Faz hoje, 08 de Dezembro de 2007, precisamente vinte cinco anos que foi inaugurado o nicho e benzida a imagem de Nossa Senhora da Conceição que se encontra no inicio do Caminho da Chã. A imagem que lá se encontra é uma réplica feita em pedra de Ançã, da que se encontra na Espalamaca, esta última feita em mármore, o escultor de ambas foi Amálio Maia, já falecido.
A pedra portuguesa de Ançã é uma pedra calcária, branca, sem veios, muito macia, o que a tornou preferida pelos escultores, desde o século XIV. A estrutura compacta e muito fina, dão ao calcário de Ançã condições de excelente trabalho, o que facilita o corte da rocha, trabalhos a pico e aperfeiçoamento a ponteiro e cinzel.
Este nicho foi construído pela Junta de Freguesia do Salão e a imagem que lá se encontra oferecida pelo grupo de jovens, uma iniciativa dos mesmos, que muitas eventos e pipocas tiveram de vender para pagar os 25.000$ que esta custou. Caso a mesma tivesse sido feita em mármore o preço seria de 50.000$, ambos os valores muito elevados para a época.
1 comentário:
E já se passaram vinte e cinco anos. Impressionante como o tempo passa. E a Senhora se tem mantido.
Enviar um comentário