domingo, 19 de setembro de 2010

FESTA DOS CAVALEIROS 2010

Pelo quinto ano consecutivo realizou-se no Salão, este fim-de-semana, dias 18 e 19 de Setembro, a Festa dos Cavaleiros, um fim-de-semana em grande, preenchido com diversas actividades para os amantes dos cavalos e das touradas.
No Sábado, dia 18/09/2010, pelas 16h00m teve lugar a Gincana de Cavalos, tendo sido a mesma realizada junto ao Polidesportivo do Salão.
A prova foi composta por uma série de perícias que os cavaleiros teriam que realizar, cada um pode realiza-la por duas vezes, ficando seleccionada para a classificação final a melhor das duas. De salientar a participação de uma charrete pela primeira vez na Gincana e a forte participação feminina em 12 participantes, 4 eram mulheres. Seguiu-se na Casa de Merendas, do Parque de Campismo do Salão a entrega de prémios e beberete.

A classificação desta prova foi a seguinte:
1º - Carlos Fialho, com Malhado
2º - Sérgio Correia, com Bianca
3º - Marco Escobar, com Malhado
4º - Celso Faria, com Índia
5º - Celso Faria, com Zeus
6º - Bruna Brasil, com Bianca
7º - Diogo Quadrado, com Zeus
8º - Hélio Carlos, com Vadio
9º - Sónia Correia, com Bianca
10º - Marcelo Silva, com Zeus
11º - Arminda Correia, com Bianca
12º - Hélio Carlos, com Tieta
13º - Emanuela Pascoa, com Amorosa

Hoje, Domingo, dia 19/09/2010, os afazeres eram muitos desde montar os bares no exterior do Polivalente do Salão, à confecção de petiscos, entre muitas outras actividades, indispensáveis para que a tarde corre-se da melhor forma. Este ano não decorreu o habitual cortejo de Cavaleiros e Carros de Bois enfeitados, que costuma abrir em grande a festa da tourada.
Pelas 14h00m, esteve disponível animação infantil, a cargo da empresa Universo da Festa, nomeadamente insufláveis e kart’s.
Por volta das 16h00m, já se encontravam algumas centenas de pessoas para presenciar o espectáculo. Pelo quinto ano consecutivo, o Salão recebe neste dia pessoas de toda ilha em número muito considerável e nunca visto na freguesia, nem mesmo na festa da sua Padroeira, Nossa Senhora do Socorro. Após as boas vindas, pelo Presidente da Junta de Freguesia do Salão, seguiu-se a Tourada, contando com um total de quatro animais a correr cada um por sua vez, nomeadamente o “Vaquinha”, o “Baldaia”, o “Vermelhinho” e o “Madalena”.
Todos estes touros pertencem à Ganadaria Fernando Bettencourt, da Prainha do Norte, ilha do Pico. Não sendo tradição antiga da freguesia cada vez mais jovens e adultos vão fazendo frente aos touros demonstrando actos de coragem e valentia e proporcionando momentos de grande animação. Quando o último touro recolheu à caixa já estava anoitecendo, pelo que a festa foi intensa e muito animada que nem se deu pelo tempo passar. Nos intervalos houve tempo para dançar-se algumas chamarritas. Seguiu-se a entrega de prémios pela Junta de Freguesia do Salão, contando com o apoio de diversas entidades. O júri, elementos do público, premiaram aqueles que mais se destacaram durante esta tarde de festa. Assim os premiados foram:
- MELHOR CAPINHA
1º lugar – André Moniz - Taça patrocinada por Carlos Silva.
- MELHOR TOURO
1º lugar – Madalena – Taça patrocinada por Rufrimar.
O júri era constituído por Eduardo Quaresma, Abílio Vargas, Magna Fialho e Lisete Escobar.
O presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues, aproveitou o momento para agradecer os apoios e colaboração:
- À Comissão de Festas da Paróquia do Salão pelo trabalho realizado na organização do bar e pastelaria;
- Câmara de Comércio e Industria da Horta
- À Associação Hípica
- À Casa do Povo do Salão pela cedência do espaço;
- Aos patrocinadores das taças;
e a todos os que colaboraram de uma forma directa ou indirecta, bem como a todos os presentes.
Durante toda a tarde e noite foi possível saborear bom serviço de bar e pastelaria. De salientar que todos os fundos recolhidos neste fim-de-semana da Festa dos Cavaleiros reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão. Tendo este evento sido promovido pela Câmara Municipal da Horta, Junta de Freguesia e Casa do Povo do Salão.
Assim terminou mais uma Festa dos Cavaleiros, no Salão, tendo sido pouco a participação dos mesmos, talvez não realização do cortejo.
(Clicar na imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos)
- Sábado, dia 18 de Setembro
20100918_Sabado_Cavaleiros
- Domingo, dia 19 de Setembro
20100919_Domingo_Cavaleiros

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets