Nascido a 16/09/1918, na freguesia do Salão, era o 5º filho de um total de oito (Maria Amélia, Isaías, Manuel, José, Otília, Lurdes e Alice) do casal Maria Amélia Medeiros e Manuel Sebastião Goulart.
Cedo se destacou nos estudos, e após terminado o Liceu, seguiu para a Faculdade de Medicina de Lisboa, não queremos tirar o seu mérito e capacidades, mas também devemos homenagear a família, pais e irmãos, que para aquela época tiveram uma mentalidade bastante aberta e com algum esforço financeiro deram a oportunidade merecida para o prosseguimento dos estudos. A resposta do Dr. António Sebastião Goulart mostrou provas que não foi em vão todo o esforço, destacando-se nos estudos e posteriormente como médico. Casou com Maria Ester da Fonseca Martins (28.11.1920 a 22.11.1997), filha do 2º Barão da Ribeirinha José da Rosa Martins (1879) e Ester Branca Fernandes da Fonseca (1893). Deste casamento nasceram Adélia Maria Martins Goulart, José António Martins Goulart, António Manuel Martins Goulart, Ana Paula Martins Goulart e Maria Ester Martins Goulart (já falecida).
Foi reconhecido por diversas vezes a nível freguesia, ilha e país, neste último caso de salientar a condecoração com a Ordem de Mérito, grau de Comendador, cujo alvará foi passado a 24/08/1994 e entregue durante as comemorações do 10 de Junho de 1994 pelo, na altura Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.
A nível ilha de destacar, para além das funções de médico exercidas em muitas instituições, a passagem pela política e cultura, tendo sido Presidente da Câmara Municipal da Horta durante doze anos (3 mandatos) e Vice-Presidente do Núcleo Cultural da Horta de 1958 a 1972 .
"Eu sou Saloense...", dizia sempre, nunca negou as suas raízes e participava sempre na mordomia do Espírito Santo, apesar de já não residir na freguesia continuou a ser activamente irmão do Império do Divino Espírito Santo do Salão.
O funeral será realizado hoje dia 19/05/2007, pelas 14h30m, na Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, Horta, seguindo depois para o cemitério do Carmo.
Paz à sua alma e sentidos pêsames a toda a família.
Marília Medeiros
1 comentário:
Excelente trabalho, Marília! Obrigado.
Enviar um comentário