O texto que passo a transcrever é da autoria de Hélio Pamplona, foi publicado a 30 de Novembro de 2007, no Jornal Tribuna da Ilhas.
Em tempos idos uma colectividade da nossa ilha foi administrada por um grupo de cidadão que por esta ou por aquela razão, não quis, ou não soube fazer uma gerência digna dos pergaminhos de que a mesma possui.
Criou-se um vazio financeiro que arrastou a mesma colectividade, quase, para um beco sem saída.
Não fora o querer, a abnegação, o sacrifício, e sobretudo o incondicional amor dum sócio fundador, que inclusive colocou em causa o património, seu e da sua família, para "salvar", sozinho, a situação contraindo uma dívida, e hoje estaríamos a lamentar o encerramento de mais uma colectividade desportiva e cultural na nossa ilha.
Sinto, como fervoroso adepto do movimento associativo, uma enorme angustia quando constato que uma qualquer colectividade encerra as sua portas por razões várias! A nossa comunidade fica mais pobre!
Mas felizmente ainda na Ilha do Faial temos HOMENS como José Manuel Goulart Gomes, que presentemente devido a doença súbita se viu relegado para uma cama do Hospital da Horta.
Mas homens como ele nunca vergam, e felizmente, no fim-de-semana que agora finda regressou a casa para junto dos seus entes queridos.
E foi precisamente no fim de semana passado, concretamente no Domingo, que um grupo de salonenses, solidarizando-se com José Manuel, juntou umas largas centenas de pessoas numas Sopas de Espírito Santo, com objectivo de angariar fundos, a fim de atenuar o "sacrifício" que aquele filho da terra fez pelo "seu" Grupo Desportivo do Salão.
Talvez possamos julgar que tenha sido um pouco tarde, mas como diz o ditado popular "tarde é o que nuca chega"!
Em ano de Bodas de Prata (foi o ano passado), o Grupo Desportivo do Salão, com a preciosa e inestimável colaboração do José Manuel Goulart Gomes ganhou novo alento, por agora "é dever" de todos os salonenses cerrarem fileiras, como bem o sabem fazer, ajudando como tem sido feito, com as camadas jovens, fazer regressar a sua equipa de seniores ao convívio de todas as equipas que militam na Associação de Futebol da Horta.
A freguesia do Salão tem gente com arreganho para levar de vencida mais esta batalha! Mãos à obra! É altura de unir esforços! Até aqueles que prevaricaram!
Cumprimento efusivamente aquele grupo de pessoas que conseguiram, com a sua iniciativa pelo bem comum, "fazendo bem sem olhar a quem"!!!