segunda-feira, 25 de junho de 2007

Viva a São João...

Festejou-se ontem, 24/06/2007, o Dia de São João.
Muitos costumes de São João já não se mantêm nos nossos dias como antigamente, alguns foram modificados e outros até mesmo desapareceram. Vou aqui falar um pouco sobre eles.
Na véspera do Dia de São João à noitinha, faziam-se fogueiras e reuniam-se à volta destas amigos e conhecidos tocando instrumentos, bailando a chamarrita e cantando. Os jovens aventuravam-se a saltar à fogueira e assim ficavam pela noite dentro até acabar a lenha.
No dia de São João pela manhã cedo os homens iam tirar o leite às vacas, que normalmente, nesta época do ano se encontravam no mato, vinham a casa por o leite e regressavam para cima com as suas famílias.
Havia ainda ranchos de pessoas, que também pela manhã cedo iam dar a volta à borda da Caldeira, levando consigo sacas de retalhos nas quais colocavam a comida e numa saquinha mais pequena levavam favas torradas. Quando passavam por um sítio direito paravam para comer. Uma volta à caldeira levava mais ou menos duas horas.
As pessoas que não iam dar a volta ficavam na Ermida junto à borda, que infelizmente foi levada pelo sismo de 9 de Julho de 1998. Alguns destes aproveitavam ainda para descer a caldeira e levavam latas para trazerem peixinhos que lá existiam.
Após isto as pessoas que estavam na borda e que eram do lado sul iam para baixo para a outra Ermida. Os do lado norte mais especificamente as pessoas do Salão, Ribeirinha e Pedro Miguel vinham para a Quebrada ou então iam para os seus sarrados. Quando vinham ou iam para a Caldeira as pessoas passavam pelas Bicas para levarem água fresca.
Na Quebrada as pessoas levavam os seus instrumentos e ai cantavam e bailavam a chamarrita.
Para comer levavam favas torradas (que é típico da época), queijo, pão alvo que não era habitual comerem, bolachas caseiras e vinho. Havia ainda quem fizesse grandes biscoitos de massa sovada a que chamavam biscoitos de São João.
À pouco tempo as pessoas começaram-se a reunir-se de novo no Cabouco. Pois antigamente as pessoas já lá se reuniam mudaram-se da Quebrada para o Cabouco quando asfaltaram a estrada.
Mas dizem os antigos que se reúnem-se menos pessoas que antigamente. O São João acabava à tardinha com a vinda das pessoas em ranchos para suas casas.
A festa de São João na estrada da Caldeira junto à Ermida como tem acontecido só começou à pouco tempo, bem como as marchas.
As raparigas novas costumavam fazer diferentes jogos nestes dias entre os quais destaco:
- Colocavam dentro de um copo, água e bilhetes embrulhados com o nome dos amados, deixavam durante a noite na rua e de manhãzinha retiravam o bilhete que estivesse mais desembrulhado o nome lá escrito seria o do amado escolhido;
- Colocavam três favas debaixo da almofada uma toda descascada, uma só com metade descascada e outra sem ser descascada. De manhã tiravam uma à sorte. A fava toda descascada significava que a pessoa seria pobre. A fava só com metade descascada a pessoa não seria nem pobre nem rica teria uma vida estável em termos económicos. A fava que não foi descascada a pessoa seria rica;
- O primeiro homem que uma rapariga visse ao sair à rua no dia de São João, dizia-se que era com um homem com o mesmo nome que esta se iria casar;
- Colocava-se três dias antes de São João uma clara de ovo num copo meio de água à janela. Na manhã de São João a clara poderia apresentar diferentes formatos. Exemplo, uma igreja quer dizer que iria-se casar, um barco queria dizer uma viagem, etc;
- Colocava-se numa bacia na véspera de São João rosas e água, no dia de São João lava-se a cara com esta água para dar sorte;
- Colocavam num pano preto um caracol tapado com uma peneira, no dia seguinte o caracol teria desenhado um letra que seria a primeira letra do homem que a rapariga se iria casar.
De certo que muitas das antigas tradições não foram aqui referidas mas tentei focar as que achei mais relevantes.
Este ano os festejos de São João, na freguesia do Salão, começaram na noite do dia 23 com as habituais fogueiras, uma delas na curva junto ao Império do Salão onde se juntaram algumas pessoas para conviver. Seria aqui também o ponto de partida para o 10º Acampamento de São João. Este ano um grupo de cerca de 18 elementos decidiram mais uma vez comemorar este dia acampando no Parque Florestal do Cabouco Velho. Quem esteve presente afirmou ter sido uma noite de convívio muito animada onde não faltaram os petiscos, bebidas e muita musica.
Pela manhã foram muitos os que se dirigiram para o Cabouco, com o objectivo de guardar uma mesa e começarem os preparativos para os churrascos. Depois do almoço, que sabe sempre diferente neste dia, houve quem aproveitou para dormir uma sesta, outros foram dar os seus passeios. A música improvisada com um rádio a pilhas deu o ambiente os festejos, onde não faltaram as tradicionais "Vivas a São João...", sempre que aparecia uma pessoa nova ou passava um carro enfeitado com rosas de São João e Hortênsias.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
São João

2 comentários:

Anónimo disse...

Vejo que ainda se mantem a tradicional fogueira no dia 23 e praticamente no mesmo sitio. Quando em criança me lembro de também fazer-se fogueiras no Canto (sempre) e esporadicamente para os lados da Lomba.
Só mais um pormenor. Subia-se os matos a pé e em grupos e cantava-se!
O blogue está cada vez melhor.
Bjs

Anónimo disse...

Vejo que ainda se mantem a tradicional fogueira no dia 23 e praticamente no mesmo sitio. Quando em criança me lembro de também fazer-se fogueiras no Canto (sempre) e esporadicamente para os lados da Lomba.
Só mais um pormenor. Subia-se os matos a pé e em grupos e cantava-se!
O blogue está cada vez melhor.
Bjs

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets