Clique no link para ver como é que o Portal da Saúde explica este tema: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+sangue/colheita+de+sangue.htm
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
DAR SANGUE É AMOR
Clique no link para ver como é que o Portal da Saúde explica este tema: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+sangue/colheita+de+sangue.htm
UM REGIONAL AMARGO
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
GDS_SMGSao |
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
NA BAGAGEM VEIO A VITÓRIA...
O próximo jogo é decisivo, vamos todos apoiar a nossa equipa, até ao Sintético dos Flamengos, já este Sábado, dia 23 de Fevereiro, pelas 16h00m.
Caso o Salão vença o jogo ainda é possível o Grupo Desportivo do Salão aspirar a ser Campeão Regional, seguindo depois para os Nacionais.
Lusitania_ |
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
SEMANA DESPORTIVA E CULTURAL 2008, NO SALÃO
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008
Pelas 20h00m, no Polidesportivo do Salão, decorreram as finais do Torneio de Sueca e de Cassina. Ficando da seguinte forma as classificações:
Torneio de Sueca:
- 1º - Lurdes Silva e Maria Angelina
- 2º - Manuel Silva e Maria Veneranda
- 3º - José Jorge e Luís Borges
- 4º - José Manuel Gomes e Evaristo Rosa
- 5º - José Alberto e Fátima Norte
- 6º - Manuel Celestino e Luís Andrade
- 7º - Liseta André e Carlos André
- 8º - Dionísio Silva e Carla Silva
- 9º - Paula Pinheiro e Maria Silvina
- 1º - José Jorge e Luís Borges
- 2º - Dionísio Silva e Manuel Caetano
- 3º - Manuel Silva e Maria Veneranda
- 4º - José Manuel Gomes e Evaristo Rosa
Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008
Torneio de Snooker Júnior:
- 1º - José Isaías Goulart
- 2º - Miguel Goulart
- 3º - Décio Fialho
- 4º - Jorge Gomes
- 5º - José Humberto Mendonça
- 6º - Carlos Oliveira
- 7º - Filipe Vilela
Torneio de Badminton:
- 1º - Décio Fialho
- 2º - Álvaro Fialho
- 3º - Ricardo André
- 4º - Carlos Oliveira
- 5º - Miguel Goulart
- 6º - Filipe Vilela
- 7º - João Silva
- 8º - José Martins
- 9º - Nelson Silveira
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, teve lugar as finais do Torneio de Snooker Sénior e Matraquilhos. Seguem-se as classificações:
Torneio de Snooker Sénior:
- 1º - Nelson Escobar
- 2º - Nuno Pinheiro
- 3º - José A. Furtado
- 4º - Nelson Silva
- 5º - Jorge Goulart
- 6º - Filipe Sousa
- 7º - Nuno Rosa
- 8º - Nelson Silveira
- 9º - José Martins
- 10º - Tomás Goulart
- 1º - Nelson Escobar e Sérgio Duarte
- 2º - Carlos Oliveira e Décio Fialho
- 3º - José Humberto e Jorge Gomes
- 4º - Nuno Pinheiro e Filipe Sousa
- 5º - José Isaías e Nuno Rosa
- 6º - José André e Ricardo André
- 7º - Nelson Silveira e José Martins
- 8º - Gina Silva e Nelson Silva
- 9º - Davide André e Sílvia Fialho
- 10º - Filipe Vilela e João Silva
- 11º - Miguel Goulart e Jorge Norte
Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2008
- 1º - Maria Lurdes e Maria Angelina
- 2º - Maria Jesus e Veneranda
- 3º - Manuel da Silva e Irene Lima
- 4º - Maria Liduína e Maria Augusta
- 1º - Álvaro Fialho
- 2º - Jorge Filipe Gomes
- 3º - Nelson Escobar
- 4º - Carlos Oliveira
- 5º - José Martins
- 6º - Nuno Rosa
- 7º - José Isaías Goulart
- 8º - Nelson Silveira
Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2008
A Semana Desportivo e Cultural foi até à Escola, pelas 12h00m, realizou-se um almoço oferecido pela Junta de Freguesia do Salão, e pelas 15h15m final do Torneio de Voleibol.
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Tiro e de Setas, as classificações foram as seguintes:
Torneio de Tiro:
- 1º - Fernando Rodrigues
- 2º - Nelson Escobar
- 3º - Afonso Pereira
- 4º - Davide André
- 5º - José Martins
- 6º - Nelson Silva
- 7º - Tomás Goulart
- 8º - Vítor Serpa
- 9º - Jorge Goulart
- 10º - Gina Silva
- 11º - José Isaías Goulart
- 12º - Flávio Serpa
- 13º - Filipe Vilela
- 14º - Miguel Goulart
- 15º - Nelson Silveira
- 16º - João Paulo Silva
- 17º - Cláudio Silveira
Torneio de Setas:
- 1º - José Martins
- 2º - Afonso Pereira
- 3º - Fernando Rodrigues
- 4º - João Paulo Silva
- 5º - Vítor Serpa
- 6º - José Isaías Goulart
- 7º - Tomás Goulart
- 8º - Flávio Serpa
- 9º - Filipe Vilela
- 10º - Miguel Goulart
- 11º- Nelson Silveira
- 12º - Vítor Serpa
- 13º - Tomás Goulart
- 14º - Claúdio Silveira
Também pelas 20h00m, mas no Polidesportivo do Salão, decorreram as finais do Torneio de Truque e Dominó, as classificações foram as seguintes:
Torneio de Truque:
- 1º - Manuel Caetano e José Américo
- 2º - José Jorge e Luís Borges
- 3º - José Manuel Gomes e Evaristo Rosa
Torneio de Dominó:
- 2º - Manuel Caetano e Dionísio Silva
- 3º - Manuel Silva e Maria Veneranda
Sábado, 09 de Fevereiro de 2008
- Exposições:
- Arranjos Florais;
- Produtos regionais (nomeadamente mel, produzido na nossa freguesia);
- Artesanato;
- Exposição organizada pela Escola BI/JI do Salão, alusiva ao tema Vulcão dos Capelinhos, composta por fotografias da nossa freguesia na década de 50 e 60,desenhos das crianças com as mesmas descrevem o vulcão e alguns trabalhos manuais sempre com base nos mesmo tema;
- Artesanato do Centro de Convívio dos Idosos.
Pelas 21h00m, foi a vez de subir a Palco o Grupo de Teatro "Nós Outros", da freguesia da Ribeirinha, com a peça “Um Funeral Anulado”. Um original de Sãozinha Freitas, conta-nos a história de um hilariante mal entendido. Ascensão, interpretada por Lúcia Maciel, é uma mulher solitária e desmazelada, que nutre um amor incondicional pelo seu cão, que por sua vez sofreu de uma morte inesperada, sendo atropelado. Baltazar, interpretado por José Manuel, é apaixonado por Ascensão, no entanto esta só têm olhos para o seu cão. Com a morte deste, poderá Baltazar ter uma chance… Dr. Firmino, interpretado por Carlos Correia, é um médico veterinário, que prestará os últimos socorros a Ascensão. Glória, interpretada por Laçalete Lopes, é uma loiraça, boa como o milho, a mais amiga pela frente, a mais falsa por trás. É perita em armar confusões e despachar situações. Clara, interpretada por Maria do Carmo, é mulher sem papas na língua. Amiga inseparável de Glória. Perto desta não passa de um pau mandado. Odília e Alvarina, as vizinhas, quando não estão a rezar ocupam-se do alheio. Lúcia, interpretado por Renata, filha de Glória, muito esquisita com a comida, não gosta de nada e tudo engorda. Por fim Anabela, interpretada por Daniela, é filha de Clara, tida por doida, vê mortos vivos.
O enredo desta peça gira à volta de um mal entendido, em que todos julgam que Ascensão morreu, reflecte o oportunismo que algumas personagens querem tirar da situação. Muitas vezes o mesmo se passa na realidade. Em relação ao final deixo aqui em aberto para quem tiver oportunidade assistir já no próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 20h00, na Praia do Norte, nova actuação desta peça ou dia 15 de Março, em Castelo Branco.
Os meus sinceros parabéns, a este grupo tão particular, de nove elementos, com idades compreendidas entre os 14 e os 74, que nos demonstram que não existe idade para viver. De salientar, na sua actuação a forma como interagem com a freguesia, adaptando a peça a cada local que passam, tendo sido a mesma estriada na Semana Cultural 2008, na freguesia da Ribeirinha. A encenadora não pretendeu com mesma representar nenhuma figura real, uma vez que estas surgiram do seu imaginário. A encenação e autoria da desta peça estiveram a cargo de Sãozinha Freitas, que desde 2005, já encenou “Os homens não são de fiar” de Amílcar Goulart, e da sua autoria “O marido engatatão”, “Desabafos de uma Mãe”, “O pecado de Marcolina”, “O Idoso e a arte do computador” e agora “Um Funeral Anulado”.
Seguiu-se um convívio de Chamarritas, com um Grupo de Chamarritas da Ilha do Pico e tocadores do Grupo Folclórico do Salão.
Domingo, 10 de Fevereiro de 2008
Pelas 09h00m, decorreu o Torneio Aberto de Pesca Desportiva.
E para finalizar, a décima terceira edição da Semana Desportiva e Cultural 2008,pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorreu a entrega de Prémios seguindo-se o beberete e convívio entre os participantes.
Marília Medeiros
(Clicar nas imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos)
SDCS08_Jog |
SDCS08_Na_ |
SDCS08_Tar |
SDCS08_Arr |
SDCS08_Tea |
SDCS08_Cha |
SDCS08_Ent |
domingo, 10 de fevereiro de 2008
CHAPA TRÊS NA ALAGOA
Mais em ritmo de treino do que competitivo, o Salão foi ao terreno do Fayal aplicar uma vez mais a “chapa” três, uma vez que nesta época é já a terceira vez, em três jogos lá realizados entre estes dois conjuntos, que este facto acontece. Nomeadamente no torneio de abertura, campeonato e agora na taça amizade, os homens do norte deixam sempre a mesma marca.
Contudo na primeira parte o Salão esteve a perder por uma bola a zero, a equipa entrou pouco motivada e as alterações no onze base eram significativas, o que desequilibrou o bom futebol desta equipa. O jogo decorria de forma calma e a meio da primeira parte o Fayal inaugurou o marcador, Hugo André defende para a sua frente oferecendo a bola a um avançado contrário. Após o golo foi a vez do árbitro da partida entrar em cena, qual protagonista chamou a si toda a atenção do pouco público que assistia ao jogo, é que após uma disputa de bola mais renhida entre Carlos Oliveira e um jogador do Fayal, este para o jogo e mostra o cartão vermelho ao jogador do Salão. Ninguém percebeu o porquê desta decisão num jogo pacifico, sem interesse e de miúdos de 14 anos, onde é tão fácil dirigir. Mas mesmo assim a decisão ficou tomada, tendo em seguida expulsado o treinador Sérgio Gomes, quando este lhe pede explicações sobre o seu acto.
O jogo foi para o intervalo e no reatamento do segundo tempo o “Mister” do Salão fez entrar os jogadores base, que até este momento se encontravam no banco, entre eles Décio Fialho, Celso e André Freitas. Mesmo com menos um elemento em campo, o Salão dominou toda a segunda parte, não concedendo espaços na sua defesa e pondo sempre a bola no chão a meio campo, saindo de seguida com ela controlada até a baliza do Fayal. Foi assim que os Azuis conseguiram converter os seus três tentos, sendo o primeiro marcado por Zé Humberto, após um cruzamento da esquerda de Décio, e os dois seguintes concretizados por este agora a passe do seu companheiro de ataque Zé Humberto.
Apenas manchada pela exibição do árbitro, foi sem duvida uma boa tarde de futebol.
O próximo jogo do Salão é a contar para o regional, realiza-se no próximo Sábado, dia 16 de Fevereiro, na ilha Terceira, frente ao Lusitânia.
FSC_GDS |
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Numa freguesia maioritariamente católica, celebrou-se no passado dia 6 de Fevereiro, a Quarta-feira de Cinzas, com missa solenizada pelas 20h30m, no Império do Divino Espírito Santo do Salão, actual centro de culto da freguesia.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
CARNAVAL 2008, NO SALÃO
Na nossa freguesia, em que os habitantes são apelidados de foliões, também se festejou o Carnaval.
No dia 01 de Fevereiro, Sexta-feira, e como já vêm sendo costume, a Escola BI/JI do Salão organizou um desfile de fantasias pela freguesia. É sem dúvida uma época do ano em que as crianças vivem com particular emoção, vestindo as personagens do seu imaginário e seus heróis. No final do desfile, teve lugar um pequeno lanche partilhado, muitos jogos e folia.
No Domingo, dia 03 de Fevereiro, no adro do Império, após a Missa Dominical, a freguesia recebeu a Dança de Carnaval vinda da vizinha freguesia dos Cedros. Assistiu-se a um grupo que persiste em manter a tradição e aproveita esta quadra para ao som da música e nos passinhos de dança, deixar os seus recados às entidades e público em geral, sobre o que passa na freguesia. É mais uma forma divertida, de viver o Carnaval.
Os Bailes de Carnaval, no Polivalente do Salão, como já haviam sido noticiados foram Domingo, Segunda-feira e Terça-feira, sempre abrilhantados com o Conjunto 2010.
Mas o Carnaval começa muito antes dos bailes e destes três dias de folia. Os foliões juntam-se com alguma antecedência para preparar as fantasias e desta forma já vão convivendo, antes dos bailes juntam-se bem cedo e acompanhados de alguns petiscos fantasiam-se a rigor.
No Domingo, para além de toda a animação normal destes bailes, houve ainda lugar para o Concurso de Fantasias, saindo como duqueses Inês Goulart e João Pedro Pereira, Príncipe Leonardo Goulart e Princesa Margarida André, Rei e Rainha Pedro e Elisabete Silva.
Na Segunda-feira, também durante o baile, deu-se lugar ao Concurso de Mascarados, todos os participantes deram o seu melhor, para ninguém os reconhecer.
Na Terça-feira, foi a vez do Concurso de Chapéus eram cinco os participantes, a saber:
- Nicole Duarte – Chapéu Prendinha
- Ana Maria Duarte – Chapéu Merenda
- Elisabete Silva – Chapéu do Futuro
- Magna Goulart – Chapéu das Molas
- Vítor Serpa – Chapéu Farol.
Para surpresa e alegria de familiares e amigos, Adélia Escobar, natural do Salão e residente nos E.U.A, leitora assídua do blog, juntou-se a nós estes dias, espero que tenha gostado do nosso Carnaval e desejo uma boa viagem de regresso.
Agora, com a início da Quaresma, e todo o retiro que mesma invoca, resta apenas relembrar estes dias, aqui fica um pequeno apontamento fotográfico dos mesmos.
Obrigado a Álvaro Fialho, pela cedência das fotos dos preparativos do grupo de fantasias, que o mesmo pertencia.
Carnaval_E |
Danca_Carn |
Baile_Domi |
Baile_Segu |
Baile_Terc |
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
ARBITRAGEM VERGONHOSA
O Grupo Desportivo do Salão deslocou-se à ilha de São Miguel, para defrontar o Desportivo de São Roque, num jogo que teve o seu início às 17h00.
O Salão apresentou-se com a sua equipa a 100% depois da recuperação do central André Freitas, que muita falta fez contra o Lusitânia, e entrou na partida de peito aberto jogando como é seu hábito, em ataque muito rápido. Quem assistiu estes primeiros minutos deve ter ficado confuso, pois o que se leu na imprensa desportiva Açoriana, era que o São Roque iria ter um jogo fácil, tal era a sua superioridade.
Decorridos que estavam oito minutos de jogo, Diogo Pereira de forma exímia coloca a bola em Décio Fialho e este, ainda com dois defesas pela frente, remata forte e a bola vai embater no poste direito da baliza dos "amarelos" de São Roque, regressando de novo para fora da área, onde o número "dez" do Salão antecipa-se aos defesas contrários e com calma coloca a bola no fundo da baliza.
A equipa do Faial comemorava o golo e até o arbitro apontava para o centro do terreno indicando que o tento já contava, mas o juiz de linha que acompanhava o ataque do Salão ergueu a bandeirola e mandou assinalar falta no ataque do Salão. Começava aqui o que se considera uma "Arbitragem Vergonhosa"! Rude golpe este no animo dos jogadores do Salão que já se viam embalados para uma boa exibição e um adversário nervoso e baralhado.
Retomado o jogo, com faltas duvidosas a meio campo que tinham sempre o sentido da baliza "azul", assim o São Roque começou a pressionar mais e a meio da primeira parte tem uma boa oportunidade, mas sem sucesso com Hugo André a efectuar uma excelente defesa com os pés. Logo depois mais uma contrariedade, Joel Rodrigues, central do Salão, lesiona-se e tem de ser substituído por Adriano Batista. Já perto do intervalo o São Roque consegue inaugurar o marcador num remate de longe e sem perigo aparente, mas o guardião do Salão, com o sol pela frente, hesitou deixando bater a bola na sua frente, sofrendo um “chapéu” evitável.
No início da segunda parte, a equipa do Salão voltou a entrar bem em campo, os jogadores estavam confiantes e do banco vinha o apoio do treinador e do presidente, mas para o árbitro este apoio parece não ser legal…! É interrompido o jogo, o árbitro dirige-se ao banco do Salão e dá ordem de expulsão ao presidente do mesmo, que também exercia funções de delegado da equipa. Quando questionado da razão da expulsão, o árbitro diz não ter que dar satisfações, exigindo que este dirigente se mantenha dentro do balneário não podendo acompanhar o jogo. Com esta atitude os ânimos no banco do Salão exaltaram-se um pouco e foi com a colaboração do delegado da equipa de São Miguel, que o senhor do apito compreendeu que deveria deixar o presidente do Salão ver e acompanhar o resto do jogo, mas na bancada!
Incompetência pura ou maldade nestes actos da equipa de arbitragem? Sabemos bem, o conflito que existe neste momento entre a associação de Angra e Horta, mas não queremos acreditar que estes miúdos de 13 e 14 anos estão a ser vitimas desse ajuste de contas!
Reatado o jogo, São Roque pressionava com intuito de marcar o segundo golo para "matar" o jogo, mas Hugo André com boas defesas evitava o pior. A meio da segunda parte Sérgio Gomes fez entrar Tiziano, um avançado, com o intuito de apostar mais no ataque e pouco depois, surgia o golo para os "Azuis", em que Décio Fialho aparece para concretizar com o seu pé esquerdo, após um livre batido por Carlos Oliveira, para o coração da área do São Roque.
Começava-se a fazer justiça e para alguns surpresa pois dizia-se que o Salão iria sofrer uma goleada na deslocação à casa do campeão de São Miguel. Já perto do final da partida, quando o Salão estava embalado no ataque, o São Roque recupera a bola e sai rápido no contra ataque pela esquerda, com um jogador dos "amarelos" a rematar fraco para dentro da área do Salão, os quatro defesas e o guarda-redes ficaram a ver a bola passar, esperando que fosse sempre o colega do lado a tirar a bola, esta foi terminar dentro da baliza "azul". Ficava assim sentenciado o resultado com 2-1 para o São Roque.
No final, a desilusão e tristeza dos jogadores do Salão estava patente nos seus rostos, foram muitas as lágrimas no balneário, pois estes miúdos de 13 e 14 anos não compreendiam porque lhes tinham feito tanto mal!
Nesta altura, os responsáveis do Salão voltaram a pedir explicações ao árbitro, mas como é óbvio há coisas inexplicáveis!
Ficará sem dúvida na história a boa imagem do Desportivo do Salão, como excelente representação do futebol Faialense.
Na próxima jornada o Salão folga e joga-se o Lusitânia – S. Roque. O próximo jogo dos "Azuis" é no dia 16 de Fevereiro, na Terceira, para uma semana mais tarde receber o campeão de São Miguel.
Fica aqui para os interessados, uma outra perspectiva do jogo pelo site Desporto Sem Paralelo - http://www.desportosemparalelo.com/noticia.php?id=7116
Informações técnicas do jogo por Sérgio Gomes e fotos de Dionísio Silva.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
SMGSaoRoqu |