quinta-feira, 18 de setembro de 2008

FESTA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO 2008

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias de 13 a 14 de Setembro de 2008, a Festa de Nossa Senhora de Socorro, na freguesia do Salão.
Apesar dos pontos altos desta festa terem sido no Sábado e no Domingo, os preparativos começaram bem antes. O septenário teve inicio no domingo dia 07 de Setembro, com missa solenizada pelas 11h30m. Durante a semana o septenário realizou-se todos os dias pelas 20h30, e contou com a presença dos sacerdotes Pde. Marco Luciano, Pde. João António das Neves e claro com o nosso sacerdote Pde. José Alvernaz. As reflexões nestes dias abrangeram diversos temas, tendo sempre a Virgem Maria como ênfase, invocada na nossa Paróquia como Senhora do Socorro. Este ano há ainda a destacar o facto de cada dia do septenário ter contado com a participação especial de diversos grupos, nomeadamente: a Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, Grupo Desportivo do Salão, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Grupo Folclórico do Salão, Movimento da Mensagem de Fátima e do Apostolado da Oração e Grupo de Jovens.
Durante o dia começavam os preparativos, desde a colocação das bandeiras que dão um colorido particular à zona da festa, passando pela montagem da iluminação, que conta desde sempre com o precioso auxilio do Sr. Eduardo Quaresma (natural do Salão, reside na freguesia da Ribeirinha, encontrando-se sempre disponível para ajudar na altura da festa da nossa Padroeira, e desta forma trazer um ar mais festivo ao local). O grupo de catequistas recolhe os prémios que as pessoas oferecem, nomeadamente algumas peças de artesanato confeccionadas pelas mesmas, e compram mais alguns, para desta forma organizarem uma quermesse mais aliciante. A comissão de festas faz os últimos preparativos para os petiscos e pastelaria.
Este ano o Dia Eucarístico, Dia de Nossa Senhora do Socorro (08/09/2007) celebrou-se na Segunda-feira com a habitual exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.
No Sábado, decorreu a "II Regata de Botes Baleeiros Senhora do Socorro", pelas 14h00m, inicialmente programada para se realizar na baía do Porto do Salão, mas devido às condições metereológicas e por ordem do Clube Naval da Horta por segurança dos botes e tripulações, a mesma realizou-se na baía da cidade da Horta. Pelas 14h00m, já algumas dezenas de pessoas encontravam-se junto ao Parque de Campismo do Salão para assistir à prova e foi com algum descontentamento que receberam a noticia da alteração da mesma.
Nesta prova, obtiveram-se as seguintes classificações:
- 1º lugar - Bote Sra. das Angústias - Oficial Francisco José Gonçalves - Junta de Freguesia das Angústias
- 2º lugar - Bote São José - Oficial Nelson Matos - Junta de Freguesia do Capelo
- 3º lugar - Bote Sra. do Socorro - Oficial Hedi Costa - Junta de Freguesia do Salão

