terça-feira, 2 de dezembro de 2008

VENCEU A QUALIDADE

Realizou-se no passado Domingo, dia 30 de Novembro de 2008, mais uma jornada no campeonato de Juvenis da Associação de Futebol da Horta. O Salão deslocou-se à vizinha ilha do Pico para defrontar o Madalena. Jogava-se a sexta jornada, última da segunda volta restando ainda mais duas voltas para o término do campeonato. A estação é de Outono mas o tempo era de Verão com o mar do canal calmo e com temperatura ideal para a prática do futebol o que fez com que muita gente do Salão, em especial a claque que sempre acompanha esta equipa, se deslocasse para apoiar o Grupo Desportivo do Salão.

Quanto ao jogo, teve início pelas 10h30m, com duas equipas que se conhecem muito bem a entrar cautelosas na partida e à espera do que o adversário poderia fazer. Com pouco tempo de jogo o Madalena começa a ter mais posse de bola e a encostar o Salão à sua área embora não criasse nenhuma situação clara de golo. A equipa do norte do Faial passou por momentos de apuro até ao primeiro quarto de hora e um dos factores que provocou esta situação foi a ausência do central Joel Rodrigues que estava no banco ainda não totalmente recuperado de uma grave lesão contraída no fim-de-semana anterior a jogar pela selecção. Aliás, era notório o maior desgaste dos homens do Salão pelo facto de muitos jogadores terem participado no regional de Sub-16 que se realizou em São Miguel e que a selecção da Horta venceu, uma conquista saborosa pois a base da selecção é constituída por jogadores “azuis” e todos os golos marcados foram de homens da Restinga, tendo como prémio a realização do Nacional que ocorrerá no próximo fim-de-semana em Lisboa.
No entanto o Salão conseguiu conter o ímpeto atacante do Madalena e após os primeiros 15 minutos o Salão começou a pegar mais na bola e a colocá-la no chão praticando assim um futebol mais vistoso e que acabou por dar frutos. Ao contrário do seu adversário que usou de um futebol directo, o Salão tentou sempre chegar à baliza contrária com a bola trabalhada no meio campo onde os médios organizavam bonitas jogadas possibilitando a Décio e Zé Humberto ocasiões de golo, e foi nesta insistência que Décio recebe uma bola do médio Diogo e com um central pela frente consegue rematar em jeito fora do alcance do guardião contrário fazendo a bola entrar junto ao vértice da baliza. Estava feito o primeiro do jogo e o mais difícil, a partir deste momento o Madalena percebeu que dificilmente conseguiria estar à altura do Salão e como que se entregou e até final da primeira parte assistiu-se a uma pressão do G.D.S. que por mérito do guarda redes Miguel não deu em golo. Veio o intervalo e Sérgio Gomes coloca Joel em campo para verificar o estado do central e a boa hora o fez é que no retomar dos balneários o Madalena de novo entrou forte e ameaçou as redes de Celso Faria mas foi na resposta imediata do Salão que se viu o golo, livre ainda na zona do meio campo com Carlos Oliveira a bater para dentro da área e aparece mais alto que todos Décio Fialho a cabecear para os dois a zero a favor dos “azuis”.
Com isto o treinador da Restinga efectua algumas alterações dando assim mais oportunidades aos jogadores menos utilizados e foi Adriano Souto que ainda fresco deu muito trabalho à defesa picarota, mas com tanta insistência o avançado acabou por facturar após assistência de Tiziano foi só ultrapassar o guardião contrário e empurrar para o três a zero final que premeiam a turma do Salão com 3 pontos. No final do jogo era grande a satisfação pois é difícil vencer na Madalena onde as equipas são sempre fortes e onde o ambiente é hostil com os adeptos da montanha sempre a puxar pela sua equipa mas a superioridade do Salão foi evidente e “venceu a qualidade”.


Neste momento o Salão é primeiro com 9 pontos, seguido do Fayal com 6 e Madalena com 3. Próxima jornada realiza-se a 14 de Dezembro com um Fayal vs Salão, sendo a primeira jornada da terceira volta. Para o próximo fim-de-semana há o Nacional Sub-16 em Lisboa para a selecção da Horta, o Salão aproveita para desejar felicidades para o torneio e para o forte contingente de jogadores que representam o Salão.
Informações técnicas de Sérgio Gomes e fotos de Celestina Fialho.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20081130_Madalena_GDS

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets