A Vigília Pascal, realizou-se Sábado, designado como Sábado Santo, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, freguesia de Salão, pelas 21h00m, com todas as cerimónias respectivas deste dia.
No Domingo, dia 04 de Abril, celebrou-se o Domingo de Páscoa ou da Ressurreição com missa cantada e a liturgia a relembrar este momento da vida de Jesus.
Para mais informações sobre as cerimónias destes dias e outras notas interessantes favor consultar os links seguintes:
http://obote.blogspot.com/2008/03/viglia-pascas-sbado-santo.html
http://obote.blogspot.com/2008/03/pscoa.html
(Favor clicar nas imagens abaixo para visualizar álbum de fotos)
http://obote.blogspot.com/2008/03/viglia-pascas-sbado-santo.html
http://obote.blogspot.com/2008/03/pscoa.html
(Favor clicar nas imagens abaixo para visualizar álbum de fotos)
![]() |
| 20110423Vigilia |
![]() |
| 20110424_Domingo_Pascoa |





No Sábado, à tarde, um grupo de senhoras juntam-se no Império para fazerem os ramos, isto é, os ramos que serão distribuídos no Domingo, são pequenas peças de arte compostas por palmas, flores, papel recortado a embelezar o ramo e por fim fita de cor vermelha, no caso dos ramos pertencerem à Irmandade do Santíssimo Sacramento ou branca, no caso de pertencer à Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, no final quando todos os ramos estão feitos são colocados em cestas de vimes com toalhas de renda. É também uma tarde de convívio onde muitas vezes se encontram conhecidas e se tem tempo para por a conversa em dia.
O Salão mesmo sem carregar muito o pé no acelerador, marcou 4 golos em cada uma das partes e apenas consentiu um golo dos picoenses já perto do final da partida. Os golos Saloenses foram marcados por Zé Humberto (2), Celso Pereira (2), Diogo Pereira (1), Décio (1), Marcos (1) e André Freitas (1). Com este resultado o GDS soma 15 pontos em cinco jogos e já é praticamente campeão do torneio de encerramento de juniores da Associação de Futebol da Horta, enquanto o Madalena e o Fayal Sport apenas contam com três pontos cada. No próximo Sábado o Salão defronta o Fayal Sport também no estádio da Alagoa às 17 horas. 
Muitos foram os temas tratados nestes últimos quatro anos, o registo da história presente de uma freguesia que, ao contrário do que muitos pensam, possui alguma dinâmica permitindo manter este blog sempre em constante actualização. Um blog que pretende promover uma acção activa do leitor, estando aberto aos seus comentários e a publicar informações cedidas pelos mesmos sobre a nossa freguesia, a sua história, eventos da actualidade e as suas gentes. Uma aposta ganha do blog é o forum que permite aos leitores puderem mais facilmente expor as suas ideias... Agradecemos a todos os que até hoje nos apoiaram neste projecto e continuamos disponíveis para desenvolver este trabalho que com o vosso contributo poderá ser mais e melhor. 

Apesar de o Salão jogar como visitado, houve necessidade de recorrer ao sintético da Alagoa, casa do adversário, devido ao campo da Restinga se encontrar impraticável e perigoso para a prática da modalidade provocando mesmo lesões por vezes graves como é o caso de entroses. Em relação ao jogo, o ascendente inicial dos verdes justificava-se pelo facto do Fayal jogar em “casa” e por estar mais adaptado ao sintético onde treina toda a época. No entanto os azuis souberam conter esta superioridade inicial do Fayal e começaram a colocar a bola junto à relva e a ensaiar jogadas bonitas de futebol dando a volta ao adversário. Foi com esta superioridade no futebol praticado que o Salão chegou ao golo numa jogada iniciada na direita por Zé que faz chegar a bola a Rui Faria no centro do ataque e este recebe e desmarca Diogo Pereira na ala esquerda que cara a cara com o guardião contrário não perdoou. Estava feito o mais difícil pois a partir deste momento o factor psicológico teve o seu peso ficando os azuis mais libertos, enquanto aos verdes pairava na memória a última derrota infligida pelo Salão. Pois nem de propósito os azuis do norte não fizeram por menos e voltaram a golear o Fayal Sport, com novo golo de Diogo Pereira ainda no primeiro tempo, Joel Rodrigues no inicio da segunda metade, Ricardo André, Marcus Júnior e Zé Humberto fecharam a contenda de 6-1 para o Salão. O resultado expressa a superioridade do Salão sobre o Fayal Sport tanta vez contestada por estes, e deixa o Salão com uma mão na Taça contando com 12 pontos, Madalena que folgou 3 e Fayal Sport 0 pontos. Próximo sábado o Salão folga e joga-se um Fayal – Madalena. 
