segunda-feira, 6 de agosto de 2012

GRUPO FOLCLÓRICO KOLPINGTANZGRUPE SIDDINGHAUSEN

Chegou na passada Sexta-feira, dia 3 de Agosto, à ilha do Faial a comitiva do Kolpingtanzgruppe Siddinghausen, Município de Kreis Paderborn, Alemanha, que irá estar entre nós até ao dia 13 de Agosto. Sendo um intercâmbio com o Grupo Folclórico do Salão, na sequência da estadia em Junho de 2011 na Alemanha, para participação do Festival Internacional de Folclore do Município de Kreis Paderborn. O presidente do Grupo Folclórico do Salão nas breves palavras de boas-vindas ao grupo disse que era com muita alegria que os recebiam, sem grandes luxos mas com muito carinho para mostrar a nossa ilha, as nossas tradições e muitas outras surpresas entre elas a deslocação à vizinha ilha do Pico. Em resposta a responsável pelo Kolpingtanzgruppe Siddinghausen agradeceu o acolhimento e disse que se encontram ansiosos por todas as boas e muito boas surpresas desta estadia e conhecerem assim mais duas ilhas dos Açores dado que este grupo já participou no Festival Internacional de Folclore da Ilha Terceira e também já esteve nas ilhas de Flores e Corvo.
Kolpingtanzgruppe Siddinghausen foi criado em 1976 por um grupo de jovens que após terem feito o Crisma decidiram criar o grupo e assim continuarem a encontrarem-se, é constituído por 20 elementos sendo todos do sexo feminino, trazem para esta digressão um elemento recentemente angariado do sexo masculino. O facto de serem todas senhoras neste grupo prende-se com o facto dos homens optarem por outras ocupações tais como o tiro e o futebol e ainda se fazer notar na população o facto histórico de muitos homens terem morrido nas duas grandes guerras em que a Alemanha participou.
As danças deste grupo são uma demonstração da cultura desde o povo até à nobreza, o traje foi estreado em 2000 numa deslocação à ilha Terceira.
O contacto constante com os Açores deve-se a um amigo do Grupo, um português que emigrou à 32 anos para a Alemanha e apaixonado pelas nossas ilhas, após contacto com o Sr. José Joaquim Sousa da ilha Terceira esta já é a terceira digressão aos Açores.

Poderá ver a actuação de Kolpingtanzgruppe Siddinghausen no próximo Sábado, dia 11 de Agosto, pelas 22h00 no palco da Av. 25 de Abril, inserida na Semana do Mar.

Para mais informações sobre, clique em:
- localidade de Siddinghausen - www.siddinghausen-online.de
- estadia do Grupo Folclórico do Salão na Alemanha - http://obote.blogspot.pt/2011/06/viagem-alemanha.html
- Festival Internacional da Juventude de Wewelsburgval - www.festwoche.de

Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos
20120803_GFS

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets