Do giz para o teclado e do recreio para o mundo... abriu-se ontem uma janela de recordações. Com administração de Adolfo Fialho e a grande colaboração de Marcelina Pereira, foi criado na rede social do Facebook o Grupo de Antigos Alunos da Escola do Salão (clicar no link para entrar na escola), reavivaram-se memórias através de histórias e imagens dos tempos passados na nossa querida Escola. Deixo o convite a todos os que frequentaram esta escola a se juntarem ao grupo e a partilharem os seus momentos lá vividos.
Termino deixando os parabéns ao mentores e com as poeticas palavras de Adolfo Fialho:
- Épiii… Épiii… Épiii… Esta foi uma expressão que gritámos, vezes e vezes sem conta, quando a sorte nos batia à porta e éramos os escolhidos pela professora para, quase sempre em passo de corrida, chamar os colegas que brincavam pelo enorme espaço do recreio da nossa escola. Depois de duas ou três voltas em torno do velhinho edifício, com apenas duas salas de aula, embalados por uma energia contagiante, raramente travada pelas tarefas que nos esperavam lá dentro, mesmo que aquela conhecida dor no fundo da barriga deixasse já adivinhar um ralhete pelo atraso no trabalho, que se acumulara ao longo da manhã, lá entrávamos um após outro, rumo à nossa secretária de madeira, companheira dos sonhos de gerações e gerações de meninos como nós. Era assim todos os dias, foi assim durante anos e anos… Ainda assim, continua tão presente na nossa lembrança, como se, desde então, os nossos dias se vivessem em função do tic-tac do relógio de pêndulo que, do alto do armário, marcava as rotinas que aprendemos naquelas quatro paredes caiadas de um branco imaculado e perfumadas pelas muitas violetas, que nos espreitavam dos parapeitos das grandes janelas de vidro, que iluminaram grande parte da nossa infância. Estas são memórias tatuadas na nossa alma, que rotinaram de tal forma a nossa vida que, passados tantos anos, ainda nos sentimos regidos pelos mesmos rituais… Sejam todos muito bem-vindos!
4 comentários:
Parabens pela iniciativa. Deviamos organizar um encontro com os antigos alunos e professores.
Caro Adolfo.
Muitas felicitações pela ideia que tiveste, vai ser bom recordar.
Espero poder enriquecer esta ideia.
Parabéns Marília por emprestares o teu/nosso blog para mais uma válida iniciativa.
Upa! Upa! Excelente ideia! Mas eu vejo no "quadro" 1980-2000. E um velhinho de 54 anos pode entrar neste "clube"? Eu pertenço à geração que fez a transição da velhinha escola que funcionava na casa do Nunes (Canto, para a actual. Fui estreante! Heim? Não sei precisar as datas, até para saber qd a actual escola começou a funcionar, mas é coisa que irei saber. Agora, este clube é só dos novitos?
Está aberto a todos os que por lá passaram vou-lhe mandar o convite
Enviar um comentário