quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

ARBITRAGEM VERGONHOSA

Realizou-se no passado Sábado, dia 2 de Fevereiro, a segunda jornada do regional de iniciados em futebol.
O Grupo Desportivo do Salão deslocou-se à ilha de São Miguel, para defrontar o Desportivo de São Roque, num jogo que teve o seu início às 17h00.

O Salão apresentou-se com a sua equipa a 100% depois da recuperação do central André Freitas, que muita falta fez contra o Lusitânia, e entrou na partida de peito aberto jogando como é seu hábito, em ataque muito rápido. Quem assistiu estes primeiros minutos deve ter ficado confuso, pois o que se leu na imprensa desportiva Açoriana, era que o São Roque iria ter um jogo fácil, tal era a sua superioridade.
Decorridos que estavam oito minutos de jogo, Diogo Pereira de forma exímia coloca a bola em Décio Fialho e este, ainda com dois defesas pela frente, remata forte e a bola vai embater no poste direito da baliza dos "amarelos" de São Roque, regressando de novo para fora da área, onde o número "dez" do Salão antecipa-se aos defesas contrários e com calma coloca a bola no fundo da baliza.
A equipa do Faial comemorava o golo e até o arbitro apontava para o centro do terreno indicando que o tento já contava, mas o juiz de linha que acompanhava o ataque do Salão ergueu a bandeirola e mandou assinalar falta no ataque do Salão. Começava aqui o que se considera uma "Arbitragem Vergonhosa"! Rude golpe este no animo dos jogadores do Salão que já se viam embalados para uma boa exibição e um adversário nervoso e baralhado.
Retomado o jogo, com faltas duvidosas a meio campo que tinham sempre o sentido da baliza "azul", assim o São Roque começou a pressionar mais e a meio da primeira parte tem uma boa oportunidade, mas sem sucesso com Hugo André a efectuar uma excelente defesa com os pés. Logo depois mais uma contrariedade, Joel Rodrigues, central do Salão, lesiona-se e tem de ser substituído por Adriano Batista. Já perto do intervalo o São Roque consegue inaugurar o marcador num remate de longe e sem perigo aparente, mas o guardião do Salão, com o sol pela frente, hesitou deixando bater a bola na sua frente, sofrendo um “chapéu” evitável.
No início da segunda parte, a equipa do Salão voltou a entrar bem em campo, os jogadores estavam confiantes e do banco vinha o apoio do treinador e do presidente, mas para o árbitro este apoio parece não ser legal…! É interrompido o jogo, o árbitro dirige-se ao banco do Salão e dá ordem de expulsão ao presidente do mesmo, que também exercia funções de delegado da equipa. Quando questionado da razão da expulsão, o árbitro diz não ter que dar satisfações, exigindo que este dirigente se mantenha dentro do balneário não podendo acompanhar o jogo. Com esta atitude os ânimos no banco do Salão exaltaram-se um pouco e foi com a colaboração do delegado da equipa de São Miguel, que o senhor do apito compreendeu que deveria deixar o presidente do Salão ver e acompanhar o resto do jogo, mas na bancada!
Incompetência pura ou maldade nestes actos da equipa de arbitragem? Sabemos bem, o conflito que existe neste momento entre a associação de Angra e Horta, mas não queremos acreditar que estes miúdos de 13 e 14 anos estão a ser vitimas desse ajuste de contas!
Reatado o jogo, São Roque pressionava com intuito de marcar o segundo golo para "matar" o jogo, mas Hugo André com boas defesas evitava o pior. A meio da segunda parte Sérgio Gomes fez entrar Tiziano, um avançado, com o intuito de apostar mais no ataque e pouco depois, surgia o golo para os "Azuis", em que Décio Fialho aparece para concretizar com o seu pé esquerdo, após um livre batido por Carlos Oliveira, para o coração da área do São Roque.
Começava-se a fazer justiça e para alguns surpresa pois dizia-se que o Salão iria sofrer uma goleada na deslocação à casa do campeão de São Miguel. Já perto do final da partida, quando o Salão estava embalado no ataque, o São Roque recupera a bola e sai rápido no contra ataque pela esquerda, com um jogador dos "amarelos" a rematar fraco para dentro da área do Salão, os quatro defesas e o guarda-redes ficaram a ver a bola passar, esperando que fosse sempre o colega do lado a tirar a bola, esta foi terminar dentro da baliza "azul". Ficava assim sentenciado o resultado com 2-1 para o São Roque.
No final, a desilusão e tristeza dos jogadores do Salão estava patente nos seus rostos, foram muitas as lágrimas no balneário, pois estes miúdos de 13 e 14 anos não compreendiam porque lhes tinham feito tanto mal!
Nesta altura, os responsáveis do Salão voltaram a pedir explicações ao árbitro, mas como é óbvio há coisas inexplicáveis!
Ficará sem dúvida na história a boa imagem do Desportivo do Salão, como excelente representação do futebol Faialense.
Na próxima jornada o Salão folga e joga-se o Lusitânia – S. Roque. O próximo jogo dos "Azuis" é no dia 16 de Fevereiro, na Terceira, para uma semana mais tarde receber o campeão de São Miguel.
Fica aqui para os interessados, uma outra perspectiva do jogo pelo site Desporto Sem Paralelo - http://www.desportosemparalelo.com/noticia.php?id=7116
Informações técnicas do jogo por Sérgio Gomes e fotos de Dionísio Silva.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

SMGSaoRoque_GDS

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets