Pelo segundo ano consecutivo realizou-se no Salão, nos dias 6 e 7 de Outubro, a Festa dos Cavaleiros, um fim-de-semana em grande, preenchido com diversas actividades para os amantes dos cavalos e touradas.
No Sábado, dia 06/10/2007, por volta das 13h00m, reuniram-se na Casa de Merendas do Parque de Campismo do Salão, mais de duas dezenas de cavaleiros de toda a ilha, num saudável convívio à mesa com um sempre apreciado frango de churrasco e pão de alho, regados com o bom vinho e cerveja.
Por volta das 22h00m, já se previa uma noite de festa, com grande afluência de pessoas da freguesia e não só, ao espaço do Polivalente do Salão, onde se iria realizar pelas 22h30m o baile abrilhantado pelo grupo "Turma do Rodeio". No bar puderam-se encontrar bons petiscos tais como entrecosto, linguiça, morcelas, ovos recheados, etc... A pastelaria era sem dúvida uma verdadeira tentação lá não faltavam bolos variados, tartes, tortas, queques, amendoins com açúcar e compotas. Para quem gosta de jogos de sorte e azar a quermesse apresentava uma configuração diferente do costume, muitos eram os bilhetes mas só alguns tinham prémio, foi sem dúvida um sucesso pois no final da primeira noite muitos dos prémios já tinham saído, pelo que no segundo dia, foi solicitado no final da missa dominical a oferta por parte dos paroquianos de mais alguns objectos para refazer a quermesse.
No domingo, dia 07/10/2007, os afazeres eram muitos desde montar o bar no exterior do Polivalente do Salão, à confecção de petiscos, a preparação e ornamentação dos Carros Bois e Cavalos, entre muitas outras actividades, indispensáves para que a tarde corre-se da melhor forma.
Por volta das 14h45m, já eram muitas as pessoas que se juntaram no sitio da Lomba para ver a saída dos Cavaleiros e Carros de Bois enfeitados a rigor para a ocasião, quatro dois seis carros iriam transportar da Lomba até junto ao Polivalente as caixas onde se encontravam os animais para a Tourada. Após alguns atrasos, seguiram em cortejo através da Estrada Regional até local da festa, onde por volta das 16h00 já se encontravam algumas centenas de pessoas para presenciar o espetáculo. Pelo segundo ano consecutivo o Salão recebe neste dia pessoas de toda ilha em número muito considerável e nunca visto na freguesia nem mesmo na festa da sua Padroeira, Nossa Senhora do Socorro.
Após a passagem do cortejo seguiu-se a Tourada, contando com um total de quatro fêmeas a correr uma de cada vez, a primeira a sair foi a Patrícia, seguida da Tarraçada, da Marcheira e por fim da Rosa Mota. Todos estes animais pertencem à Ganadaria Fernando Bettencourt, da Prainha do Norte, ilha do Pico. Foram muitos os jovens e adultos que quiseram fazer frente aos touros demonstrando actos de coragem e valentia e proporcionando momentos de grande animação. Quando o último touro recolheu à caixa já estava anoitecendo, pelo que a festa foi intensa e muito animada que nem se deu pelo tempo passar.
Seguiu-se a entrega de prémios, uma surpresa para todos os espectadores, e novidade inserida nos festejos pela Junta de Freguesia do Salão, contando com o apoio de diversas entidades. O júri que atribuiu estes prémios era composto por: José Eduardo Pires, Evaristo Rosa e Veneranda Alvernaz que premiaram aqueles que mais se destacaram durante a tarde de festa. Assim os premiados foram:
- MELHOR CAVALEIRO
- MELHOR CAVALEIRO JOVEM
- 1º lugar- Marcelo Silva - Taça patrocinada por Elisabete Silva
- MELHOR CAVALEIRO VETERANO
- MELHOR CARRO DE BOIS
- MELHOR CAPINHA
O presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues, aproveitou o momento de entrega de prémios para agradecer:
- Ludgero Freitas, pela dedicação a este evento;
- Aos cavaleiros que participaram;
- À Comissão de Festas da Paróquia do Salão pelo trabalho realizado na organização do bar, pastelaria e quermesse;
- À Casa do Povo do Salão pela cedência do espaço,
- e a todos os que colaboraram de uma forma directa ou indirecta, bem como a todos os presentes.
Para finalizar a festa, uma noite animada de Karaoke com muitos corajosos a demonstrarem os seus dotes vocais.
Durante toda a tarde e noite foi possível saborear porco no espeto, assim como um fantástico serviço de bar, pastelaria e uma interessante quermesse. De salientar que todos os fundos recolhidos neste fim-de-semana da Festa dos Cavaleiros reverteram a favor da construção da nova igreja do Salão. Tendo este evento sido promovido pela Câmara Municipal da Horta, Junta de Freguesia e Casa do Povo do Salão.
Antes de terminar quero agradecer a Maria Liduína Vargas, pelas fotos que me enviou do Cortejo dos Cavaleiros e Carros de Boís ao passarem pela casa dela, a Sílvia Fialho pelas fotos do almoço dos Cavaleiros no Sábado e à Junta de Freguesia do Salão pela informação cedida sobre este evento.
Olé... espero que para o próximo haja mais.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para vizualizar álbum de fotos)
2 comentários:
Marilia-muito obrigada por manter este sitio currente. Os fotos da Festa do Cavaleiro nos guarda o Salao no nosso coracao aqui em California principalmente por ver os fotos do meu Padrinho-Jose Manuel Furtado, com sua cara muito feliz que ganhou o primeiro premio com o seu carro de bois. Maria Jose (Mary Jo)
Olá
mais uma vez muitos parabens pelo blog.
espero que não se importe que vá consultando e utilizando alguns dados para noticiar os vossos eventos.
bjs
maria jose
Enviar um comentário