sexta-feira, 15 de agosto de 2008

RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE TRANCOSO EM INTERCÂMBIO COM O GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO

O Grupo Folclórico do Salão recebeu entre os dias 01 a 11 de Agosto o Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso. Este Rancho, como se pode ler no site deste grupo (http://ranchotrancoso.com.sapo.pt/), teve a sua origem em 1980 para abrilhantar as festas do santo casamenteiro "Santo António". E de tal forma se exibiu e o êxito foi tal , que o povo e as entidades da terra tudo fizeram para a sua continuação. Mas Trancoso tem raízes folclóricas mais profundas, pois existem provas de que em 1911 havia um Rancho Folclórico que ainda sobrevivia em 1924 como "Rancho Folclórico de Trancoso" e em 1927 como "Rancho dos Pedrinhos". Depois o interregno foi maior.
Em 1975 teve uma experiência muito significativa como um Rancho que os estudantes do ano do propedêutico criaram para ocupar o seu tempo e que viria a ser o seu embrião do de 1980. Finalmente, mais tarde é o próprio Rancho a fundar a "Associação Cultural e Recreativa de Trancoso", onde se tem mantido inserido.
Os trajes , as danças e cantares deste rancho retractam a maneira de viver dos finais do século XIX , principio do século XX .
As danças e cantares do Rancho são resultado de muitas horas gastas por todo o concelho na recolha de um folclore genuíno, e tem sido rigorosa a escolha das danças e cantares. É muito diversificado o repertório, contemplando desde a "dança alta", que inclui todas as danças de amplos movimentos de braços e pernas e grandes voltas, ou seja, as danças do povo, das quais se destacam a "Ceifeira", a "Dobadeira", "A Lenha da Maciera", entre outras.
Assim como a "dança baixa", da qual fazem parte as danças palacianas e de corte , sem saltos , nem bruscos movimentos de corpo, de cerimoniosos gestos de braços e pernas e os pés mal se levantam do chão e como exemplo destas danças temos a "Palaciana", o "Meu Amor como Está como Passa", etc. (...)
Dentro dos trajes e sempre acompanhados dos utensílios que lhes pertence, têm trajes como o da "leiteira", da "ceifeira", da "lavadeira", dos "pastores", do "homem da palhoça", dos "cavadores", do "cocheiro", da "criada de servir", dos "camponeses" , dos "lavradores abastados", dos "noivos", dos trajes de "festas e romarias" e ainda dos trajes dos "fidalgos", já que esta é região de casas apalaçadas.
O Rancho tem igualmente espalhado as musicas, dançares e cantares de Trancoso por todo o País e ainda por o estrangeiro, tendo já ido a Espanha , França , e Suiça .
Realiza ainda um festival de folclore que conta já com 15 edições.

Durante a estadia na nossa freguesia o Grupo Folclórico do Salão realizou diversas actividades por forma a dar a conhecer a ilha, as nossas tradições e história, as nossas gentes e locais, bem como dar conhecer o trabalho e história do Rancho de Trancoso, a saber:
- No dia 01/08/2008, teve lugar a recepção e jantar de Boas-vindas, foi o primeiro contacto entre os dois grupos e onde não puderam faltar as tradicionais Sopas do Espírito Santo e a Massa Sovada, tão características da nossa terra.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_Chegada


- O dia 02/08/2008, foi dedicado a conhecer a nossa freguesia e à noite a primeira apresentação em público junto ao Clube Naval da Horta seguindo-se a actuação no Festival de Folclore, inserido nos festejos da Semana do Mar 2008.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_CNH_Festival
- No dia 03/08/2008, teve lugar a visita à ilha do Pico, com actuação nas Festas do Cais de Agosto, em São Roque do Pico.
- No dia 04/08/2008, após visita ao Museu do Peter, o Rancho de Trancoso foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
- O dia 05/08/2008, foi dedicado à Cidade da Horta e ao seu Museu. Pelas 21h30m este grupo em conjunto com o Grupo Folclórico do Salão actuou no Polivalente da nossa freguesia.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_Salão
- No dia 06/08/2008, foi o dia de visitar o Museu da Baleia e actuações no Lar de São Francisco e Hotel Faial.
- No dia 07/08/2008, a visita à Cooperativa e Escola de Artesanato marcou um dia sabores e cultura local, encerrando o mesmo com a actuação do Rancho na Semana do Mar.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_Semana_Mar

- No dia 08/08/2008, foi tema do passeio a nossa paisagem natural onde foi ponto obrigatório de passagem o Parque do Cabouco e a Caldeira.
- Continuando com o tema do dia anterior, no dia 09/08/2008, foi dado a conhecer o Parque do Capelo (com almoço e jantar neste local), os Capelinhos e o Varadouro.
- Os dias passaram tão rápido que no dia 10/08/2008, após a missa das 11h30m solenizada pelo Rancho de Trancoso, estava na altura de começar as despedidas, aproveitando ainda o último dia da Semana do Mar, pois no dia 11/08/2008 era a altura de regressar a Trancoso.
Espero que os elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso tenham levado as melhores recordações da nossa ilha.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_Missa
Hoje, dia 15/08/2008, quem está de partida é o Grupo Folclórico do Salão, completando assim a outra perna do intercâmbio, é a altura do nosso grupo ir conhecer as gentes e locais de Trancoso. Desejo a todo grupo uma boa viagem recheada de alegres momentos.
Para mais informações sobre este intercâmbio pode visitar o site do Grupo Folclórico do Salão - http://grupofolcloricodosalao.wordpress.com/
Marília Medeiros

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets