segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FUTEBOL SENIOR REGRESSA À RESTINGA 6 ANOS DEPOIS

Após alguns anos de ausência, eis que o Futebol Sénior regressa à Restinga. 
Foi a 25 de Setembro de 2011 que entrou no campo da Restinga a nova equipa Sénior do Grupo Desportivo do Salão (GDS), que contou com muitas caras novas no 11 titular e alguns jogadores ainda Júniores, um misto de juventude com a experiência dos mais velhos.
A estreia não podia ter sido da melhor forma com uma vitória expressiva por três bolas a zero, frente à formação da Feteira e perante muito público que assistiu ao encontro referente à segunda jornada do Torneio de Abertura da Associação de Futebol da Horta.
O GDS foi um justo vencedor, visto que dominou por completo as operações e foram poucos os lances em que a Feteira incomodou a baliza à guarda de Miguel Leal. 
O GDS dispôs de várias oportunidades de golo, sendo que a primeira saiu dos pés de Rui Rosa, que rematou por cima uma bola cruzada por Décio e na qual só tinha a baliza à sua frente, no entanto acertou mal no esférico e o mesmo falhou o golo num lance aparentemente fácil. Pouco depois Rui Rosa fugiu pela direita e cruzou rasteiro para área, onde apareceu Décio Fialho que dominou a bola com o seu pior pé, o direito, e com este rematou para o um a zero. A jogar ao favor do vento e em vantagem no marcador o Salão procurou aumentar o placard mas as equipas foram para o intervalo com uma vantagem mínima para a equipa da casa.
Na segunda parte o GDS entrou logo a pressionar o seu adversário e viria a fazer o dois a zero logo no recomeço da partida, por Sérgio Norte, que também marcou com o seu pior pé, o direito, depois de desmarcar-se pela direita e de retirar vários defesas do lance.
A meio do segundo tempo, Rui Rosa ganha bem a bola junto à linha lateral, acelera em direcção à baliza mas foi derrubado, com o arbitro a assinalar penalti a favor dos Azuis do Norte. Décio colocou a bola na marca do penalti e converteu facilmente o terceiro golo da equipa. O mesmo Décio viria a ser substituído poucos minutos a seguir, para receber os aplausos da sua despedida temporária, já que este irá prosseguir os estudos fora da ilha, uma saída emotiva quer para o próprio jogador quer para os adeptos que o acarinham. Houve tempo ainda para um livre perigoso para a equipa da Feteira, mas Miguel Leal com uma boa defesa para canto evitou o golo e manteve-se assim o resultado até final.
O Grupo Desportivo do Salão divide o primeiro com as equipas do Lajense e dos Cedros, todas com 4 pontos, segue-se o Vitória com 3, o Feteira com 1 e os Flamengos com 0. Na próxima jornada o GDS tem uma deslocação difícil a ilha do Pico para defrontar o Lajense.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20110925_GDS_GDF

CONCENTRAÇÃO DE JÚNIORES

Decorreu no dia 24 de Setembro, no Campo de Jogos da Alagoa, uma concentração de todas as equipas de Júniores que participam este ano no Campeonato da Associação de Futebol da Horta nesta categoria, do Pico vieram as equipas do Madalena Futebol Clube e Vitória Futebol Clube e do Faial tivemos o Grupo Desportivo do Salão (GDS) e o Fayal Sport Clube.

Nesta concentração, todas as equipas defrontaram-se umas contras as outras em encontros com 2 partes de 15 minutos.
No primeiro encontro o GDS defrontou a equipa da casa Fayal Sport Clube, num jogo em que os Azuis do Norte dominaram a maior parte do tempo, mas nunca conseguiram marcar e já perto do final dos segundos 15 minutos sofreram o único golo destes 30 minutos.
De seguida, decorreu o jogo entre as duas equipas do Pico, que terminou com 1 a 0 a favor da equipa de São Roque o Vitória do Pico.
O Fayal Sport no 3º encontro frente ao Madalena, não foi além de um empate a zero golos.
Depois foi a vez do Salão medir forças com o Vitória e logo no 1º lance ficou definido o resultado do encontro com um golo de Rui Faria.
O GDS defrontou ainda o Futebol Clube da Madalena num encontro em que tudo fez para vencer mas viria uma vez mais a ser infeliz, sofrendo um golo contra a corrente do jogo.
Na derradeira partida o Fayal Sport Clube venceu por 2 bolas a 1 o Vitória Futebol Clube.
De referir que ao mesmo tempo disputava-se na Restinga o jogo Salão versus Fayal Sport em Iniciados cujo bom desempenho do Salão na primeira parte terminou com um resultado de 3 a 0, mas na segunda parte e a jogar contra o vento o Fayal Sport viria a chegar ao empate a 4 bolas. Uma equipa a que se perspectiva um bom futuro. Neste mesmo dia de manhã, pelas 10h00, no Campo da Alagoa, teve lugar o jogo de Infantis entre Salão e Grupo Desportivo da Feteira no qual os Azuis no qual o resultado final de 3 a 2 a favor da Feteira.
Na próxima semana tem inicio o Campeonato de Júniores, com o Salão a deslocar-se à ilha vizinha para jogar com o Vitória Futebol Clube.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110924_Torneio_Juniores
20110924_GDS_FSC_Iniciados

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ENCERRAMENTO DAS FESTAS DE VERÃO NO SALÃO

Pelo sexto ano consecutivo realizou-se no Salão, no passado fim-de-semana, dias 17 e 18 de Setembro, a Festa da Toura ou Festa de Encerramento das Festas de Verão no Salão, um fim-de-semana em grande, preenchido com diversas actividades.
No Sábado, dia 17/09/2011, pelas 23h00m, teve lugar baile com Nelson Mota.
No Domingo, dia 19/09/2011, os afazeres eram muitos desde montar os bares no exterior do Polivalente do Salão, à confecção de petiscos, entre muitas outras actividades, indispensáveis para que a tarde corre-se da melhor forma. Este ano não decorreu o habitual cortejo de Cavaleiros e Carros de Bois enfeitados, que costuma abrir em grande a festa da tourada.
Por volta das 16h00m, já se encontravam algumas centenas de pessoas para presenciar o espectáculo. Pelo quinto ano consecutivo, o Salão recebe neste dia pessoas de toda ilha em número muito considerável e nunca visto na freguesia, nem mesmo na festa da sua Padroeira, Nossa Senhora do Socorro. Após as boas vindas, pelo Presidente da Junta de Freguesia do Salão, seguiu-se a Tourada, contando com um total de quatro animais a correr cada um por sua vez.
Todos estes touros pertencem à Ganadaria Fernando Bettencourt, da Prainha do Norte, ilha do Pico. Não sendo tradição antiga da freguesia cada vez mais jovens e adultos vão fazendo frente aos touros demonstrando actos de coragem e valentia e proporcionando momentos de grande animação. O último touro recolheu à caixa já estava anoitecendo e o pouco tempo que esteve fora provocou um incidente entre este e um dos capinha, levando o mesmo a ser hospitalizado. Desejamos as melhoras a este capinha. Apesar do sucedido a festa foi intensa e muito animada que nem se deu pelo tempo passar.
Nos intervalos houve tempo para dançar-se algumas chamarritas.
Durante toda a tarde e noite foi possível saborear bom serviço de bar e pastelaria. De salientar que todos os fundos recolhidos neste fim-de-semana da Festa dos Cavaleiros reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão. Tendo este evento sido promovido pela Câmara Municipal da Horta, Junta de Freguesia, Casa do Povo do Salão e Comissão de Festas da Paróquia do Salão.
(Clicar na imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos)
20 de setembro de 2011

