(Clicar na imagem para ampliar)
terça-feira, 19 de junho de 2012
PROFISSÃO DE FÉ
No passado dia 10 de Junho celebrou-se nesta Paróquia a Profissão de Fé de cinco crianças com a participação de toda a comunidade.
Elas fizeram uma caminhada de Fé com o catecismo "Jesus é o Senhor".
Na terça-feira participaram na Celebração da Luz com seus pais e familiares, terminando com o Sacramento da Reconciliação.
No Domingo fizeram a sua Profissão de Fé, à Missa das 11h30, tendo participado todos nas leituras e no cortejo de oferendas, terminando com a consagração a Nossa Senhora e a oferta de um ramo de flores.
No final da celebração receberam um diploma como recordação da sua Profissão de Fé. São elas: Carolina Jorge Fialho, Joana Patrícia Mendonça, Débora Pinheiro Sousa, Gustavo Alexandre Carmo Cipriano e Oldemiro Feliciano Silveira. Parabéns às crianças e seus familiares, com votos de boa participação na nossa comunidade cristã.
in Jornal "O agir", de 18 de Junho de 2012
Fotos de "O bote" clique na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos
20120610_PF |
quarta-feira, 6 de junho de 2012
MAIS UM SALOENSE A FAZER HISTÓRIA
"Ricardo André e Paulo Silva, alunos da Escola Profissional da Horta, foram premiados num concurso de regional ao conceberam uma t-shirt com painéis fotovoltaicos que permite carregar telemóveis e outros aparelhos, como Mp3.
Escolher uma tshirt pode ser, num futuro próximo muito mais do que escolher a cor preferida. Ter uma tshirt que carrega telemóveis ou outros aparelhos eletrónicos como o mp3 pode ser uma vantagem.
Se a ideia parece pertencer a um futuro muito longínquo não é verdade. Paulo Silva e Ricardo André, alunos da Escola Profissional da Horta, demonstraram que tal era possível e até já disponibilizaram a tshirt a colegas que se tinham esquecido do carregador.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do concurso de âmbito Regional IdeiAçores que premeia ideias empreendedoras e que se destaquem pela originalidade.
Os dois alunos do curso técnico de energias renováveis desenvolveram o projeto e depois de terem vencido a fase de ilha, viajaram até São Miguel onde ganharam o segundo lugar a nível Açores, sendo apenas superados pelo trabalho apresentado pela Escola Profissional do Pico.
Aos júris, os dois alunos apresentaram uma t-shirt que com dois painéis fotovoltaicos e alguns cabos faz carregar telemóveis e outros aparelhos a bateria.
A ideia surgiu a partir do projeto de final de curso de Paulo Silva que pretendia captar energia em coisas simples como um guarda-sol. Como este projeto já existia, os dois colegas, que se juntaram quase por acaso nesta aventura, começaram à procura de algo que realmente nunca tinha sido feito.
Depois de uma pesquisa que contou com o apoio das coordenadoras do Clube de Empreendedorismo, Ester Pereira e Regina Pinto, a aplicação em roupa pareceu algo completamente inovador.
Mas nem tudo foi fácil. Alunos e formadores reconhecem que a escolha dos materiais e adquiri-los foi o mais difícil. A ideia inicial era utilizar na t-shirt células fotovoltaicas maleáveis, contudo o material que foi encomendado não era o desejado pelos alunos e estes tiveram de alterar os seus planos mas sempre sem desistir.
O resultado final não é o idealizado mas ambos os alunos mostram-se convictos que a tshirt pode ser melhorada, e reconhecem que a falta de mercado na ilha do Faial limitou em muito os materiais utilizados.
Os painéis utilizados, salientes na tshirt, podem não ser os idealizados mas cumpriram o objetivo dos alunos: levar não só a ideia a concurso mas a prova de que esta funcionava.
Levar este projeto, designado por Walking Energy, mais longe, está na mente dos alunos, até porque o júri do concurso IdeiAçores incentivou a que os jovens apostassem no mesmo.
A viagem à cidade de Braga, prémio do segundo lugar alcançado, é para Ricardo André e Paulo Silva uma boa oportunidade para divulgar precisamente o seu projeto. A viagem inclui visitas a nichos de empresas, a instituições dedicadas ao empreendedorismo e até o contato com empresas.
Mas o prémio é para os alunos sobretudo o reconhecimento do seu trabalho e a mostra de que o curso que frequentaram dá frutos, além de ser um incentivo para quem vai agora terminar os estudos e iniciar-se no mercado de trabalho.
Segundo Regina Pinto o reconhecimento estende-se também à escola que vê assim a sua aposta no empreendedorismo sublinhada. Ambos os alunos pertencem a uma das turmas-piloto que no ano transato tiveram aulas de empreendedorismo o que faz com que esta palavra não lhes seja estranha mas sim bastante próxima.
Para Regina Pinto há ainda a necessidade de trabalhar mentalidades e revolucionar. No atual contexto de crise é fundamental, de acordo com a formadora, que os alunos tenham capacidade de criar auto empregos e de responderem à crise com ideias inovadoras.
Ricardo André e Paulo Silva também falam em uníssono para agradecer o apoio da escola e dos formadores que trabalharam diretamente para a concretização do projeto. O custo dos materiais foi suportado pela escola e o projeto foi desenvolvido em tardes e manhãs de trabalho conjunto.
Regina Pinto destaca este percurso como também importante para a experiência dos alunos que estabeleceram contatos que no futuro podem ser importantes, não só a nível nacional mas também internacional."
segunda-feira, 4 de junho de 2012
FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Continuando uma antiga tradição, os Irmãos do Império do Divino Espírito Santo do Salão serviram nos três dias, a saber:
Domingo de Pentecostes: Luciano António Silva;
Segunda-feira: Sílvia Paula Fialho
Terça-feira: Manuel Jorge Gomes
Nos três dias saíram das casas dos Irmãos os respectivos cortejos com insígnias do Espírito Santo para o Império, onde foi celebrada a Eucaristia seguida de coroação.
Já no Polivalente benzeram-se as esmolas para os pobres seguindo-se o almoço aos irmãos e convidados. À noite, cerca das 20h30, cantou-se o terço em louvor do Divino Espírito Santo, saindo o cortejo com as insígnias para casa do Imperador do dia seguinte.
Como mandam os estatutos, na Segunda-feira procedeu-se ao sorteio dos dias dos Serviços para o próximo ano. De acordo com o sorteio vão servir no próximo ano: No Domingo de Pentecostes, 19 de Maio, Orlando José Garcia Furtado, da comarca da Lomba; na Segunda-feira, 20 de Maio, Manuel José Gomes, da comarca do Meio; na Terça-feira, 21 de Maio, José Pinheiro Costa, da Comarca do Canto.
Ontem, festa da SS.mª Trindade, a Irmandade promoveu a festa estatutária em louvor da SS.mª Trindade com Eucaristia solene, tendo o Irmão Davide André sido encarregado de levar as insígnias para o Império, a servir de Centro de Culto, e, depois para o Polivalente onde decorreu o almoço para todos os irmãos e familiares que quiseram participar.
in Jornal "O agir", III Série - N.º 435, 4 de Junho de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)