segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PARTICIPAÇÃO DA FREGUESIA DO SALÃO NA SEMANA DO MAR 2012

“A SEMANA DO MAR, que se realiza ao longo da primeira semana no mês de Agosto, para além de constituir o maior festival náutico do País, conta com diversas outras actividades de cariz cultural e de entretenimento, podendo afirmar-se estarmos na presença da maior festa da ilha do Faial e uma das mais importantes do arquipélago, assumindo até, na sua dimensão marítimo-desportiva, uma projecção internacional cada vez mais digna de registo.
Actualmente organizada pela Câmara Municipal da Horta, embora com o contributo de outras entidades ligadas aos desportos náuticos e ao turismo, entre as quais assume particular destaque o Clube Naval da Horta, o evento abarca diversas provas desportivas de diferentes modalidades, enchendo e embelezando a Baía da Horta, o Canal entre o Faial e o Pico e a Baía de Porto Pim. É extenso e rico o conjunto de acontecimentos, contando com regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros, provas de remo, canoagem, jet-ski, natação, pólo aquático e pesca desportiva, entre muitos outros.”
in http://www.semanadomar.net/
É desta forma que o site oficial do maior evento organizado na ilha do Faial nos define a Semana do Mar. Uma semana de festa e convívio que movimenta todos os quadrantes da nossa sociedade. Não é apenas uma festa da cidade mas sim, uma festa da ilha em que todos os dias cada freguesia apresenta o melhor que tem, tanto nas provas desportivas, como nas actuações dos grupos, no artesanato, gastronomia, etc… Muitos serão os pontos de reportagem desta festa, vou deixar um cheirinho das primeiras participações do Salão este ano na Semana do Mar 2012 cujo tema foi “ETNOGRAFIA"
PARÓQUIA DO SALÃO - PASTELARIA
A Paróquia do Salão, com o objectivo de angariar fundos para a construção da nova igreja do Salão, trouxe este ano uma vez mais até à Semana do Mar um espaço dedicado à pastelaria.
Tem sido um local de paragem quase obrigatória para apreciar os doces caseiros, numa sociedade cada vez mais agitada muitas pessoas não quiseram perder esta oportunidade para saborear os doces tradicionais confeccionados e oferecidos por pessoas da freguesia e não só para esta causa. De felicitar todos os quantos estão a participar neste espaço tanto com o seu trabalho na Pastelaria como em casa na confecção dos doces.
CORSO ETNOGRÁFICO “ETNOGRAFIA”
O Corso Etnográfico com representação das freguesias da ilha do Faial, teve lugar este ano no primeiro domingo da Semana do Mar e teve este ano o seu percurso pelos seguintes locais Praça da República/Largo Duque de Ávila e Bolama/Largo Manuel de Arriaga. 
As treze freguesias interpretaram à sua forma o tema, o Salão trouxe-nos "Vivências Rurais".
Para mais informações e fotos da Semana do Mar 2012 poderá aceder ao site: http://www.semanadomar.net/
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets