quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

CARNAVAL 2008, NO SALÃO

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo Cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas. Actualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira cujos imigrantes são os que levaram o Carnaval para o Brasil, Ovar, Podence, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedra e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras. (Retirado de Wikipédia, Enciclopédia Livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval)

Na nossa freguesia, em que os habitantes são apelidados de foliões, também se festejou o Carnaval.
No dia 01 de Fevereiro, Sexta-feira, e como já vêm sendo costume, a Escola BI/JI do Salão organizou um desfile de fantasias pela freguesia. É sem dúvida uma época do ano em que as crianças vivem com particular emoção, vestindo as personagens do seu imaginário e seus heróis. No final do desfile, teve lugar um pequeno lanche partilhado, muitos jogos e folia.
No Domingo, dia 03 de Fevereiro, no adro do Império, após a Missa Dominical, a freguesia recebeu a Dança de Carnaval vinda da vizinha freguesia dos Cedros. Assistiu-se a um grupo que persiste em manter a tradição e aproveita esta quadra para ao som da música e nos passinhos de dança, deixar os seus recados às entidades e público em geral, sobre o que passa na freguesia. É mais uma forma divertida, de viver o Carnaval.
Os Bailes de Carnaval, no Polivalente do Salão, como já haviam sido noticiados foram Domingo, Segunda-feira e Terça-feira, sempre abrilhantados com o Conjunto 2010.

Mas o Carnaval começa muito antes dos bailes e destes três dias de folia. Os foliões juntam-se com alguma antecedência para preparar as fantasias e desta forma já vão convivendo, antes dos bailes juntam-se bem cedo e acompanhados de alguns petiscos fantasiam-se a rigor.
No Domingo, para além de toda a animação normal destes bailes, houve ainda lugar para o Concurso de Fantasias, saindo como duqueses Inês Goulart e João Pedro Pereira, Príncipe Leonardo Goulart e Princesa Margarida André, Rei e Rainha Pedro e Elisabete Silva.
Na Segunda-feira, também durante o baile, deu-se lugar ao Concurso de Mascarados, todos os participantes deram o seu melhor, para ninguém os reconhecer.
Na Terça-feira, foi a vez do Concurso de Chapéus eram cinco os participantes, a saber:
- Nicole Duarte – Chapéu Prendinha
- Ana Maria Duarte – Chapéu Merenda
- Elisabete Silva – Chapéu do Futuro
- Magna Goulart – Chapéu das Molas
- Vítor Serpa – Chapéu Farol.
Para surpresa e alegria de familiares e amigos, Adélia Escobar, natural do Salão e residente nos E.U.A, leitora assídua do blog, juntou-se a nós estes dias, espero que tenha gostado do nosso Carnaval e desejo uma boa viagem de regresso.
Agora, com a início da Quaresma, e todo o retiro que mesma invoca, resta apenas relembrar estes dias, aqui fica um pequeno apontamento fotográfico dos mesmos.
Obrigado a Álvaro Fialho, pela cedência das fotos dos preparativos do grupo de fantasias, que o mesmo pertencia.


Marília Medeiros

(Clicar nos álbuns abaixo para visualizar fotos)
Carnaval_Escola
Danca_Carnaval_Cedros
Baile_Domingo_Carnaval
Baile_Segunda_Carnaval
Baile_Terca_Carnaval

1 comentário:

Anónimo disse...

É sempre um prazer dançar com uma "diabinha".
Foi sem dúvida um optimo Carnaval.
Olavo Resendes

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets