terça-feira, 3 de abril de 2012

DOMINGO DE RAMOS

Numa freguesia em que a maioria dos seus habitantes são católicos, o Domingo de Ramos é vivido de forma particular em todas as suas celebrações.
No Sábado, à tarde, um grupo de senhoras juntam-se no Império para fazerem os ramos, isto é, os ramos que serão distribuídos no Domingo, são pequenas peças de arte compostas por palmas, flores, papel recortado a embelezar o ramo e por fim fita de cor vermelha, no caso dos ramos pertencerem à Irmandade do Santíssimo Sacramento ou branca, no caso de pertencer à Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, no final quando todos os ramos estão feitos são colocados em cestas de vimes com toalhas de renda. É também uma tarde de convívio onde muitas vezes se encontram conhecidas e se tem tempo para por a conversa em dia.
No Domingo de Ramos, celebram-se as cerimónias respectivas do dia, com a distribuição dos ramos por todos os presentes no adro do Império, seguindo-se a procissão para o interior do mesmo, com missa e as leituras próprias do dia com o evangelho a ser lido por três narradores. Neste dia celebrou-se na freguesia dos Flamengos o Dia Mundial da Juventude.
Para mais informações sobre o Domingo de Ramos favor consultar o seguinte link: http://obote.blogspot.com/2008/03/domingo-de-ramos.html

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120401_Ramos

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets