Viagem a Alemanha
Por grupofolcloricodosalao
O Grupo Folclórico do Salão parte hoje da Horta com destino à Alemanha, para representar a Região num Festival Internacional de Folclore.
O grupo faialense ruma ao município de Kreis Paderborn, a cerca de 3 horas de viagem de Frankfurt. De acordo com Manuel Humberto Goulart, presidente do Grupo Folclórico do Salão, esta viagem vem no seguimento de um convite do município alemão ao COFIT (Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira), depois dos faialenses terem participado no Festival Internacional de Folclore dos Açores, no ano passado. Para o responsável, este convite foi a confirmação das suas expectativas quanto à participação no festival organizado pelo COFIT: “quando decidimos participar no Festival Internacional dos Açores já imaginávamos que poderia ser um abrir de portas para o exterior, e, em Janeiro passado, quando fomos contactados por um dos dirigentes do COFIT a respeito da possibilidade desta deslocação à Alemanha, tive essa confirmação”, refere.
O Grupo Folclórico do Salão vai assim participar na 29.ª edição do Festival Internacional da Juventude de Wewelsburg, que decorre entre os dias 19 e 25 de Junho, e que contará com a participação de oito grupos internacionais e de dez grupos alemães. “Este Festival movimenta entre 500 e 700 pessoas, falando apenas do número de elementos dos grupos participantes”, reforça Manuel Humberto, reconhecendo que se trata de um “desafio” para o grupo que preside.
Durante o Festival o Grupo Folclórico do Salão exibir-se-á por várias vezes, e participará também no desfile de abertura. Para essa ocasião, levam na bagagem, para além do seu estandarte, as bandeiras da Região e de Portugal. No âmbito deste festival, o grupo faialense irá também ministrar um workshop de folclore, que servirá para divulgar dois dos seus “bailhos” mais característicos: a lira e, claro, a chamarrita. A par do Festival, decorrerá uma Feira Internacional onde o Grupo Folclórico do Salão também vai participar, comercializando artesanato do Faial, bem como o seu mais recente CD, Folgas no Terreiro, lançado em 2010. De acordo com Manuel Humberto Goulart, o grupo vai aproveitar essa ocasião para divulgar o Faial enquanto destino turístico, através de brochuras cedidas para esse fim pela Direcção Regional do Turismo.
A passagem do Grupo Folclórico do Salão pela Alemanha insere-se também numa lógica de intercâmbio cultural: é que, em 2012, o grupo recebe no Faial um agrupamento de folclore germânico. Trata-se do Kolpingtanzgruppe Siddinghausen, constituído apenas por mulheres.
Uma deslocação deste tipo, para fora do país, implica uma logística “bastante mais complexa” do que os intercâmbios dentro de portas e, numa região insular como os Açores, gastos muito difíceis de suportar. De acordo com o presidente do Grupo Folclórico do Salão, foi possível contar com o apoio financeiro da Direcção Regional da Cultura, da Fundação INATEL e da Câmara Municipal da Horta. Manuel Humberto Goulart quis também lembrar outras instituições que contribuíram com outro tipo de apoios, igualmente importantes para tornar realidade esta digressão: “queremos agradecer ao Victor Rui Dores, à Sandra Dart, à Junta de Freguesia dos Cedros e ao Grupo Desportivo do Salão, que nos cedeu as instalações para conseguirmos ensaiar durante parte do Inverno, para que pudéssemos manter o nível a que habituámos as pessoas nas nossas exibições”, referiu.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que o Grupo Folclórico do Salão representa os Açores no estrangeiro, uma vez que já estiveram em Espanha e nos Estados Unidos da América.
A envergadura do festival e o facto de ser num país muito diferente causa algum nervosismo, como reconhece Manuel Humberto, no entanto as expectativas são elevadas: “alguns elementos do grupo estão um pouco apreensivos, mas os desafios são sempre bons, e é necessário passarmos para outro patamar, no que diz respeito a festivais. Trata-se de subir a fasquia”, diz.
Os 33 elementos do grupo salonense que participam nesta digressão estarão na Alemanha até ao próximo dia 26, regressando à Horta a 27 de Junho.
Texto de Marla Pinheiro Tribuna das Ilhas