ESTREIA COM MUITOS GOLOS E MUITA EMOÇÃO

Após alguns anos de ausência no escalão de seniores, eis que o Grupo Desportivo do Salão está de volta à ribalta do futebol faialense. E esta estreia não podia ser melhor, visto que o primeiro jogo do torneio de Abertura da Associação de Futebol da Horta no escalão de Seniores ditou um derbi do norte, com o Salão a defrontar na Lajinha a equipa da casa o Cedrense. Um jogo pelo qual muitas pessoas já há muito que ansiavam.
Foi sem dúvida um encontro de muitas emoções, com muitos golos e incerteza no resultado até ao final. O GDS entrou melhor e inaugurou o marcador logo no 1º minuto, por intermédio de Décio Fialho na cobrança de uma grande penalidade, a castigar uma falta cometida por um defesa Cedrense sobre Diogo Pereira à entrada da área.
Pouco passava do quarto de hora da primeira parte, quando o Salão dilatou a vantagem por Zé Humberto, que apareceu bem na cara do guarda-redes a desviar para a baliza, um livre marcado por Décio.
Em desvantagem no marcador o Cedrense foi à procura do golo, no entanto apenas chegava com perigo através de bolas paradas, despejando as bolas para junto da baliza na esperança de surgir um dos avançados em boa posição para marcar, e foi desta forma que chegou ao 1 a 2. Já em cima dos 45m o Cedrense viria a empatar novamente ao empate, também na conversão de uma penalidade, com o árbitro a considerar falta de Joel sobre o avançado Cedrense.
Na segunda parte o Salão voltou a entrar bem no jogo e praticando sempre um futebol mais junto à relva, voltou a colocar-se em vantagem no marcador, através de Décio, uma vez mais na cobrança de uma penalidade, num lance que o próprio sofreu a falta, após uma descida de Diogo pela direita e que cruzou para o avançado azul, este dominou a bola e depois sofreu um toque no seu pé de apoio. Depois do golo a equipa do Cedrense desconcentrou-se e dois dos seus jogadores foram expulsos por acumulação de amarelos.
Em vantagem numérica e também no marcador, o GDS foi criando várias oportunidades de golo, as quais não conseguiu converter e que podiam ter colocado um ponto final no placar. A situação mais flagrante foi um lance em que Décio na cara do guarda-redes tentou sem sucesso um chapéu, com mérito no entanto para o guarda-redes Cedrense, que fez bem a mancha.
Nos últimos minutos do jogo quando toda agente esperava um assédio ainda maior à baliza dos Cedros por parte da equipa Saloense, os da casa viriam a empatar a 3 a 3, num lance que parecia inofensivo, mas no qual nem a defensiva Saloense nem o guardião Miguel Leal, pressionado por um avançado, foram capazes de afastar a bola. Depois do empate, foi mesmo a equipa da casa, que com menos 2 jogadores esteve mais perto da vitória, aproveitando o nervosismo que se apoderou dos Azuis, mas o resultado não sofreu mais alteração.
Terminava assim com um empate a três golos este regresso do GDS ao futebol sénior, num encontro cheio de emoções, mas finalmente está de volta.
Na próxima jornada o GDS recebe o Grupo Desportivo da Feteira, no campo da Restinga.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110918_Cedros_Salao

2º PASSEIO DOS CAVALEIROS FAIAL/PICO

Como tinha sido noticiado decorreu no passado fim-de-semana, dias 16, 17 e 18 de Setembro, o 2º Passeio dos Cavaleiros Faial/Pico. A primeira edição deste evento decorreu na ilha do Pico no ano passado, este ano foi a vez dos Cavaleiros Faialenses organizarem o evento e receberem os cavaleiros do Pico. A organização esteve a cargo de Ludgero Freitas que contou com a colaboração da Câmara Municipal da Horta, da Câmara de Comércio e Industria da Horta, da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, José Ramos Furtado (Cedros), Café Xavier (Cedros), José Sebastião de Freitas (Salão).
O programa desta edição do Passeio dos Cavaleiros contou com Baile com o Conjunto Onda Jovem, junto ao Café de José Sebastião de Freitas, no dia 16, Sexta-feira.
No Sábado, dia 17 de Setembro, o programa começou pelas 09h30m com concentração dos cavaleiros, junto à Azoria, nas Angústias. Pelas 10h00m, os cavaleiros iniciaram o seu passeio até ao Salão. Às 13h00m, teve lugar já no Salão junto ao Café de José Sebastião de Freitas, o almoço de recepção. Às 16h30m a animação continuou com uma Bezerrada na Chã.
No dia seguinte, dia 18 de Setembro, Domingo, continuou o passeio dos Cavaleiros com restante volta à ilha com partida pela 09h30m do Salão, paragem pelas 13h00m no Parque do Capelo para almoço e continuação do passeio até à cidade da Horta. Esta edição do 2º Passeio dos Cavaleiros, terminou pelas 20h00m, com jantar de encerramento no restaurante "O Pasquinha" com Karaoke.
Parabéns à organização por este evento que veio trazer uma movimentação e animação muito interessante.
(Clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110917_Bezerrada

quarta-feira, 14 de setembro de 2011


(Clicar na imagem para aumentar)
(Clicar na imagem para aumentar)

FESTA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO 2011

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias de 10 e 11 de Setembro de 2011, a Festa de Nossa Senhora de Socorro, na freguesia do Salão. Apesar dos pontos altos desta festa terem sido no Sábado e no Domingo, os preparativos começaram bem antes. O septenário teve inicio no domingo, dia 04 de Setembro, com missa solenizada pelas 11h30m. Durante a semana o septenário realizou-se todos os dias pelas 20h30m, e contou com a presença dos sacerdotes Pde. Luís Dutra e Pde. Bruno Rodrigues e claro com o nosso sacerdote Pde. José Alvernaz.
Há a destacar o facto de cada dia do septenário ter contado com a participação especial de diversos grupos, nomeadamente: a Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, Grupo Desportivo do Salão, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Grupo Folclórico do Salão, Movimento da Mensagem de Fátima e do Apostolado da Oração e Grupo de Jovens.
Durante o dia começavam os preparativos, desde a colocação das bandeiras que dão um colorido particular à zona da festa, passando pela montagem da iluminação, que conta desde sempre com o precioso auxílio do Sr. Eduardo Quaresma (natural do Salão, reside na freguesia da Ribeirinha, encontrando-se sempre disponível para ajudar na altura da festa da nossa Padroeira, e desta forma trazer um ar mais festivo ao local). O grupo de catequistas recolhe os prémios que as pessoas oferecem, nomeadamente algumas peças de artesanato confeccionadas pelas mesmas, e compram mais alguns, para desta forma organizarem uma quermesse mais aliciante. A comissão de festas faz os últimos preparativos para os petiscos e pastelaria. Este ano o Dia Eucarístico, Dia de Nossa Senhora do Socorro (08/09/2011) celebrou-se na quinta-feira com a habitual exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.

No Sábado, decorreu a "V Regata de Botes Baleeiros Senhora do Socorro", pelas 13h00m, na baía da cidade da Horta, devido às más condições do estado do mar, os botes não se puderam deslocar para o Porto do Salão.
Nesta prova, obtiveram-se as seguintes classificações:
- 1º lugar - Bote Sra. das Angustias - Oficial Zé Gonçalves - Junta de Freguesia das Angustias
- 2º lugar - Bote Capelinhos - Oficial César Matos - Junta de Freguesia do Capelo
- 3º lugar - Bote Sra. da Guia - Oficial José António Freitas – Junta da Freguesia da Feteira
- 4º lugar – Bote M.ª da Conceição – Oficial Hildeberto Luís – CNH
- 5º lugar – Bote Sra do Socorro – Oficial Pedro Garcia - Junta de Freguesia do Salão.
Devido às más condições do mar desistiram o bote Claudina com a oficial Susana Salema e o bote São José com Emídio Gonçalves.
No final da tarde, pelas 19h30m, na Casa de Merendas do Parque de Campismo do Salão teve lugar um pequeno convívio entre todos os participantes e entrega das taças. Os participantes puderam ainda saborear um apetitoso frango de churrasco, acompanhado pelo tradicional pão de alho, cerveja, vinho e sumos. Esperemos que no próximo ano, a sexta edição desta regata volte ao Salão com melhores condições atmosféricas para assim proporcionar um espectáculo único.

A recolha das oferendas teve o seu início pelas 18h00m, saindo três carrinhas com adolescentes e jovens, que passaram pelas ruas e canadas das várias zonas que compõe a freguesia nomeadamente Lomba, Centro e Canto.
Estas oferendas foram arrematadas nos arraiais de Sábado e Domingo. Entre muitas outras oferendas podíamos encontrar a tradicional Massa Sovada, bolos, garrafas de bebida, fruta e legumes da época nomeadamente uvas, batata doce, feijão, surpresas, etc. Pelas 20h30m, teve lugar a procissão de velas, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com saída do Lugar do Canto até ao Centro de Culto da freguesia, durante o percurso da mesma foi rezado o terço e animada com cânticos. Algumas pessoas tinham as janelas e varandas ornamentadas a rigor para a passagem desta procissão.
Seguiu-se septenário com Missa cantada.
Na parte cívica, o arraial contou com baile com a Banda Internacional em conjunto com o artista João Melo .
Durante toda a noite funcionou um serviço de pastelaria com bolos de sabores diversos, tortas, tartes e salame. Em simultâneo decorriam arrematações e no bar, podiam-se encontrar petiscos como bifanas, ovos, linguiça, favas guisadas, etc., para matar a sede entre outras bebidas a sangria fresquinha. De salientar a grande afluência de pessoas a nossa freguesia e o bom ambiente que se viveu até perto das 05h30m da madrugada.

No Domingo, dia 11/09/2010, a manhã começou bem cedinho para a comissão de festas, que se dedicou à limpeza do espaço da festa e últimos preparativos no Centro de Culto para a Missa e Procissão. A Missa da Festa, celebrou-se pelas 15h00m, tendo sido presidida pelo sacerdote Luís Dutra e concelebrada pelos sacerdotes Pde. Bruno Rodrigues e Pde. José Alvernaz. A mesma foi solenizada pelo Grupo Coral.

Seguiu-se o arraial com arrematações, quermesse, pastelaria, bar e concerto da Filarmónica "Recreio Musical Ribeirinhense ".
Pelas 19h00m, realizou-se a Procissão que saindo do Centro de Culto seguiu até à Canada da Igreja a mesma foi acompanhada pelas Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense e Filarmónica Artista Faialense. A imagem de São José foi levada por jovens da equipa do Grupo Desportivo do Salão, Nossa Senhora do Socorro pela Irmandade de Nossa Senhora e o palio pelos irmãos do Santíssimo Sacramento. Nesta procissão estiveram presentes, representações de entidades da nossa freguesia respectivamente: Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia, Casa do Povo, Grupo Desportivo e Grupo Folclórico. E ainda os adolescentes da Profissão de Fé que transportaram o guião de Nossa Senhora do Socorro enquanto três jovens que receberam o Crisma levaram o guião de São José, entre muito outros populares que quiseram se juntar a este momento da festa. Após a chegada da Procissão e a dada bênção final com o Santo Lanho, prosseguiu-se a festa com o arraial. De salientar o excelente trabalho de um grupo de bravos que realizaram um tapete de flores entre a entrada do caminho velho e a ponte numa tarde de muito sol, esperemos que haja seguidores no próximo ano.
Entretanto, efectuou-se o leilão do gado, momento procurado por muitos presentes principalmente lavradores. Durante a noite presenciou-se o concerto da Filarmónica Artista Faialense e actuação do Grupo Folclórico do Salão continuando as arrematações, quermesse, pastelaria e bar.
Durante os dois dias de festa o Grupo "Geração Help", Grupo de Jovens do Salão, contribuíram para animação da festa com um espaço com jogos diversos.
De referir que as receitas geradas neste fim-de-semana de festa terão o mesmo objectivo.
Assim foi mais uma Festa de Nossa Senhora do Socorro que desde o ano 2008 se realiza junto ao Centro de Culto, o que sem dúvida é uma mais valia e leva a uma maior participação da comunidade.

Para visualizar os álbuns de fotos, clique nas imagens abaixo.
. V Regata Sra do Socorro
14 de setembro de 2011
- Sábado, dia 10 de Setembro
14 de setembro de 2011
- Domingo, dia 11 de Setembro
14 de setembro de 2011

domingo, 4 de setembro de 2011

PROGRAMA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO 2011

DIA 5, SEGUNDA-FEIRA
20h00m às 20h30m - Confissões
20h30m - Septenário com pregação. Participação especial dos Irmãos da Irmandade do SS.º Sacramento do Salão

DIA 6, TERÇA-FEIRA
20h00m às 20h30m - Confissões
20h30m - Septenário com pregação. Participação especial Grupo Folclórico do Salão

DIA 7, QUARTA-FEIRA - DIA DA RECONCILIAÇÃO
19h30m às 20h30m - Confissões com vários sacerdotes
20h30m - Septenário com pregação. Participação especial do Grupo Desportivo do Salão

DIA 8, QUINTA-FEIRA - DIA DE NOSSA SENHORA E DIA EUCARÍSTICO
18h00m às 20h30m - Exposição e adoração do SS.mº Sacramento
20h30m - Missa da Solenidade do Nascimento de Nossa Senhora. Participação especial dos Irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Socorro

DIA 9, SEXTA-FEIRA - DIA DO DOENTE
17h00m - Confissões
18h00m - Missa e Sacramento da Unção dos Doentes
20h30m - Septenário com pregação. Participação especial do Movimento da Mensagem de Fátima e dos associados do Apostolado da Oração

DIA 10, SÁBADO
15h00m - "V Regata de Botes Baleeiros Senhora do Socorro"
18h00m - Início da recolha de oferendas pela freguesia
20h30m - Procissão de velas (com saída do lugar do Canto)
21h15m - Septenário com pregação. Participação especial dos jovens do Salão
23h00m - Baile com um Conjunto dos Estados Unidos (a confirmar)

DIA 11, DOMINGO
15h00m - Missa da festa de Nossa Senhora do Socorro com pregação
16h30m - Arraial com a Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense
19h00m - Procissão até à Canada da Igreja
20h30m - Continuação do arraial com a Filarmónica Artista Faialense
Encerramento das festividades com a actuação do Grupo Folclórico do Salão, seguindo-se Chamarritas.

Durante os arraias haverá quermesse, arrematações, no bar não faltarão os bons petiscos e na pastelaria deliciosos doces, etc.
Serão pregadores de septenário e da festa os Rev. Sacerdotes Pe. Luís Dutra e Pe. Bruno Rodrigues.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets