terça-feira, 4 de março de 2008

VIA SACRA

A Via Sacra, ou caminho da cruz, tem a sua origem na devoção dos primeiros cristãos de Jerusalém. Piedosamente emocionados, percorriam o caminho que Jesus tinha seguido para ir da Cidade Santa ao Calvário. O sangue divino tinha empapado aquela terra, aquelas pedras. Conheciam o lugar exacto onde a Virgem Maria O tinha encontrado, onde Simão de Cirene O tinha ajudado... até chegaram ao sítio preciso onde os soldados fincaram o madeiro na rocha. Esta devoção revestiu múltiplas formas ao longo dos séculos, até que São Leonardo de Porto Maurício (+ 1751) estruturou a Via Sacra em catorze estações. Depois do Concílio Vaticano II, foi-se estendendo o costume de acrescentar uma estação que recordasse a ressurreição vitoriosa de Jesus. Assim o fez também, na solene "Via Sacra do Coliseu", Sua Santidade João Paulo II, em 1991 e noutros anos. Esta nova estação tem as suas raízes nas celebrações antiquíssimas de Jerusalém, e foi recomendada pela Santa Sé no "Directório sobre a piedade popular e a Liturgia", publicado em 2002. (em Via Sacra, Caminho-Morte-Ressurreição, de Padre Joaquín Alliende-Luco)Por quase todas as paróquias da nossa ilha, a população reune-se, um dia por semana, durante a quaresma, para meditar o percurso até ao Calvário, a crucificação, morte e ressureição de Jesus.
Na nossa freguesia, e já há longos anos, que o Domingo à tarde é escolhido para a realização da Via Sacra. Antes do sismo, de 9 de Julho de 1998, a mesma era feita na Igreja Paroquial, onde se podiam observar quadros ao longo da mesma, com pinturas representativas de cada estação. Após o sismo, com a deslocação da Igreja para o Império do Divino Espírito Santo, com a perda dos referidos quadros da Via Sacra, houve a necessidade de improvisar, criando-se pequenas gravuras como se pode visualizar no álbum de fotos. Mas esta razão não foi impedimento para um grupo de devotos continuar com a tradição da Via Sacra, que contou este ano com o apoio das crianças, adolescentes e jovens das diversas classes de catequese, continuando assim a meditar no percurso de Jesus, nomeadamente:
1ª estação - Jesus é condenando à morte
2ª estação - Jesus leva a Sua cruz
3ª estação - Jesus cai pela primeira vez
4ª estação - Jesus encontra a Sua Mãe
5ª estação - Simão de Cirene ajuda Jesus a levar a cruz
6ª estação - A Verónica enxuga o rosto de Jesus
7ª estação - Jesus cai pela segunda vez
8ª estação - Jesus encontra as mulheres de Jesrusalém
9ª estação - Jesus cai pela terceira vez
10ª estação - Jesus é despojado das suas vestes
11ª estação - Jesus é pregado na cruz
12ª estação - Jesus morre na cruz
13ª estação - Jesus é descido da cruz
14ª estação - Jesus é colocado no sepulcro
15ª estação - Jesus ressuscita de entre os mortos
No passado Domingo, dia 2 de Março, pelas 16h30m e numa celebração de apenas 30 minutos, orientada pelo Pde. José Alvernaz, meditou-se mais uma vez sobre o caminho da cruz, fica aqui um pequeno apontamento fotográfico do momento.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Via Sacra

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets