quarta-feira, 24 de setembro de 2008

FESTA DOS CAVALEIROS 2008

Pelo terceiro ano consecutivo realizou-se no Salão, no passado fim-de-semana, dias 20 e 21 de Setembro, a Festa dos Cavaleiros, um fim-de-semana em grande, preenchido com diversas actividades para os amantes dos cavalos e touradas. No Sábado, dia 20/09/2008, por volta das 13h00m, reuniram-se na Casa de Merendas do Parque de Campismo do Salão, mais de duas dezenas de cavaleiros de toda a ilha, num saudável convívio à mesa com um sempre apreciado frango de churrasco e pão de alho, regados com o bom vinho e cerveja.
Por volta das 15h00m, realizou-se um raide, uma prova com cavalos que teve o seguinte percurso saindo do Porto do Salão, dirigiram-se até à Canada D. Catarina, depois Rua da Igreja onde junto ao Cemitério havia um check-point em que os participantes tinham de responder algumas questões de cultura geral, nomeadamente sobre a freguesia do Salão. Depois deste ponto desciam a Canada da Igreja a pé com o Cavalo pela mão até ao Campo de Futebol, onde num terreno junto a este, se encontrava montada uma prova de perícia. O raide finalizava de novo junto ao Porto do Salão onde para ai chegar os cavaleiros tinham de percorreram um caminho agrícola até acima da rocha.
Pelas 22h30m, já se previa uma noite de festa, com grande afluência de pessoas da freguesia e não só, ao espaço do Polivalente do Salão, onde se iria realizou baile abrilhantado pelo grupo "Art Music".
No domingo, dia 21/09/2008, os afazeres eram muitos desde montar o bar no exterior do Polivalente do Salão, à confecção de petiscos, a preparação e ornamentação dos Carros Bois e Cavalos, entre muitas outras actividades, indispensáves para que a tarde corre-se da melhor forma. De salientar que este ano foram montados três bares, um na entrada do Polivalente, outro no pátio à esquerda do mesmo e um terceiro móvel montado na Canada do Mestre, lado do mar. Por volta das 14h45m, já eram muitas as pessoas que se juntaram no sitio da Lomba para ver a saída dos Cavaleiros e Carros de Bois enfeitados a rigor para a ocasião, quatro dois seis carros iriam transportar da Lomba até junto ao Polivalente as caixas onde se encontravam os animais para a Tourada. Após alguns atrasos, seguiram em cortejo através da Estrada Regional até local da festa, onde por volta das 16h00m já se encontravam algumas centenas de pessoas para presenciar o espectáculo. Pelo terceiro ano consecutivo, o Salão recebe neste dia pessoas de toda ilha em número muito considerável e nunca visto na freguesia, nem mesmo na festa da sua Padroeira, Nossa Senhora do Socorro.
Após a passagem do cortejo seguiu-se a Tourada, contando com um total de quatro animais a correr um de cada vez. Todos estes touros pertencem à Ganadaria Fernando Bettencourt, da Prainha do Norte, ilha do Pico. Não sendo tradição antiga da freguesia alguns jovens e adultos vão fazendo frente aos touros demonstrando actos de coragem e valentia e proporcionando momentos de grande animação. Quando o último touro recolheu à caixa já estava anoitecendo, pelo que a festa foi intensa e muito animada que nem se deu pelo tempo passar. Seguiu-se a entrega de prémios pela Junta de Freguesia do Salão, contando com o apoio de diversas entidades. O júri, elementos do público, premiaram aqueles que mais se destacaram durante esta tarde de festa. Assim os premiados foram:
- MELHOR CAVALEIRO
1º lugar - Carlos Escobar - Taça patrocinada por Arnaldo Abreu
2º lugar - Sérgio Correia - Taça patrocinada por José Sebastião de Freitas
- MELHOR CAVALEIRO JOVEM
1º lugar - Marcelo Silva - Taça patrocinada por Jorge Gomes
- MELHOR CAPINHA
1º lugar - Fábio - Taça patrocinada por Auto Reparações Arnaldo Abreu de Arnaldo Abreu
- MELHOR CAVALEIRO FEMININO
1º lugar - Lisa - Taça patrocinada por CALF
- MELHOR CARRO DE BOIS
1º lugar - Avelino Silva -Taça patrocinada por Guilherme Azevedo
2º lugar - Vieira - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- MELHOR CAVALEIRO VETERANO 1º lugar - Sérgio Ramos - Taça patrocinada por Padaria Tradicional do Salão
- MELHOR CHARRETE
1º lugar - José Gaiola - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
O presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues, aproveitou o momento de entrega de prémios para agradecer:
- Ludgero Freitas, pela dedicação a este evento;
- Aos cavaleiros que participaram;
- À Comissão de Festas da Paróquia do Salão pelo trabalho realizado na organização do bar, pastelaria e quermesse;
- À Casa do Povo do Salão pela cedência do espaço;
- Aos patrocinadores das taças;
- Aos motar's,
e a todos os que colaboraram de uma forma directa ou indirecta, bem como a todos os presentes.
Para finalizar a festa, uma noite com cantigas ao desafio com João Bettencourt e Nuno Paz, da ilha de São Jorge.
No final da noite, foram sorteados os prémios do Sorteio cujas receitas reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão, sendo que os contemplados foram:
- 1º Prémio – Conjunto de centros em ponto cruz – Ivone Garcia (Salão)
- 2º Prémio – Conjunto de centros de renda – Ricardo Pinheiro (Salão)
- 3º Prémio – Conjunto de toalhas de casa de banho – Flávio Serpa (Salão)
- 4º Prémio - Conjunto de chávenas - José Eduíno Pinheiro (Salão
Durante toda a tarde e noite foi possível saborear porco no espeto, assim como um fantástico serviço de bar, pastelaria e uma interessante quermesse. De salientar que todos os fundos recolhidos neste fim-de-semana da Festa dos Cavaleiros reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão. Tendo este evento sido promovido pela Câmara Municipal da Horta, Junta de Freguesia e Casa do Povo do Salão.
Marília Medeiros

(Clicar na imagem abaixo para vizualizar álbum de fotos)
FESTA DOS CAVALEIROS 2008

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets