quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristão católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e quatro dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. O seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de Fevereiro até a segunda semana de Março. Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo o padre administrando a cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até o pôr-do-sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência.Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a Quaresma já na segunda-feira anterior a ela. (Retirado de Wikipédia, Enciclopédia Livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarta-feira_de_cinzas)

Numa freguesia maioritariamente católica, celebrou-se no passado dia 25 de Fevereiro, a Quarta-feira de Cinzas, com missa solenizada pelas 20h30m, no Império do Divino Espírito Santo do Salão, actual centro de culto da freguesia.

CARNAVAL 2009, NA FREGUESIA DO SALÃO

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo Cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro inspirariam-se no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas. Actualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira cujos imigrantes são os que levaram o Carnaval para o Brasil, Ovar, Podence, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedra e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras. (Retirado de Wikipédia, Enciclopédia Livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval)Na nossa freguesia, em que os habitantes são apelidados de foliões, também se festejou o Carnaval.
No dia 20 de Fevereiro, Sexta-feira, e como já vêm sendo costume, a Escola BI/JI do Salão preparou-se para o desfile de fantasias pela freguesia, não sendo o mesmo possível devido a razões climatéricas, a festa foi feita dentro de portas. A mesma contou com as crianças fantasiadas a rigor e com cada qual a apresentar a sua fantasia aos restantes, muitos jogos, dança e outras folias. No final teve lugar um pequeno lanche partilhado.
Os Bailes de Carnaval, no Polivalente do Salão, como já haviam sido noticiados foram Sábado, Domingo, Segunda-feira e Terça-feira, abrilhantados com o Conjunto 2010 e pelo grupo Art Music.
Mas o Carnaval começa muito antes dos bailes e destes três dias de folia. Os foliões juntam-se com alguma antecedência para preparar as fantasias e desta forma já vão convivendo, antes dos bailes juntam-se bem cedo e acompanhados de alguns petiscos fantasiam-se a rigor. No Domingo, para além de toda a animação normal destes bailes, houve ainda lugar para o Concurso de Fantasias, saindo como duqueses Fabio Mendonça, Rute e Rita Silva, Príncipe João Pereira e Princesa Joana Vilela, Rei e Rainha Tomás Goulart e Ana Maria Duarte. Neste dia apresentou-se durante o baile um grupo de fantasias da freguesia da Praia do Almoxarife intitulado "Sopa de Letras".
Na Segunda-feira, também durante o baile, deu-se lugar ao Concurso de Mascarados, todos os participantes deram o seu melhor, para ninguém os reconhecer. Na Terça-feira, foi a vez do Concurso de Chapéus eram cinco os participantes, a saber:
- Nicole Duarte – Chapéu Mundo dos Peluches (2º lugar)
- Magna Goulart - Chapéu Anti-stress
- Ana Maria Duarte – Chapéu Almoço (Cuidado com as vacas loucas)
- Elisabete Silva – Chapéu Sobremesa (Anti-Colestero) (3º lugar)
- João Pereira – Chapéu Encerramento do Carnaval 2009 (1º lugar).
Agora, com a início da Quaresma, e todo o retiro que mesma invoca, resta apenas relembrar estes dias, aqui fica um pequeno apontamento fotográfico dos mesmos.
Obrigado a Álvaro Fialho, pela cedência das fotos do concurso de Mascarados.
Marília Medeiros
(Clicar nos álbuns abaixo para visualizar fotos)
20090221_Carnaval
20090223_Carnaval, Fotos gentilmente cedidas por Alvaro Fialho

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ALERGIA AO GOLO

O Salão jogou a 3ª jornada do Regional de Juvenis, no passado Domingo, dia 22 de Fevereiro de 2009, na ilha de São Miguel com o Marítimo de Ponta Delgada. O jogo iniciou às 10h30m no Municipal Jácome Correia com uma assistência razoável para a manhã do Domingo de Carnaval. Em relação ao jogo, o Salão entrou forte e com mais vontade de marcar golo do que habitual, pois no último jogo em casa com o Lusitânia houve oportunidades a mais e golos a menos. Sinal dessa fome de golo foi a jogada inicial da partida, onde o Salão sai com a bola e ao atacar a baliza adversária sofre falta, mesmo a jeito do pé esquerdo de Décio. O livre foi batido com força e em direcção à baliza, mas o guardião do Marítimo defende para canto, é neste canto onde de novo Décio bate para a área e Carlos Oliveira ao segundo poste cabeceia para o fundo das redes, fazendo o primeiro da partida.
Animados pelo golo os jogadores do Salão começam a colocar a bola no chão e a organizar jogadas bonitas e de oportunidade para aumentar a vantagem e foi o que aconteceu. Após um cruzamento da esquerda, Décio recebe de peito na área e ao ver-se de frente apenas com o guardião contrário remata fraco e enrolado ao lado da baliza, logo ali se sentiu e instalou-se o fantasma de a uma semana na Restinga, falhar oportunidades de golo de fácil concretização mas os nervos falam mais alto na momento da verdade.
Mas pior que não ter marcado foi consentir alguma ascensão do Marítimo e com esta o golo do empate. Um remate forte ainda fora da área, faz passar a bola por cima de Celso Faria, o guardião do Salão estava um pouco adiantado e sofre um chapéu infantil.
Logo depois vem o intervalo para repor as forças, surgindo na segunda parte um Salão de novo mais forte. Assistência de Zé para Décio e este na área tenta fintar um defesa, mas este corta a bola com o braço e o juiz da partida sem hesitar apita para o penalty. Décio é chamado a converter o castigo máximo e não desperdiça tamanha oportunidade fazendo o 2-1 para os Azuis. Quando se pensava que com este golo o Salão iria assentar o jogo fazendo passar o tempo pois beneficiava de uma vantagem preciosa não foi isso que se verificou. O Marítimo sempre com bola pelo ar em futebol directo, coloca a redondinha nas costas da defesa do Salão e é um avançado Maritimista que mais rápido chega primeiro para empatar a partida.
Ora, poucos minutos ainda haviam decorrido deste segundo tempo e já mais dois golos se registavam, para o Salão foi o pior que poderia acontecer pois nem tempo teve para retomar a frente do marcador. Com isto o treinador do Salão sentiu necessidade de mexer na equipa pois o desânimo havia-se instalado no grupo e com a entrada de Adriano os Azuis beneficiavam de um avançado fresco com força para procurar o golo.
No entanto, surge um problema físico com Carlos Oliveira e é pela zona do médio defensivo que aparece o médio centro do Marítimo, a rasgar pela defesa dentro do Salão e por duas ocasiões conseguindo fazer outros tantos golos. Era a sentença final no resultado em 4-2, pois o Salão não concretizava as suas oportunidades e pelo contrário o Marítimo não desperdiçava uma que fosse. Já perto do final da partida e com Guilherme em campo lançado por Sérgio Gomes, uma boa combinação entre os dois avançados, coloca Zé Humberto na Frente do guarda-redes, mas este puxa a bola para trás tentando ainda fintar um defesa, que vinha na sua perseguição, mas este não vai em cantigas e corta a bola. Lance imperdoável para o avançado azul, que não podia desperdiçar uma oportunidade destas numa competição tão importante e curta como é um Regional.
É já o segundo jogo consecutivo do Salão no Regional e pela segunda vez não triunfam, mas não por superioridade dos adversários, mas sim pelos erros cometidos pela própria equipa e quando assim é no final pagasse uma factura dolorosa, como é o caso de um título Regional.
Próxima jornada é a 4ª, sendo a 1ª da segunda volta, o Salão folga e o Marítimo recebe o Lusitânia da Terceira.
Classificação neste momento é liderada pelo Lusitânia com 4 pontos, Marítimo 3 e Salão 1 ponto.

No próximo domingo, dia 1 de Março, pelas 11h00, o Grupo Desportivo do Salão recebe o Fayal Sport, um jogo a contar para a Taça Amizade. No domingo, dia 8 de Março, desloca-se à Terceira para defrontar o Lusitânia e continuar a luta no Regional.
Informações técnicas de Sérgio Gomes e fotos de Dionisio Silva.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090222_Maritimo_GDS

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MUITA BOLA E POUCO GOLO

Teve início o Regional de Juvenis para a equipa do Salão, no domingo dia 15 Fevereiro de 2009, em que os azuis receberam o Lusitânia, da ilha Terceira, para a 2ª jornada.

A 1ª jornada realizou-se entre as equipas do Lusitânia vs. Marítimo com o resultado de 3-1 favorável aos verdes de Angra com o Salão a folgar na mesma.
Quanto ao jogo da 2ª Jornada, este teve lugar no relvado natural da Restinga pelas 10h30m, com um tempo sombrio e agradável para a prática desportiva e com uma assistência acima da média do que se verifica nos campos faialenses. Mais de 200 adeptos assistiram a um jogo espectacular, onde os jogadores ainda miúdos, já muito evoluídos em ambas as equipas, souberam por a bola no chão e desenvolver jogadas bonitas de futebol corrido e com muitas oportunidades de golo, não fossem eles os melhores do Faial e Terceira.
A jogar em casa, o Salão entrou forte e encostou cedo o seu adversário às cordas, muitas bolas apareceram na área do Lusitânia, mas Décio Fialho numa tarde daquelas em que o avançado não deve sair de casa foi sempre displicente e por duas ocasiões remata fraco e à figura do guardião. Mas pior que não marcar foi sofrer um golo na primeira vez em que os verdes chegam à baliza azul, canto batido e no ar o avançado lusitanista cabeceia para inaugurar o marcador.
Reatada a partida e mais do mesmo, um meio campo do Salão mais povoado a ganhar as bolas divididas e a sair sempre com qualidade com a bola sobre a relva bem tratada da Restinga, elaborando jogadas bonitas e de fácil concretização, mas o dia não era para golos, chega o intervalo e Sérgio Gomes tem necessidade de mexer na equipa fazendo entrar Adriano um avançado e saindo o médio Rui Faria. Com isto o Salão passa a jogar com 3 avançados e com o vento que se fazia sentir pelas costas os azuis voltaram mais agressivos e continuaram com muito futebol e oportunidades. Aos 10 minutos do segundo tempo, Décio aparece na cara do guardião contrario e com frieza consegue finalizar e empatar a partida. Para quem assistia e mesmo para o banco dos verdes previa-se o pior, pois com tanto fluxo atacante do Salão e ao conseguir concretizar previa-se assistir a uma goleada.
Passados apenas 5 minutos, Zé Humberto pela direita leva a bola para cima do defesa e após o driblar remata em jeito para o vértice superior da baliza do Lusitânia fazendo o segundo para o Salão, dando assim vantagem à equipa da casa.
Seguiram-se outras oportunidades idênticas e até mais flagrantes, mas tanto Adriano como Décio não tiveram discernimento para fazer o mais fácil. Já ao cair do pano e após uma segunda parte onde apenas se jogou no meio campo verde o Lusitânia consegue um livre em cima da linha divisória, remate batido com força para a área do Salão e na confusão de tirar a bola esta vai parar aos pés de um avançado verde, que à entrada da área enche o pé e remata para o canto da baliza azul, sem hipóteses para o guardião Celso Faria.
Restavam poucos minutos, mas o Salão voltou de novo para cima da área verde e já com mais um avançado em campo, Tiziano, os azuis dispuseram de oportunidades para marcar e ganhar o encontro mas os nervos atrapalharam e a partida terminava com o empate a duas bolas.
No final era visível a frustração nas hostes azuis, pois a equipa havia jogado muito e merecido conquistar os 3 pontos, mas a sorte foi madrasta e protegeu os Terceirenses.
Ao fim da 2ª jornada Lusitânia lidera com 4 pontos, seguido do Salão com 1 ponto e do Marítimo com 0 pontos.
Próxima jornada, é já no dia 22 de Fevereiro em Ponta Delgada com o jogo Marítimo vs. Salão no Estádio Jácome Correia.
De referir também que neste jogo foram estreados os novos equipamentos do Grupo Desportivo do Salão patrocinados pelo Restaurante Vitor dos Leitões e Almeida e Filhos Comércio de Sucatas lda.
Informações técnicas por Sérgio Gomes.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090215_GDS_Lusitania

SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL 2009

A SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL 2009, no Salão, decorreu entre 09 de Fevereiro e 15 de Fevereiro, apesar dos jogos já se terem iniciado em Novembro. Este ano contou o seguinte programa, já publicado, a saber:
Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2009
Pelas 20h00m, no Polidesportivo do Salão, decorreram as finais do Torneio de Sueca e de Truque. Ficando da seguinte forma as classificações:
Torneio de Sueca:
- 1º - José Jorge e Luís Borges
- 2º - Carla Silva e Magna Goulart
- 3º - Manuel Silva e Mário Castro
- 4º - José Alberto e Fátima Norte
- 5º - Manuel Celestino e Maria Angelina
- 6º - José Correia e Domingos Goulart
Torneio de Truque:
- 1º - José Jorge e Luís Borges
- 2º - Manuel António e José Américo
- 3º - Manuel Silva e Mário Castro
- 4º - José Alberto e Fátima Norte
- 5º - José Correia e Domingos Goulart
Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorreram as finais do Torneio de Snooker. Com as seguintes classificações:
- 1º - Mário Castro
- 2º - Jorge Gomes
- 3º - José Humbeto Mendonça
- 4º - Miguel Goulart
- 5º - Pedro Silva
- 6º - Bruno Pedro
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, teve lugar as finais do Torneio Ténis de Mesa e Matraquilhos. Seguem-se as classificações:
Torneio de Ténis de Mesa:
- 1º - Álvaro Fialho
- 2º - Manuel António Caetano
- 3º - Ana Luisa Rodrigues
- 4º - Jorge Gomes
- 5º - Luis Alberto Rodrigues

Torneio de Matraquilhos:
- 1º - Jorge Gomes e José Mendonça
- 2º - José André e Ricardo André
- 3º - Davide André e Silvia Fialhoa
- 4º - Manuel Pereira e Tiago Silva
Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009
Pelas 13h30m, no Polivalente do Salão, decorreram as finais do Torneio de Sueca, do Centro de Convívio de Idosos.
As classificações foram as seguintes:
- 1º - José Correia e Manuel Silva
- 2º - Maria Jesus Furtado e Susana
- 3º - Maria Augusta e Irene Lima
- 4º - Veneranda Furtado e Natália Freitas
- 5º - Maria Glória e Filomena Toste
- 6º - Maria Liduina e Maria Alice Medeiros
- 7º - Maria Angelina e Maria Lurdes
Pelas 12h00m, decorreu na Escola B1/JI Almoço das Crianças e pelas 15h15m as finais dos Torneios de Badminton e Ténis de Mesa.
Pelas 20h00m, no Polidesportivo do Salão, foi a vez das finais do Torneio de Dominó e Cassina, as classificações foram as seguintes:
Torneio de Dominó:
- 1º - José Jorge e Luis Borges
- 2º - Manuel Silva e Mário Castro
- 3º - Manuel António e José Alberto
Torneio de Cassina:
- 1º - Manuel Silva e Mário Castro
- 2º - José Jorge e Luís Borges
- 3º - José Alberto e Fátima Norte
Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Tiro e de Setas, as classificações foram as seguintes:
Torneio de Tiro:
- 1º - Davide André
- 2º - Afonso Pereira
- 3º - Fernando Rodrigues
- 4º - Vitor Serpa
- 5º - Tomás Goulart
- 6º - Flávio Serpa
- 7º - Álvaro Fialho
- 8º - Miguel Goulart
- 9º - Ana Luísa Rodrigues

Torneio de Setas:
- 1º - Álvaro Fialho
- 2º - Afonso Pereira
- 3º - José A. Escobar
- 4º - Davide André
- 5º - Ana Luísa Rodrigues
- 6º - Fernando Rodrigues
- 7º - Flávio Serpa
- 8º - Vitor Serpa
- 9º - Claúdio Silveira
- 10º - Miguel Goulart
- 11º- Tomás Goulart
Sábado, 14 de Fevereiro de 2009
Pelas 14h30m, no Polidesportivo do Salão, decorreram actividades diversas, nomeadamente uma tarde infantil com Gincana de Bicicletas e Jogos Diversos, Tracção à Corda e a final do Torneio de Bilro. Cujas classificações foram as seguintes:
Gincana de Bicicletas (9 a 11 anos):
- 1º - Leonardo Goulart
- 2º - Jorge Soares
- 3º - José Oliveira
- 4º - Adriano Duarte
- 5º - João Soares
Gincana de Bicicletas (12 a 13 anos):
- 1º - Miguel Silveira
- 2º - Olavo Silva
- 3º - Davide Garcia
- 4º - Bruno Pedro
- 5º - Marcelo Silva
- 6º - Cesário Rosa
Gincana de Bicicletas (14 anos):
- 1º - Claúdio Silveira
- 2º - Hugo Duarte
- 3º - Flávio Serpa
Torneio de Bilro Masculino:
- 1º - José Jorge Silva, João Pereira e Ludgero Freitas
- 2º - Francisco Gonçalves, Mário Castro e Luís Castro
- 3º - Sérgio Norte, José Correia e Carlos André
- 4º - Filipe Pinheiro, Tomás Goulart e Salvador Silva
- 5º - Pedro Silva, José Isaias e Miguel Goulart
Torneio de Bilro Feminino:
- 1º - Carla Silva, Magna Goulart e Lisete Escobar
- 2º - Celestina Fialho, Nádia Furtado e Celissia Norte

Torneio de Tracção à Corda:
- 1º - Sérgio Norte, Mário Castro, Francisco Gonçalves e Ludgero Freitas
- 2º - Filipe Pinheiro, Carlos André, Tomás Goulart e Salvador Silva
Pelas 20h30m, no Polivalente do Salão, teve lugar a Noite Cultural, que contou com:
- Exposições:
* Arranjos Florais;
* Produtos regionais (nomeadamente mel, produzido na nossa freguesia);
* Artesanato,
* Exposição organizada pela Escola BI/JI do Salão, alusiva ao tema Maresia na Escola.
Pelas 20h30m, foi a vez de subir a Palco o Grupo de Teatro "Nós Outros", da freguesia da Ribeirinha, com a peça “Mulheres Enganadas”. Um original de Sãozinha Freitas, conta-nos a história hilariante de Filomeno, interpretado por José Manuel, um jardineiro hábil na arte de enganar que leva nas suas conversas Bemvinda, a esposa, interpretada por Renata, Belinha, interpretada por Laçalete Lopes, Maria Pulquéria interpretada por Odília, e catequista Custódia, interpretada por Maria do Carmo. A história conta ainda com uma freira vaidosa, interpretada por Alvarina e ainda duas jovens a filha de Filomeno e Benvinda, Nina, interpretado por Micaela e a sua amiga Guta, interpretada por Daniela.
Como é hábito de Sãozinha Freitas, não faltou no decorrer da peça alguns momentos de humor sobre a freguesia e as suas gentes o que confere a esta peça a sua especificidade, o que para quem acompanha estes actores nunca presenciará uma peça igual.
Os meus sinceros parabéns, a este grupo tão particular, de nove elementos, com idades compreendidas entre os 13 e os 75, que nos demonstram que não existe idade para viver bem como a forma como interagem com a freguesia, adaptando a peça a cada local que passam.
Esta peça foi estriada na Semana Cultural 2009, na freguesia da Ribeirinha. A encenação e autoria da desta peça estiveram a cargo de Sãozinha Freitas, que desde 2005, já encenou “Os homens não são de fiar” de Amílcar Goulart, e da sua autoria “O marido engatatão”, “Desabafos de uma Mãe”, “O pecado de Marcolina”, “O Idoso e a arte do computador”, “Um Funeral Anulado” e agora "Mulheres Enganadas".
Seguiu-se um convívio de Chamarritas, com um Grupo de Chamarritas da Ilha do Pico e tocadores do Grupo Folclórico do Salão.
Domingo, 15 de Fevereiro de 2009
Pelas 09h00m, decorreu o Torneio Aberto de Pesca Desportiva seguindo-se almoço com caldo de peixe oferecido aos participantes e confeccionado por Celissia Norte.

E para finalizar, a décima quarta edição da Semana Desportiva e Cultural 2009,pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorreu a entrega de Prémios seguindo-se o beberete e convívio entre os participantes.
De salientar no discurso do Prof. João Castro, presidente do INATEL, a homenagem a Manuel Celestino Jorge, falecido recentemente e participante assiduo nestas Semanas Desportivo e Culturais com a entrega de uma medalha do INATEL ao irmão Mário Norte, no inicio dos discursos já o Presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues, o tinha homenageado em conjunto com todos os presentes com um minuto de silêncio. O Prof. João Castro referiu também que nesta semana foram praticadas 17 modalidades, por 167 participantes, distribuídos por 42 equipas, sendo no final entregues 53 medalhas e 28 troféus não contando com os Diplomas de reconhecimento pelo trabalho e ajuda prestada por algumas pessoas e instituições. Não sendo o valor do troféu o mais importante mas sim o seus significado como referiu o presidente do INATEL.
Marília Medeiros
(Clicar nas imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos)


2009_Album dos Jogos, gentilmente cedido por Sílvia Fialho
20090214_Sabado_SDC
20090215_SDC_Domingo

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL 2009 (PROGRAMA RECTIFICADO)

Sábado, 14 de Fevereiro de 2009
* Pelas 14h30m, no Polidesportivo do Salão:
- actividades diversas, nomeadamente uma tarde infantil com Gincana de Bicicletas e Jogos Diversos,
- Tracção à Corda
- final do Torneio de Bilro.
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, terá lugar a Noite Cultural, que contará com:
- Exposições: Arranjos Florais, Produtos regionais e artesanato e Fotografia
* Pelas 20h30m, também no Polivalente do Salão, Noite Cultural, com:
- Apresentação de música com coreografia pelas crianças da Escola B1/JI do Salão
- Grupo de Teatro "Nós Outros" da Ribeirinha com a peça "Mulheres Enganadas"
* Pelas 23h00m, segue-se um convívio de Chamarritas, com um Grupo de Chamarritas da Ilha do Pico e tocadores do Grupo Folclórico do Salão.
Domingo, 15 de Fevereiro de 2009
* Pelas 09h00m, Torneio Aberto de Pesca Desportiva
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerá a entrega de Prémios seguindo-se o beberete e convívio entre os participantes.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

REGIONAL DE JUVENIS

A não perder...




No próximo Domingo, dia 15 de Fevereiro, pelas 10h30m, joga-se a 2ª Jornada do Regional de Juvenis com o Grupo Desportivo do Salão a receber o Lusitânia, clube da ilha Terceira, no Campo da Restinga, Salão.

Vamos todos apoiar os nossos jovens.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL 2009

A SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL 2009, no Salão, iniciou-se hoje, dia 09 de Fevereiro e terminará dia 15 de Fevereiro, com o seguinte programa:
Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2009
* Pelas 20h00m, no Polidesportivo do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Sueca e de Truque.
Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Snooker.
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Ténis de Mesa e Matraquilhos.
Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009
* Pelas 13h30m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Sueca, do Centro de Convívio de Idosos.
* Pelas 12h00m, na Escola B1/JI Almoço das Crianças e pelas 15h15m finais dos Torneios de Badminton e Ténis de Mesa.
* Pelas 20h00m, no Polidesportivo do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Dominó e Cassina.
Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Tiro e de Setas.
Sábado, 14 de Fevereiro de 2009
* Pelas 14h30m, no Polidesportivo do Salão, decorrerão actividades diversas, nomeadamente uma tarde infantil com Gincana de Bicicletas e Jogos Diversos, Tracção à Corda e a final do Torneio de Bilro.
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, terá lugar a Noite Cultural, que contará com:
- Exposições: Arranjos Florais, Produtos regionais e artesanato e Fotografia
* Pelas 20h30m, também no Polivalente do Salão, Noite Cultural, com:
- Momento da Freguesia com o Grupo de Jovens do Salão
- Grupo de Teatro "Nós Outros" da Ribeirinha
* Pelas 23h00m, segue-se um convívio de Chamarritas, com um Grupo de Chamarritas da Ilha do Pico e tocadores do Grupo Folclórico do Salão.
Domingo, 15 de Fevereiro de 2009
* Pelas 09h00m, Torneio Aberto de Pesca Desportiva
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerá a entrega de Prémios seguindo-se o beberete e convívio entre os participantes.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

MUDANÇA DA COROA

O primeiro domingo de Fevereiro é marcado pela mudança da Coroa do Divino Espírito Santo, entre a casa do Irmão que serve na Segunda-feira de Espírito Santo, para casa do Irmão que serve no Domingo de Pentecostes. E assim aconteceu hoje, após a Missa Dominical, a coroa do Divino Espírito Santo ao som dos Foliões e acompanhada por alguns Irmãos, despediu-se da casa do Irmão Luís Medeiros, da Comarca da Centro e foi recebida na casa do Irmão David Cipriano, da Comarca do Canto.

Tendo em conta que a Irmandade do Divino Espírito Santo do Salão serve nos três dias de festa, os Irmãos começam o seu serviço ao Espírito Santo recebendo durante quatro meses a Coroa do Divino Espírito Santo em sua casa. Começando pelo Irmão que dá serviço na Terça-feira de Espírito Santo, seguindo-se o Irmão que dá serviço na Segunda-feira e por fim o Irmão que dá serviço no Domingo de Pentecostes, onde a coroa permanece até este dia. A mudança dá-se no primeiro Domingo de Outubro e no primeiro Domingo de Fevereiro.
Marília Medeiros

(Clicar na imagem abaixo para vizualisar álbum de fotos)

20090201_Passagem_Coroa

DAR SANGUE É DAR PELA VIDA

Como lema deste ano DAR SANGUE É DAR PELA VIDA, a Casa do Povo do Salão, como já vem sendo hábito, recebeu mais uma vez este ano a equipa do Banco de Sangue, do Hospital da Horta, no passado Domingo, dia 25 de Janeiro, para a recolha anual de sangue na nossa freguesia.
É necessário consciencializarmos que, nesta vida cada vez mais inconstante, temos que pensar no nosso próximo, porque amanhã pode ser a nossa vez. A dádiva de sangue não traz consequências negativas para a nossa saúde e pode salvar muitas vidas. Paremos um pouca na nossa correria diária e pensemos seriamente neste assunto.
Clique no link para ver como é que o Portal da Saúde explica este tema: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+sangue/colheita+de+sangue.htm
Marília Medeiros

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets