Vem divertir-te!!!...
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
CARNAVAL 2008, NO SALÃO
Vem divertir-te!!!...
domingo, 27 de janeiro de 2008
SANTO ANTÃO DO DESERTO
Venerado pelas confissões cristãs, a sua festa celebra-se a 17 de Janeiro.
Uma vez que o seu nome latino é Antonius, em traduções displicentes de obras onde o seu nome figura para a língua portuguesa, o nome do santo tem sido vertido como António do Deserto, do Egipto, o Grande, ... (nome que, de resto, mantém nas demais línguas europeias), mas que tem suscitado confusões, pela homonímia, com o Santo António de Lisboa. Tratam-se, pois, de dois santos distintos e, para melhor diferenciá-los, é preferível optar pelo nome - de resto já consagrado pela tradição vernácula -, de Santo Antão. (...)
Cristão fervoroso, com cerca de vinte anos tomou o Evangelho à letra e distribuiu todos os seus bens pelos pobres, partindo de seguida para viver no deserto. Aí, segundo o relato de Santo Atanásio de Alexandria, e tal como sucedera com Jesus, foi tentado pelo Diabo, mas por muito mais que os quarenta dias que durou a Jesus, não hesitando os demónios em atacá-lo. Porém, Antão resistiu às tentações e não se deixou seduzir pelas tentadoras visões que se multiplicavam à sua volta.
O seu nome começou a ganhar fama, e começou a ser venerado por numerosos visitantes, sendo visitado no deserto por inúmeros peregrinos.
Em 311 viajou até à Alexandria para ajudar os cristãos perseguidos por Maximino Daia, e regressou em 355 para impugnar a doutrina ariana. Foi considerado santo em vida, capaz de realizar milagres. Levou muitos à conversão. Morreu centenário no ano de 356. (Em, Wikipédia, Enciclopédia Livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Antão_do_Deserto)
As receitas angariadas revertem a favor do restauro da imagem deste Santo, que ficou danificada com o sismo de 1998.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Santo_Antã |
QUEM NÃO MARCA…. SOFRE!
O jogo teve o seu início pelas 12h00m, no sintético dos Flamengos, e após o apito inicial do árbitro, que veio de São Miguel, foi visível o nervosismo dos jogadores do Salão, afinal era a sua estreia nestas andanças.
Apesar desse equilíbrio, e já com 15 minutos de jogo, o Salão saiu num contra-ataque rápido pela direita com Zé Humberto a ir a linha final e a cruzar, onde apareceu Décio Fialho a rematar para defesa incompleta do guardião da Terceira e de novo o capitão Azul remata fora do alcance do guarda-redes, quando já todos gritavam golo apareceu um defesa do Lusitânia a cortar a bola sobre alinha de golo.
Era então a grande ocasião de golo da partida, mas a sorte não sorriu ao Salão e para complicar mais a vida dos Azuis, André Freitas ressentiu-se de uma lesão e teve de ser substituído. Com a saída do central do Salão, Sérgio Gomes teve necessidade de recuar Carlos Oliveira ficando o meio campo órfão do seu trinco e este azar teve os seus reflexos.
Foi notável a falta do trinco do Salão, numa zona importante por onde passava todo o jogo na altura, uma vez que os médios do Salão subiram e não recuperaram a tempo de evitar o remate certeiro do nº 10 da Terceira.
Já na segunda parte, e com o vento pelas costas, o Salão foi para cima do Lusitânia e o que se assistiu durante todos os 35 minutos finais foi o Salão a tentar dar a volta ao resultado, mas ora os centrais do Lusitânia resolviam os problemas defensivos ou então os avançados do Salão não tinham o discernimento suficiente para concretizar.
Apesar da insistência dos Azuis, e do treinador do Salão ter feito entrar mais um avançado, Tiziano, o Salão nunca conseguiu marcar e o jogo terminou com a vitória do Lusitânia por 1 – 0.
Apesar da derrota, os responsáveis do Salão estavam satisfeitos, pois os seus jogadores portaram-se bem e tiveram a um bom nível sendo dignos de representar a ilha do Faial e a camisola que vestem.
Contudo, fica na retina a jogada em que Décio Fialho surge isolado e que podia ter inaugurado o marcador e em que o resultado no final da partida poderia ter sido outro. Quem presenciou o jogo era da opinião que o empate era sem dúvida o resultado mais justo, mas no futebol é assim, quem não marca…..sofre!
O regional prossegue com a segunda jornada já no próximo Sábado, 2 de Fevereiro, onde o Desportivo do Salão se desloca a São Miguel para defrontar o Desportivo de São Roque.
GDS_SCL |
SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL NO SALÃO 2008
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Snooker Júnior e Badminton.
Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008
* Pelas 14h30m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Sueca, do Centro de Convívio de Idosos.
Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2008
* Também pelas 20h00m, mas no Polidesportivo do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Truque e Dominó.
* Pelas 14h30m, no Polidesportivo do Salão, decorrerão actividades diversas, nomeadamente uma tarde infantil com Gincana de Bicicletas e Jogos Diversos, Tracção à Corda e a final do Torneio de Bilro.
* Pelas 20h30m, no Polivalente do Salão, terá lugar a Noite Cultural, que contará com:
* Pelas 21h00m, também no Polivalente do Salão, Noite de Teatro, com:
* Pelas 23h00m, segue-se um convívio de Chamarritas, com um Grupo de Chamarritas da Ilha do Pico e tocadores do Grupo Folclórico do Salão.
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerá a entrega de Prémios seguindo-se o beberete e convívio entre os participantes.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
A PENSAR NO REGIONAL
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Concentrac |
domingo, 20 de janeiro de 2008
DIA DAS AMIGAS
Na ementa constava:
- Bacalhau de Natas
- Frango Assado com Arroz Branco
- Feijão Assado
- Pudins
- Bebidas (Vinhos e sumos)
Também no edifício Polidesportivo, um grupo de amigas reuniram-se num jantar partilhado, festejando desta forma a amizade.
Marília Medeiros
(Fotos de Marcela Almeida e Carla Silva - Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Dia_Amigas |
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
INVENCÍVEIS
A equipa do Salão sentiu o golo e não conseguia reagir da melhor forma, quando aos vinte minutos num canto a favor da Madalena, os jogadores do Salão ainda desconcentrados, não encaixaram nas marcações ao adversário e um atleta da Madalena cabeceou à vontade não dando hipóteses ao guardião Saloense, Hugo André.
Só após o dois a zero é que os jovens azuis entraram realmente no jogo e começaram a trocar a bola de pé para pé junto ao terreno para evitar o incómodo vento forte, e foi ai que começaram a atacar a baliza do Madalena fazendo um bonito golo com trocas de bola rápidas onde André Candinha marcou o seu primeiro golo no campeonato.
No começo para a segunda parte o treinador da Restinga fez algumas alterações colocando em campo os habituais titulares e ai sim, o Salão mostrou muito futebol, foi sempre superior ao adversário e marcou o golo do empate logo aos oito minutos após o intervalo por intermédio de Zé Humberto que ainda estava fresco mas com o pé quente!
O resultado interessava à equipa do norte do Faial e a partir deste momento o Salão começou a trocar mais a bola sem procurar muito a baliza adversária, mas ao entrar nos cinco minutos finais de novo Zé Humberto isola-se e remata bem colocado possibilitando ao guarda redes adversário efectuar a defesa da tarde.
De referir que na última jogada do encontro o defesa do Salão, Joel Rodrigues, saltou com um adversário para cabecear uma bola e estes chocaram entre si onde o defesa Azul saiu magoado da jogada. Já no Faial o jogador deslocou-se ao hospital onde foi observado e apesar de não ser nada grave o jovem tem uma fractura no nariz e ainda poderá ser operado.
Esta é uma dor de cabeça para o treinador do Salão que se vê privado do seu central em vésperas do Regional de Iniciados. Esta competição tem inicio no próximo dia 26 de Janeiro onde o Desportivo do Salão recebe o representante da Terceira o Lusitânia. Este jogo realiza-se nos Flamengos pois nesta competição é obrigatório o uso de sintético e o campo da Restinga é relvado natural. De seguida no dia 2 de Fevereiro, o Salão desloca-se a S. Miguel para defrontar o Desportivo de São Roque, no dia 16 do mesmo mês os Azuis vão à Terceira e terminam este Regional em casa com a equipe de São Miguel.
Apesar dos jogos se realizarem nos Flamengos vamos todos fazer um esforço ao ir apoiar os nossos jovens para que possam dignificar a camisola que vestem e que uma vez mais esta entidade leva bem longe o nome da nossa freguesia.
Para terminar um voto de rápidas melhoras para o nº3 do Salão, Joel Rodrigues e um abraço forte de toda a equipe do Salão que estará sempre com ele.
FCM_GDS |
«Juntas de Freguesias activas e cientes das suas responsabilidades para uma Câmara Municipal cada vez mais eficiente», defende João Castro.
Sendo o município que mais delega per capita nas suas juntas de freguesia, João Castro diz apostar numa «política de proximidade». Para o autarca as Juntas devem criar planos de actividades ambiciosos e abrangentes e divulgar as suas iniciativas no sentido de «mobilizar boas vontades e envolver o cidadão na resolução dos problemas da sua comunidade».
A maioria do valor em causa diz respeito às transferências de capitais, que apoiam investimentos que serão feitos nas freguesias, enquanto o restante apoio destina-se a despesas correntes, como as delegações administrativas e o Projecto de Animação Desportiva e Cultural.
Para onde vai na realidade este apoio
De freguesia para freguesia, há valores diferentes e objectivos diferentes na Delegação de Competências, conforme as necessidades de cada local.
A freguesia dos Flamengos é a freguesia que se distingue por receber uma quantia maior enquanto que a Praia do Norte recebe a menor.
Ao nível das transferências de capital estas destinam-se, entre outros programas, em todas as freguesias, à conservação e limpeza de bermas, valetas e caminhos, a remendagem e à gestão e conservação de equipamentos.
Quanto às despesas correntes, para além das já referidas, salienta-se ainda o projecto «Férias Fixes» e a Festa do Mundo Rural.
Vejamos caso a caso o que cada Junta de Freguesia irá receber e a que mais se destina este apoio camarário.
A freguesia das Angústias irá receber à volta dos 48 mil euros e destaca-se dos seus objectivos para 2008 a reabilitação da zona dos pré-fabricados nas Pedreiras e a construção de passeios.
Já os 59 mil euros que a freguesia do Capelo irá receber destinam-se às zonas balneares do Varadouro e Comprido e ao projecto «Uma Erupção de Cultura».
Castelo Branco é a segunda freguesia a receber mais e os cerca de 64 mil euros que lhe são atribuídos vão para as zonas balneares e de lazer, para a construção de muros e ainda para outras actividades culturais e animação de verão.
A freguesia nortenha dos Cedros atinge o valor de 60 mil euros e destaca-se do seu plano a recuperação do moinho do Cabeço da Vigia.
A freguesia da Conceição, por seu turno, recebe 59 mil euros e estes apoiarão diversas obras da freguesia, a zona balnear da Conceição e a reparação e rectificação de muros.
Com cerca de 61 mil euros, a Junta de Freguesia da Feteira destina uma rubrica às obras do Cemitério, à construção de muros e de um parque de contentores naquela localidade.
A freguesia dos Flamengos, que leva a maior fatia este ano, com 67 mil euros, aposta na reconstrução do Nicho de São João da Caldeira, na ampliação do Jardim Público e no projecto «Jovem Flamengos 2008».
A Matriz, com 48 mil euros irá investir na sinalização toponímica e turística da freguesia e nas zonas de lazer e espaços públicos.
Por sua vez, Pedro Miguel arrecadará 58 mil euros e estes serão empregues na melhoria da zona de lazer do Porto e na ampliação do cemitério.
A Praia do Almoxarife recebe 57 mil euros que serão utilizados para a recuperação de muros e para a criação de mais espaços verdes na freguesia e também para actividades culturais e de apoio à 3. idade.
Com a fatia mais pequena, a Praia do Norte, com os seus 45 mil euros, pretende investir na requalificação de muros, nas melhorias de zonas balneares e de lazer e nas obras do Cemitério.
A Ribeirinha, com 53 mil euros, para além do destinado a muros na freguesia, irá apostar num parque infantil no Calço da Chã da Cruz e na zona balnear.
Por fim, o Salão com 57 mil euros, tem como objectivos a requalificação dos muros, a remodelação da zona balnear e de lazer e os parques de contentores.
O Presidente da Junta de Freguesia aproveitou a oportunidade para dar a conhecer a realidade da freguesia, e o trabalho que tem se vindo a desenvolver por esta Junta, nomeadamente a recuperação de alguns caminhos e bermas.
Foi sem dúvida uma ideia muito louvável o facto de a Câmara querer desta forma estar mais próxima dos munícipes e das suas freguesias, um caminho que esperemos que leve a melhores decisões para uma ilha mais desenvolvida.
Desde já o meu agradecimento à Junta de Freguesia do Salão pela cedência das fotos.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
CMH_JFS |
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
DIA DOS AMIGOS
Este era um dos textos que se pode ler na imprensa regional, alusivo ao Dia dos Amigos, na passada Quinta-feira, não se sabe muito bem as origens desta tradição, mas parece que veio para ficar. É uma das formas que os açorianos encontraram para conviver e preparem o Carnaval.
No Salão, a tradição não ficou esquecida, para além das mais diversas formas que cada um escolheu para conviver, a Casa do Povo do Salão organizou um jantar para angariar fundos, e proporcionar a todos os que optaram por esta hipótese uma boa noite de convívio. Foram para mais de duas dezenas de amigos, das mais diversas idades, que à mesa decidiram passar esta noite. O convívio iniciou-se pelas 20h00m e prolongou-se pela noite dentro.
Dia_Amigos |
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
ANA SOFIA CARDOSO DA SILVEIRA
Parabéns à pequena Ana Sofia, aos seus pais, padrinhos e demais familiares.
PRESÉPIOS E ALTARINHOS
Foi o que fez, mais um ano, o Sr. Henrique Escobar, criando um altarinho representativo de uma Casa Rural, na década de cinquenta, onde numa pilha bem ordenada de caixotes em cima de uma mesa ou cómoda, com a melhor toalha se colocava o Menino Jesus, o trigo, as tangerinas, as camélias (ou rosas do Japão), o azevinho e os postais. Na época, ainda não existia a tradição de se fazer a Árvore de Natal, no lugar desta as pessoas colocavam galhos de azevinho por de trás do altarinho e penduravam os postais de Natal que recebiam dos seus familiares no estrangeiro, este costume acentuou-se mais a quando do Vulcão dos Capelinhos, época em que quase todas as pessoas tinham familiares e amigos emigrados nos Estados Unidos da América, e os postais eram uma novidade pela diferença.
Relativamente ao presépio o Sr. Henrique optou este ano por uma ideia original, que já vinha sendo imaginada há alguns anos, mas só agora se concretizou. O presépio que arrecadou o terceiro lugar, na categoria de originais foi totalmente construído com base em papel. Tendo a recolha dos recortes sido feita ao longo dos anos quando encontrava imagens alusivas à quadra natalícia.
O bote, felicita o Sr. Henrique Escobar, por teimar em manter esta tradição, que muitos dizem que dá trabalho e ainda deixa a casa suja, infelizmente estamos na época em que se fala muito mais no Pai Natal e se esquece a verdadeira história da quadra reflectida no presépio, sendo o mesmo muitas vezes adaptado à história das nossas gentes mostrando os nossos costumes.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Presepio |
UMA TRADIÇÃO CONTINUADA...
Rancho |
domingo, 6 de janeiro de 2008
VENTO QUE OS LEVOU A CAMPEÕES
O G.D.S. iniciava com o pé direito a segunda parte com Tiziano a marcar ao décimo oitavo minuto, logo de seguida ao vigésimo primeiro Diogo Pereira com ponta pé certeiro colocou de novo a bola na baliza do adversário. Já perto do final o Castelo Branco marcou o seu tento de honra, fechando o resultado em quatro a um.
Apesar da equipa de iniciados do G.D.S. ainda jogar no próximo sábado, dia 12 de Janeiro de 2008, pelas 15h00m, com o Madalena, na ilha do Pico, o jogo de ontem consagrou a nossa equipa como Campeã da Associação de Futebol da Horta.
Devido ao excelente desempenho desta equipa a Junta de Freguesia do Salão aproveitou este momento para homenagear os nossos jovens entregando-lhes uma medalha de reconhecimento. Os festejos iniciaram-se logo após o jogo e prolongaram-se pela tarde fora, não só pelo título como também pelos festejos do décimo quarto aniversário do jogador Celso Pereira. Com certeza que foi um aniversário inesquecível com os amigos, após ter marcado um golo e ser campeão da Associação de Futebol da Horta, a porta aberta para acesso aos regionais.
Durante os festejos o presidente do Clube aproveitou para entregar um galhardete do G.D.S. a todos os jogadores, foi também cantado o hino do mesmo.
De salientar ainda que a equipa de escolinhas na manhã de ontem ganhou por sete a zero a Castelo Branco.
Força rapazes, vamos em frente…
GDS_CB |
SERÃO DE NATAL DA PARÓQUIA DO SALÃO
No passado dia 29 de Dezembro de 2007, realizou-se o já habitual Serão de Natal da Paróquia do Salão, contando com a participação das crianças e adolescentes dos vários anos de Catequese e do Grupo de Jovens.A Serão teve o seu início com Joana Vilela, do 2º ano da catequese, a protagonizar o “Natal Africano”, seguiu-se a apresentação do 4º ano intitulada “Ao Menino Jesus”. O 5º ano trouxe a “Mensagem de Natal” e “A Visita” com encenação e participação da catequista Gina Silva, por fim o 6º ano apresentou o “Presente Secreto”.Seguiu-se o intervalo com a arrematação das ofertas ao Menino Jesus.
A segunda parte teve início com o Grupo de Jovens e a peça intitulada “Já não há Natal”, da autoria de Jorge Goulart.O Rancho de Natal do Grupo Folclórico do Salão estreou-se nesta noite, trazendo a sua alegria e mensagem de Natal a este convívio. Também como não poderia faltar, realizou-se o Bingo sempre muito apreciado pelos presentes, cujos vencedores foram:
1º Prémio – Nelson Silva
2º Prémio – David André
3º Prémio – Rute
A feliz contemplada do Cabaz de Natal do Grupo de Jovens deste ano, foi Verónica Silva. Por fim, foram distribuídas lembranças pelas crianças e adolescentes da catequese e convívio das famílias, cada uma trazendo algo para partilhar, e Karaoke.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Serao_Nata |
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
EVIDENTE SUPERIORIDADE
O desportivo do Salão entrou muito mais calmo na partida, fruto da experiência dos seus jogadores e da confiança que estes respiram contando por vitórias todos os jogos já realizados esta época. Prova disto foi o golo madrugador do Salão logo aos 18 segundos numa jogada de laboratório e bem ensaiada nos treinos onde o veloz Décio Fialho aparece isolado na cara do guarda redes do Fayal e apesar do remate forte do capitão dos da “Restinga” embater com estrondo na barra, Diogo Pereira aproveita a sobra e faz o primeiro golo da partida.
No final do jogo os “Azuis” fizeram a festa e comemoraram a conquista do campeonato apesar de ainda faltar matematicamente um ponto, que esperam arrecadar amanhã, dia 5 de Janeiro de 2008, na Restinga, pelas 15h00, frente ao último classificado, o Castelo Branco.
Salão é líder com 24 pontos mais 6 que o segundo, Futebo Clube da Madalena.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
FSC_GDS |