- 4º lugar - Bote Sra. da Guia - Oficial Ilídio Pereira - Junta de Freguesia da Feteira
- 5º lugar - Bote Claudina - Oficial Vítor Rosa - Clube Naval da Horta
- 6º lugar - Bote Sra. da Conceição - Oficial António Luís - Clube Naval da Horta
- 7º lugar - Bote Sra. de Fátima - Oficial Ivo Rosa - Junta de Freguesia de Castelo Branco
No final da tarde, pelas 18h30m, teve lugar um pequeno convívio entre todos os participantes, onde os mesmos puderam saborear um apetitoso frango de churrasco, acompanhado pelo tradicional pão de alho, cerveja, vinho e sumos. Seguiram-se os tradicionais discursos e entrega das taças, a taça para o 1º e 2º lugar foi patrocinada por Almeida e Filhos lda. a do 3º lugar por Borges e Silva lda.
Esperemos que no próximo ano, a terceira edição desta regata volte ao Salão para satisfação de todos os saloenses.
A recolha das oferendas teve o seu início pelas 18h00m, saindo três carrinhas com adolescentes e jovens, que passaram pelas ruas e canadas das várias zonas que compõe a freguesia nomeadamente Lomba, Centro e Canto. Estas oferendas são arrematadas nos arraiais de Sábado e Domingo. Entre muitas outras oferendas podíamos encontrar a tradicional Massa Sovada, Bolos, garrafas de bebida, fruta da época nomeadamente uvas, batata doce, feijão, surpresas, bolos, etc.
Pelas 20h30m, realizou-se a Procissão de Velas que saindo do Centro de Culto da Paróquia percorreu a Estrada Regional em direcção aos Espalhafatos, até ao Caminho Velho, regressando ao Centro de Culto onde se realizou a consagração da Paróquia a Nossa Senhora. Seguiu-se septenário com Missa cantada e pregação do Pde. João das Neves
Na parte cívica, o arraial contou com a actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel e baile com "Conjunto Feedback".
Durante toda a noite funcionou uma quermesse diversificada assim como um serviço de pastelaria com bolos de sabores diversos, tortas, tartes e salame. Em simultâneo decorriam arrematações e no bar, podiam-se encontrar petiscos como bifanas, ovos recheados, linguiça, batata recheada, etc., para matar a sede entre outras bebidas a sangria fresquinha.
No Domingo, dia 14/09/2087, a manhã começou bem cedinho para a comissão de festas, que se dedicou à limpeza do espaço da festa e últimos preparativos no Centro de Culto para a Missa e Procissão.
A Missa da Festa, celebrou-se pelas 15h00, com a presença dos sacerdotes Pde. Marco Luciano, Pde. João António das Neves, Pde. Marco Martinho e Pde. José Alvernaz. A mesma foi solenizada pelo Grupo Coral com apoio de alguns elementos do Grupo Coral das Angústias, orientado pelo regente Henrique Escobar.
Seguiu-se o arraial com arrematações, quermesse, pastelaria, bar e concerto da Filarmónica “Lira Campesina Cedrense”. Pelas 19h00m, realizou-se a Procissão que saindo do Centro de Culto seguiu até à Canada da Igreja a mesma foi acompanhada pelas Filarmónicas Lira Campesina Cedrense e Filarmónica Recreio dos Pastores, de São João do Pico. A imagem de São José foi levada por jovens da equipa do Grupo Desportivo do Salão, Nossa Senhora do Socorro pela Irmandade de Nossa Senhora e o palio pelos irmãos do Santíssimo Sacramento. Nesta procissão estiveram presentes, representações de entidades da nossa freguesia respectivamente: Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia, Casa do Povo, Grupo Desportivo e Grupo Folclórico. E ainda, as crianças da Primeira Comunhão, os adolescentes da Profissão de Fé que transportaram o guião de São José e os jovens que irão celebrar o sacramento do Crisma o guião de Nossa Senhora, entre muito outros populares.
Após a chegada da Procissão e a dada bênção final com o Santo Lanho, prosseguiu-se a festa com o arraial. Entretanto, efectuou-se o leilão do gado, momento procurado por muitos presentes principalmente lavradores. Durante a noite presenciou-se o concerto da Filarmónica Recreio dos Pastores, de São João do Pico actuação do Grupo Folclórico do Salão continuando as arrematações, quermesse, pastelaria e bar.
As rifas vendidas a favor da construção da nova igreja do Salão serão sorteadas no próximo Domingo, dia 21 de Agosto. De referir que as receitas geradas neste fim-de-semana de festa terão o mesmo objectivo.
Um última palavra de parabéns a toda a comissão de festas pelo excelente trabalho realizado, foi de comentário geral e de alegria de todos a forma como decorreu este fim-de-semana de festa em louvor a Nossa Senhora do Socorro, já há alguns anos que esta festa não era tão participada.
Marília Medeiros

Para visualizar os álbuns de fotos, clique abaixo:
- Septenário
- Sábado da festa, 13 de Setembro de 2008
- Domingo da festa, 14 de Setembro de 2008

Sem comentários:

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets