segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FESTA DOS CAVALEIROS 2009

Pelo quarto ano consecutivo realizou-se no Salão, no passado fim-de-semana, dias 19 e 20 de Setembro, a Festa dos Cavaleiros, um fim-de-semana em grande, preenchido com diversas actividades para os amantes dos cavalos e das touradas.
No Sábado, dia 19/09/2009, estava marcada para as 15h00m uma prova equestre, que devido a alguns atrasos só começou uma hora mais tarde, tendo sido a mesma realizada junto ao Polidesportivo do Salão. A prova era composta por uma série de perícias que os cavaleiros teriam que realizar e terminavam a mesma com três saltos a obstáculos. Pelas 22h30m, já se previa uma noite de festa, com grande afluência de pessoas da freguesia e não só, ao espaço do Polivalente do Salão, onde se realizou baile abrilhantado pelo grupo "Turma do Rodeo".
No domingo, dia 20/09/2009, os afazeres eram muitos desde montar o bar no exterior do Polivalente do Salão, à confecção de petiscos, a preparação e ornamentação dos Carros Bois e Cavalos, entre muitas outras actividades, indispensáveis para que a tarde corre-se da melhor forma. De salientar que este ano foram montados três bares, um na entrada do Polivalente, outro junto ao Império e um terceiro móvel montado na Canada do Mestre, lado do mar. Por volta das 14h45m, já eram muitas as pessoas que se juntaram no sítio da Lomba para ver a saída dos Cavaleiros e Carros de Bois enfeitados a rigor para a ocasião, quatro dois seis carros iriam transportar da Lomba até junto ao Polivalente as caixas onde se encontravam os animais para a Tourada. Após alguns atrasos, seguiram em cortejo através da Estrada Regional até local da festa, onde por volta das 16h00m já se encontravam algumas centenas de pessoas para presenciar o espectáculo. Pelo quarto ano consecutivo, o Salão recebe neste dia pessoas de toda ilha em número muito considerável e nunca visto na freguesia, nem mesmo na festa da sua Padroeira, Nossa Senhora do Socorro. Após a passagem do cortejo seguiu-se a Tourada, contando com um total de quatro animais a correr um de cada vez, nomeadamente o “Sem Ferro”, o “Ramiro”, o “Jarrão” e o “20 e meio”. Todos estes touros pertencem à Ganadaria Fernando Bettencourt, da Prainha do Norte, ilha do Pico. Não sendo tradição antiga da freguesia cada vez mais jovens e adultos vão fazendo frente aos touros demonstrando actos de coragem e valentia e proporcionando momentos de grande animação. Quando o último touro recolheu à caixa já estava anoitecendo, pelo que a festa foi intensa e muito animada que nem se deu pelo tempo passar. Seguiu-se a entrega de prémios pela Junta de Freguesia do Salão, contando com o apoio de diversas entidades. O júri, elementos do público, premiaram aqueles que mais se destacaram durante esta tarde de festa. Assim os premiados foram:
- MELHOR CAVALEIRO
1º lugar – Fernando Silva - Taça patrocinada por Auto Reparações Arnaldo Abreu
2º lugar - Elias - Taça patrocinada por Salão Car
- MELHOR CAPINHA
1º lugar - André - Taça patrocinada por de Pneuhorta, Lda.
- MELHOR CAVALEIRO FEMININO
1º lugar – Emanuela Pascoal – Construções Hélio Pereira
- CARRO DE BOIS – PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO
- Avelino Silva – Taça patrocinada por José Sebastião Freitas
- Manuel Eduíno Vieira – Taça patrocinada por Silva & Vargas Lda.
- Tomás Oliveira – Taça patrocinada por Jorge Gomes
- Avelino Silva - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- Avelino Silva - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- Luís do Cabeço - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- MELHOR CAVALEIRO VETERANO – Carlos Escobar - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- MELHOR CHARRETE
1º lugar - José Escobar - Taça patrocinada por Casa do Povo do Salão
- CHARRETE – PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO
José Gaiola - Taça patrocinada por Pedro Silva
PRÉMIOS DE PARTICIPAÇÃO:
- José Eduíno Pinheiro – Taça patrocinada por Hortatur
- Miguel Silveira – Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão

O presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues, aproveitou o momento de entrega de prémios para agradecer:
- Ludgero Freitas, pela dedicação a este evento;
- À Associação Hípica
- Aos cavaleiros que participaram;
- À Comissão de Festas da Paróquia do Salão pelo trabalho realizado na organização do bar, pastelaria e quermesse;
- À Casa do Povo do Salão pela cedência do espaço;
- Aos patrocinadores das taças;
e a todos os que colaboraram de uma forma directa ou indirecta, bem como a todos os presentes.
Para finalizar a festa, uma noite com Karaoke.
Durante toda a tarde e noite foi possível saborear porco no espeto, assim como um fantástico serviço de bar, pastelaria e uma interessante quermesse. De salientar que todos os fundos recolhidos neste fim-de-semana da Festa dos Cavaleiros reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão. Tendo este evento sido promovido pela Câmara Municipal da Horta, Junta de Freguesia e Casa do Povo do Salão.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)


20090919_Sabado_Cavaleiros

20090920_Domingo_Cavaleiros

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets