quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

SEMANA DESPORTIVA E CULTURAL 2008, NO SALÃO

A SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL 2008, no Salão, decorreu entre 28 de Janeiro e 08 de Fevereiro, apesar dos jogos já se terem iniciado a 26 de Novembro. Este ano contou o seguinte programa, já publicado, a saber:
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008
Pelas 20h00m, no Polidesportivo do Salão, decorreram as finais do Torneio de Sueca e de Cassina. Ficando da seguinte forma as classificações:
Torneio de Sueca:
- 1º - Lurdes Silva e Maria Angelina
- 2º - Manuel Silva e Maria Veneranda
- 3º - José Jorge e Luís Borges
- 4º - José Manuel Gomes e Evaristo Rosa
- 5º - José Alberto e Fátima Norte
- 6º - Manuel Celestino e Luís Andrade
- 7º - Liseta André e Carlos André
- 8º - Dionísio Silva e Carla Silva
- 9º - Paula Pinheiro e Maria Silvina
Torneio de Cassina:
- 1º - José Jorge e Luís Borges
- 2º - Dionísio Silva e Manuel Caetano
- 3º - Manuel Silva e Maria Veneranda
- 4º - José Manuel Gomes e Evaristo Rosa

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorreram as finais do Torneio de Snooker Júnior e Badminton. Com as seguintes classificações:
Torneio de Snooker Júnior:
- 1º - José Isaías Goulart
- 2º - Miguel Goulart
- 3º - Décio Fialho
- 4º - Jorge Gomes
- 5º - José Humberto Mendonça
- 6º - Carlos Oliveira
- 7º - Filipe Vilela

Torneio de Badminton:
- 1º - Décio Fialho
- 2º - Álvaro Fialho
- 3º - Ricardo André
- 4º - Carlos Oliveira
- 5º - Miguel Goulart
- 6º - Filipe Vilela
- 7º - João Silva
- 8º - José Martins
- 9º - Nelson Silveira

Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, teve lugar as finais do Torneio de Snooker Sénior e Matraquilhos. Seguem-se as classificações:
Torneio de Snooker Sénior:
- 1º - Nelson Escobar
- 2º - Nuno Pinheiro
- 3º - José A. Furtado
- 4º - Nelson Silva
- 5º - Jorge Goulart
- 6º - Filipe Sousa
- 7º - Nuno Rosa
- 8º - Nelson Silveira
- 9º - José Martins
- 10º - Tomás Goulart
Torneio de Matraquilhos:
- 1º - Nelson Escobar e Sérgio Duarte
- 2º - Carlos Oliveira e Décio Fialho
- 3º - José Humberto e Jorge Gomes
- 4º - Nuno Pinheiro e Filipe Sousa
- 5º - José Isaías e Nuno Rosa
- 6º - José André e Ricardo André
- 7º - Nelson Silveira e José Martins
- 8º - Gina Silva e Nelson Silva
- 9º - Davide André e Sílvia Fialho
- 10º - Filipe Vilela e João Silva
- 11º - Miguel Goulart e Jorge Norte

Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2008
Pelas 14h30m, no Polivalente do Salão, decorreram as finais do Torneio de Sueca, do Centro de Convívio de Idosos. As classificações foram as seguintes:
- 1º - Maria Lurdes e Maria Angelina
- 2º - Maria Jesus e Veneranda
- 3º - Manuel da Silva e Irene Lima
- 4º - Maria Liduína e Maria Augusta
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, foi a vez das finais do Torneio de Ténis de Mesa, as classificações foram as seguintes:
- 1º - Álvaro Fialho
- 2º - Jorge Filipe Gomes
- 3º - Nelson Escobar
- 4º - Carlos Oliveira
- 5º - José Martins
- 6º - Nuno Rosa
- 7º - José Isaías Goulart
- 8º - Nelson Silveira
Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2008
A Semana Desportivo e Cultural foi até à Escola, pelas 12h00m, realizou-se um almoço oferecido pela Junta de Freguesia do Salão, e pelas 15h15m final do Torneio de Voleibol.
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Tiro e de Setas, as classificações foram as seguintes:
Torneio de Tiro:
- 1º - Fernando Rodrigues
- 2º - Nelson Escobar
- 3º - Afonso Pereira
- 4º - Davide André
- 5º - José Martins
- 6º - Nelson Silva
- 7º - Tomás Goulart
- 8º - Vítor Serpa
- 9º - Jorge Goulart
- 10º - Gina Silva
- 11º - José Isaías Goulart
- 12º - Flávio Serpa
- 13º - Filipe Vilela
- 14º - Miguel Goulart
- 15º - Nelson Silveira
- 16º - João Paulo Silva
- 17º - Cláudio Silveira
Torneio de Setas:
- 1º - José Martins
- 2º - Afonso Pereira
- 3º - Fernando Rodrigues
- 4º - João Paulo Silva
- 5º - Vítor Serpa
- 6º - José Isaías Goulart
- 7º - Tomás Goulart
- 8º - Flávio Serpa
- 9º - Filipe Vilela
- 10º - Miguel Goulart
- 11º- Nelson Silveira
- 12º - Vítor Serpa
- 13º - Tomás Goulart
- 14º - Claúdio Silveira
Também pelas 20h00m, mas no Polidesportivo do Salão, decorreram as finais do Torneio de Truque e Dominó, as classificações foram as seguintes:
Torneio de Truque:
- 1º - Manuel Caetano e José Américo
- 2º - José Jorge e Luís Borges
- 3º - José Manuel Gomes e Evaristo Rosa
Torneio de Dominó:
- 1º - José Jorge e Luís Borges
- 2º - Manuel Caetano e Dionísio Silva
- 3º - Manuel Silva e Maria Veneranda

Sábado, 09 de Fevereiro de 2008
Infelizmente e devido às condições atmosféricas, a tarde de Sábado, que teria o seu inicio pelas 14h30m, no Polidesportivo do Salão, com actividades diversas, nomeadamente uma tarde infantil com Gincana de Bicicletas e Jogos Diversos, Tracção à Corda e a final do Torneio de Bilro, viu o seu programa um pouco alterado. Os poucos resistentes aproveitaram a tarde, no pavilhão, junto ao polidesportivo, para um jogo animado de bilro, enquanto as crianças aprendiam a andar em andas e a jogar diversos jogos.

Pelas 20h30m, no Polivalente do Salão, teve lugar a Noite Cultural, que contou com:
- Exposições:
- Arranjos Florais;
- Produtos regionais (nomeadamente mel, produzido na nossa freguesia);
- Artesanato;
- Exposição organizada pela Escola BI/JI do Salão, alusiva ao tema Vulcão dos Capelinhos, composta por fotografias da nossa freguesia na década de 50 e 60,desenhos das crianças com as mesmas descrevem o vulcão e alguns trabalhos manuais sempre com base nos mesmo tema;
- Artesanato do Centro de Convívio dos Idosos.

Pelas 21h00m, foi a vez de subir a Palco o Grupo de Teatro "Nós Outros", da freguesia da Ribeirinha, com a peça “Um Funeral Anulado”. Um original de Sãozinha Freitas, conta-nos a história de um hilariante mal entendido. Ascensão, interpretada por Lúcia Maciel, é uma mulher solitária e desmazelada, que nutre um amor incondicional pelo seu cão, que por sua vez sofreu de uma morte inesperada, sendo atropelado. Baltazar, interpretado por José Manuel, é apaixonado por Ascensão, no entanto esta só têm olhos para o seu cão. Com a morte deste, poderá Baltazar ter uma chance… Dr. Firmino, interpretado por Carlos Correia, é um médico veterinário, que prestará os últimos socorros a Ascensão. Glória, interpretada por Laçalete Lopes, é uma loiraça, boa como o milho, a mais amiga pela frente, a mais falsa por trás. É perita em armar confusões e despachar situações. Clara, interpretada por Maria do Carmo, é mulher sem papas na língua. Amiga inseparável de Glória. Perto desta não passa de um pau mandado. Odília e Alvarina, as vizinhas, quando não estão a rezar ocupam-se do alheio. Lúcia, interpretado por Renata, filha de Glória, muito esquisita com a comida, não gosta de nada e tudo engorda. Por fim Anabela, interpretada por Daniela, é filha de Clara, tida por doida, vê mortos vivos.
O enredo desta peça gira à volta de um mal entendido, em que todos julgam que Ascensão morreu, reflecte o oportunismo que algumas personagens querem tirar da situação. Muitas vezes o mesmo se passa na realidade. Em relação ao final deixo aqui em aberto para quem tiver oportunidade assistir já no próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 20h00, na Praia do Norte, nova actuação desta peça ou dia 15 de Março, em Castelo Branco.
Os meus sinceros parabéns, a este grupo tão particular, de nove elementos, com idades compreendidas entre os 14 e os 74, que nos demonstram que não existe idade para viver. De salientar, na sua actuação a forma como interagem com a freguesia, adaptando a peça a cada local que passam, tendo sido a mesma estriada na Semana Cultural 2008, na freguesia da Ribeirinha. A encenadora não pretendeu com mesma representar nenhuma figura real, uma vez que estas surgiram do seu imaginário. A encenação e autoria da desta peça estiveram a cargo de Sãozinha Freitas, que desde 2005, já encenou “Os homens não são de fiar” de Amílcar Goulart, e da sua autoria “O marido engatatão”, “Desabafos de uma Mãe”, “O pecado de Marcolina”, “O Idoso e a arte do computador” e agora “Um Funeral Anulado”.
Seguiu-se um convívio de Chamarritas, com um Grupo de Chamarritas da Ilha do Pico e tocadores do Grupo Folclórico do Salão.

Domingo, 10 de Fevereiro de 2008
Pelas 09h00m, decorreu o Torneio Aberto de Pesca Desportiva.
E para finalizar, a décima terceira edição da Semana Desportiva e Cultural 2008,pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorreu a entrega de Prémios seguindo-se o beberete e convívio entre os participantes.

Marília Medeiros

(Clicar nas imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos)

SDCS08_Jogos
SDCS08_Na_Escola
SDCS08_Tarde_Sabado
SDCS08_Arranjos_Expo
SDCS08_Teatro
SDCS08_Chamarritas
SDCS08_Entrega_Premios

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Marília!
Vou embarcar no teu bote, para agradecer à Junta de Freguesia do Salão, o convite dirigido ao grupo de teatro "Nós Outros", possibilitando-nos a apresentação da peça "Um Funeral Anulado". Então em nome do grupo, um obrigado colectivo.
Momentos antes da actuação, havia comentado com os elementos integrantes que tinha esperança da peça agradar e provocar o riso ou até mesmo gargalhadas, tal como acontecera na Ribeirinha, mas que a nossa situação era comparativa a uma equipa de futebol que é geralmente apontada de favorita quando joga em casa. Curiosamente o Salão recebeu-nos tão bem que creio poder afirmar categoricamente que voltámos a nos sentir em casa, claro que para isso, muito terá contribuído a adaptação que fiz à peça, método que repetirei nas actuações já previstas, nomeadamente na Praia do Norte e em Castelo Branco. Obrigada a quem se deslocou de suas casas e nos ofereceu palmas e gargalhadas. Obrigada a ti Marília, pelas fotos que estão excelentes e pela divulgação e registo neste teu espaço. Obrigada pelo brinde, estava muito gostoso, percebendo-se que há da parte de quem faz, muita arte na cozinha. Obrigada ao jornal Incentivo, que nos deu primeira página. E permitam-me que a última palavra vá para "os meus actores" que aceitaram comparecer no Salão às 15horas e ao esforço e sacrifício feitos sobretudo pela Maria do Carmo que esteve em vias de ser substituída por se encontrar doente, menos doente, mas ainda assim não totalmente curada e à Lúcia Maciel que momentos antes soube que o marido ia ser internado. A Junta de Freguesia facilitou os contactos telefónicos com o Hospital, a Lúcia falou com o seu marido, actuou de coração apertado, e depois eu trouxe-a até às urgências.
"No Funeral Anulado" qualquer semelhança com qualquer realidade é pura coincidência.

Marilia Medeiros disse...

Comentário acima publicado de Sãozinha Freitas.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets