arraial com quermesse, arrematações, actuação de Bandas Filarmónicas e outros grupos e no bar não faltam os bons petiscos com o sabor a Portugal.
De referir ainda, que nesta cidade existe um grande número de emigrantes Açoreanos, o que leva a estas festas possuírem uma grande componente das tradições das nossas ilhas.

Informações e fotos gentilmente cedidas por Adélia Escobar.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
IES San Jose

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets